Search results

106 records were found.

Dissertação de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, Universidade da Beira Interior, 2007
Dissertação de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, Universidade da Beira Interior, 2007
Contém: 1 colchäo : color., amarelo, laranja e outras
Dissertaçäo de Mestrado em Matemática Ensino apresentada à Universidade da Beira Interior.
Dissertação de Mestrado em Gestão, apresentada à Universidade da Beira Interior
Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Universidade da Beira Interior
Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Universidade da Beira Interior
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Económicas, apresentada à Universidade da Beira Interior
Disertação de Mestrado apresentada à Universidade da Beira Interior
Tese para obtenção do grau de Doutor em Engenharia Informática, apresentada à Universidade da Beira Interior
Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, apresentada à Universidade da Beira Interior
Tese de doutoramento em Física, Universidade da Beira Interior, 2005
Tese de doutoramento em Matemática, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2005
Tese de doutoramento em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior, 2005
Tese de doutoramento em Matemática, Universidade da Beira Interior, 2006
Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica, Universidade da Beira Interior, 2006
Sep. de: Revista portuguesa e brasileira de gestão. Vol. 3, nº 1, 2004
Tese de doutoramento em Matemática, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2005
Tese de doutoramento em Matemática, Universidade da Beira Interior, 2006
Tese de doutoramento em Sociologia, Universidade da Beira Interior, 2002
Vehicular Delay-Tolerant Network (VDTN) is a new disruptive network architecture where vehicles act as the communication infrastructure. VDTN follows a layered architecture based on control and data planes separation, and positioning the bundle layer under the network layer. VDTN furnishes low-cost asynchronous communications coping with intermittent and sparse connectivity, variable delays and even no end-to-end connection. This paper presents a VDTN prototype (testbed) proposal, which implements and validates the VDTN layered architecture considering the proposed out-of-band signaling. The main goals of the prototype are emulation, demonstration, performance evaluation, and diagnose of protocol stacks and services, proving the applicability of VDTNs over a wide range of environments.
Vários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública, atenta à qualidade, à simplificação de processos e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste âmbito, a implementação de projectos que visem a simplificação de processos, constitui uma estratégia de que as organizações se podem recorrer para promoverem a melhoria contínua. Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo passa pela definição e análise de um sistema de gestão documental. Após a sua validação, este sistema poderá por um lado, constituir um mecanismo simplificador de processos, e por outro, ser um instrumento que irá fortalecer e contribuir para a qualidade dos profissionais de saúde que a instituição forma. E isto é extremamente importante uma vez que a educação tem um papel preponderante na transformação da sociedade (Morrow e Torres, 1997; Tedesco, 1999; Teodoro, 1994).
This paper proposes a simple scheme for audio coding that does not use perceptual models. The audio coder is based on the discrete wavelet transform to decorrelate signals, computed through the lifting scheme, and followed by Huffman coding. The evaluation of the coding scheme is presented by using some .wav audio test files, coded for different conditions, and also includes subjective evaluation. Experimental results show the compression ratios achieved, the degradation of the signals expressed as values of signal to noise ratio and the changes in spectrum information.
Documento apresentado na 3.ª Conferência Engenharia que decorreu na Universidade da Beira Interior - Covilhã, de 21 a 23 de Novembro de 2005.
A relação entre as dinâmicas do território e os fenómenos de reestruturação sectorial é, por certo, um dos ramos do conhecimento e da intervenção pública em que uma sistemática análise reflexiva se torna mais premente. Nos territórios de baixa densidade redobra de importância a investigação sobre esta dialéctica entre território e função. A análise da fileira da madeira no Pinhal Interior Sul (Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Mação) pareceu corporizar um objecto de estudo com características únicas até porque, por um lado, é uma problemática relativamente pouco estudada e, por outro, constitui, sem sombra de dúvida, um eixo estratégico da economia desta sub-região que interessa potenciar sob o ponto de vista da criação de riqueza e de emprego. O presente Estudo tem como objectivo geral conhecer aprofundadamente a realidade empresarial das indústrias transformadoras da madeira no Pinhal Interior Sul, no sentido de fundamentar intervenções de sentido estratégico que visem estruturar esse conjunto de actividades, dotando-as de acrescidos factores de competitividade. A clara maioria das empresas inquiridas durante o trabalho de campo que foi realizado funda ainda as suas vantagens competitivas em estratégias de volume e na optimização da relação qualidade/custo, o que, num cenário tendencial de concorrência acrescida à escala internacional, será cada vez mais insuficiente como garantia de sucesso empresarial. As empresas, no essencial, assentam as suas estratégias numa concepção produtivista, que assimila modernização e inovação, relegando para o papel meramente acessório outras dimensões incontornáveis do fenómeno inovatório, como sejam as modalidades associadas à gestão, à formação dos recursos humanos e à inserção nos circuitos comerciais. A aposta deve passar pela criatividade e inovação, acompanhada por uma forte agressividade comercial, passo esse que reputamos como decisivo na afirmação competitiva das empresas da fileira da madeira. A fileira da madeira, no Pinhal Interior Sul, parece padecer de um claro défice de activação e articulação entre os diversos actores institucionais e de uma escassa aproximação destes ao universo empresarial. A esta situação não será alheia, por um lado, a falta de uma forte voz de liderança institucional e organizacional e, por outro, e paralelamente, o vazio de prospectiva estratégica que possa ajudar no enquadramento do comportamento dos empresários e entidades do sector público e associativo.
