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Tese de doutoramento em Sociologia, apresentada à Universidade de Coimbra
Descrição baseada em: Nº 2 (1991)-
Descrição baseada em: Nº 2 (Jul. 2003)-
A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento.
O autor aborda a problemática socioeducativa da reeducação dos menores, no período Histórico de 1871-1962. A investigação de índole histórico-descritiva e documental pretendeu abordar as questões relacionadas da proteção e correção dos menores (delinquentes desamparados, vadios e indisciplinados), nas linhas de abordagem: jurídico-penal e legislativa, assistencial e higiénica, educativa/pedagógica sociológica e jurídico-social; tratamento reeducativo institucional. Da análise à emeusidade e diversidade de fontes, arquivos, documentos e legislação avulsa que foram abordados pode (re)construir o percurso histórico da Educação social de menores e da Historia da Assistência à Infância, no âmbito da proteção, prevenção e promoção da infância e juventude em conflito e situação social de desviação. É pretensão do artigo inserir esta abordagem na pedagogia social portuguesa e na pedagogia dos inadaptados e marginalizados infanto-juvenil. Trata-se de um contributo à historiografia da assistência à infância (historia da criança) que, além de interpretar essa evolução das medidas desde os séculos XIX-XX, analisa estatisticamente os menores processados nas tutorias de infância, entre 1927 a 1962 estabelecendo o “perfil do menor delinquente português nesse arco histórico.
O autor aborda à memória histórica de uma instituição de assistências educativas e social a rapazes necessitados, pobres desamparados e desprotegidos moralmente: a Obra dos gaiatos do Centro de Assistência Social da Guarda, constituída em 1944. Este estabelecimento privado de ensino apresentava como fins socio educativos e assistenciais: ministrar um ensino (primário, elementar, complementar) noturno; assistir educativa e moralmente; e promover a integração social daqueles rapazes. Em 1951, aquela Obra criou a Escola dos Gaiatos, oficializada pelo Ministério da Educação. Este estudo de caso duma instituição de ensino particular aborda os 34 anos da sua existência, que constituiu um polo para a formação da juventude da época até 1978 e consequentemente para o desenvolvimento local do ensino (noturno).
No cenário educativo contemporâneo, o âmbito de ação do Movimento da Escola Nova (EN) foi de contestação à escola dita tradicional, principalmente nos seus métodos de ensino e nos conteúdos, impondo a renovação pedagógica da ‘escola’. Trata-se de um movimento não uniforme, pois esteve constituído por uma plêiade de autores e experiências escolares diversas que fizeram difundir ideias/princípios, com impacto posterior em muitas tendências educativas contemporâneas. Os princípios teóricos, que sustentaram aquele movimento concretizaram-se à volta de uma educação ou escola ativa (europeia) e educação/escola progressista (americana), insistindo no âmbito didático, na procura de novas formas do ‘saber fazer’ (‘aprender a fazer’) e no combate contra o método único da escola tradicional. O papel do professor, a organização escolar, o programa (manual escolar), o currículo e a aplicação de metodologias diversificadas no processo ensino-aprendizagem contemplavam os interesses e a riqueza do aluno (física, estética, caraterial, moral e social), para além do respeito da sua singularidade. Assim, a EN, sendo um movimento de renovação pedagógica de reforma educativa estende-se com ações heterogéneas de mudança na pedagogia e na prática educativa, constituindo-se numa corrente educativa na História da Educação e da Pedagogia. Analisaremos em três pontos a nossa argumentação: em primeiro lugar o surgimento do movimento da EN, como uma corrente de protesta contra a escola tradicional, surgindo como internato familiar, onde a experiência pessoal da criança e os métodos ativos converteram a escola como inovadora; em segundo lugar a evolução do movimento da escola nova, as suas experiências díspares e a consolidação das ideias e métodos/modelos de ensino (individualização, socialização, autoeducação, globalização e mistos). ; por último o impacto das ideias da EN, a sua proliferação de alternativas, enfoques e tendências educativas, ao longo do séc. XX.
O Movimento da Escola Nova apresenta-se como um modelo didático e educativo (estratégias e métodos) diferentes dos utilizados pela educação tradicional, pretendendo situar a criança/aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, de modo ativo e interessado pelos conteúdos, deixando o professor de ser o ponto de referência. Este movimento surge na Europa, (figuras de A. Férriére, Claparède, Decroly, Montessori, etc.), num contexto histórico propício proveniente das mudanças e progresso na sociedade da época, onde a preocupação científica pelo desenvolvimento da criança e da sua infância, atrai várias ciências e áreas científicas e a criação de vários movimentos em prol da criança procedente de âmbitos sociais, culturais e económicos distintos, a partir de meados do séc. XIX. A. Férriére, um dos mentores da divulgação deste Movimento estabelece no prefácio do livro de Faria de Vasconcelos, ‘L’École Nouvelle de Biérges’ (1915) os 30 princípios orientadores na prática dos ideais da escola nova. Nos EUA encontramos um movimento semelhante ao da Escola Nova, designado por Escola Progressista, de teor pragmático e experimental, destacando-se a figura de J. Dewey, na crítica aos princípios educativos da escola tradicional. Este movimento difunde-se ao nível universitário e é adotado pelos professores das escolas públicas e associações de profissionais com o intuito de transformar a sociedade através da educação. O termo central deste movimento europeu e americano é a atividade, o aprender a fazer no ambiente natural e educativo, em que a aula se transformava em vida social, com uma cultura material de educação própria (mobiliário flexível, os livros são pautas de trabalho e atividade, programação prévia, construção mútua dos conteúdos, adaptação do ensino às situações didáticas, etc.), partindo tudo dos interesses e motivações dos alunos. Este Movimento desdobra-se em quatro etapas: etapa de ensaios e experiências (1889-1900); formulação de novas ideias educativas e o pragmatismo de Dewey e escola do trabalho de Kerschensteiner (1900-1907); renovação metodológica, com aplicação de métodos ativos (individualização, socialização, mistos, globalização e autoeducativos/atividade) (1907-1918); consolidação e difusão das ideias e métodos da escola nova (1918--). A Escola Nova foi criticada injustamente nos seus princípios fundamentais, desde o setor da educação católica pela coeducação, por movimentos políticos e educativos pela memorização e controlo da inteligência e vontade e, ainda abuso dos sentidos e das atividades.