A abordagem tradicional do capital budgeting trata geralmente os investimentos como oportunidades isoladas de investimento sobre as quais é necessário tomar uma decisão de aceitação ou rejeição, com carácter imediato. Contudo, as empresas implementam e revêem as suas decisões de investimento continuamente ao longo do tempo. Para além disso, na prática empresarial as propostas de investimento normalmente constituem parte integrante de um programa de investimentos mais abrangente a ser implementado ao longo de um determinado período de tempo, podendo englobar fundos importantes e mesmo irreversíveis e conter projectos susceptíveis de serem alterados, adiados ou abandonados de modo a gerar um potencial aumento de valor. O presente trabalho pretende analisar as limitações da abordagem tradicional de tomada de decisões de investimento e evidenciar a unidade da flexibilidade estratégica na avaliação e consequentemente no processo de tomada de decisões de investimento, através da consideração das opções sobre activos reais.
En este trabajo se há evaluado la eficiência en los Sistemas de recogida, separación y tratamiento de Residuos Sólidos Urbanos (RSU) de Portugal a través de la aplcación de una técnica econométrica nopparametrica. En particular, la eficiência técnica y de coste en la minimización de las necessidades de inputs se alcanzó a través del método DEA (Data Envelopment Analysis). Los datos analizados fueron obtenidos directamente de los estados financieros de las empresas (balance y cuenta de perdidas y ganancias) así como outra información publicada, correspondientes al año 2000. Fueron obtenidos a través de la solicitud directa a todas las empresas obteniéndose una respuesta que presenta el 40% de la población. Este trabajo constituye una aportación hacia la evaluación de la eficiência en los Sistemas RSU en Portugal a través del análisis de las Decision Making Units de la muestra
A falência empresarial é um evento que provoca perdas substanciais aos credores, sócios (accionistas) e empregados. Em Portugal o sector têxtil e do vestuário é um dos principais sectores industriais mais atingido com o fenómeno da falência. Sabendo que o processo que conduz uma empresa à sua falência jurídica passa por uma degradação dos seus indicadores económico-financeiros, o estudo desenvolve dois modelos de previsão da falência nas PME do sector têxtil e do vestuário. Utilizando a técnica de análise discriminante e a regressão logística pretende-se especificar o risco de falência das PME do sector têxtil e do vestuário, com base em indicadores económico-financeiros expressos num índice global e numa probabilidade de falência. A nossa investigação procura ainda avaliar a capacidade de previsão ex-ante, ou seja, identificar a falência antes dela efectivamente ocorrer. Utilizamos para o efeito uma amostra de PME falidas e PME em actividade de um período posterior ao da derivação dos modelos de previsão ex-post, atingindo-se taxas de exactidão a classificar entre 93,8 e 87,5 por cento, a um ano e três anos da falência ocorrer, respectivamente. Os rácios que relacionam o capital próprio com as vendas líquidas e o fluxo de caixa com o passivo de curto prazo apresentam-se como os mais significativos indicadores de sintomas de falência em PME do sector têxtil e do vestuário.
O modelo empresarial as-is representa as organizações nas suas várias dimensões, e o esforço da sua criação está associado a diversas actividades empresariais que vão desde o levantamento de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de informação empresariais, até à implementação de sistemas de gestão de qualidade, passando por actividades de reengenharia e melhoria dos processos de negócio. No entanto, e mesmo reconhecendo a sua importância, o modelo organizacional é normalmente descartado após a sua utilização no âmbito de uma actividade específica, não sendo actualizado ao longo do tempo, não acompanhando desta forma a dinâmica de mudança das organizações. Este trabalho descreve o desenvolvimento e a operação de uma plataforma que visa implementar o processo de actualização dinâmica do modelo empresarial as-is, envolvendo todos os actores organizacionais. Esta plataforma, desenvolvida para funcionar em ambiente Web e de forma colaborativa, tem como suporte de dados um Sistema de Gestão de Bases de Dados e é desenvolvida usando tecnologias RIA (Rich Internet Application) para potenciar a interactividade necessária, desde a gestão dos diagramas (desenho e alteração dos diagramas) até à comunicação entre os diversos actores organizacionais envolvidos na actualização dos diagramas (anotação dos diagramas e revisão e avaliação das anotações). A validação desta tese é efectuada em ambiente real, tendo sido criada uma página Web com a plataforma para cada organização onde decorreu um caso de estudo.
O empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as universidades têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do empreendedorismo, através dos quais que se pretende desenvolver nos alunos competências, habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. Este artigo visa analisar e descrever a importância do ensino do empreendedorismo, efectuando uma abordagem teórica sobre a temática. Paralelamente pretende identificar as vertentes do ensino do empreendedorismo, bem como analisar os problemas associados ao desenvolvimento de um currículo e as especificidades do processo de ensino/aprendizagem. Posteriormente, proceder-se-á a uma análise da situação nas universidades estado-unidenses, europeias e chinesas. O contributo deste artigo consiste em efectuar uma análise comparativa de três realidades muito distintas, atendendo aos níveis de implementação e de desenvolvimento de iniciativas em torno desta temática.
A competitividade regional refere-se à capacidade de uma região para implementar e manter um ambiente económico que permita, de modo sustentado, criar valor para as empresas e proporcionar um elevado nível de vida para a população; depende, não só da competitividade das empresas locais mas, fundamentalmente, do ambiente empresarial que a região propicia. Para a criação deste ambiente empresarial concorrem numerosos factores, como por exemplo, a dotação regional de recursos, a qualificação do capital humano, a existência de serviços de apoio às empresas, o estabelecimento de redes de cooperação entre actores regionais e, fundamentalmente, a dinâmica de inovação. Os modelos de inovação territorial permitem materializar a relação entre o território/região e a sua capacidade de criação de conhecimento, aproveitamento das oportunidades de inovação e sua consequente difusão. Nesta investigação pretendeu-se analisar o desempenho inovador da região NUT III Beira Interior Sul (constituída pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) através da aplicação do modelo da Tripla Hélice. Através desta aplicação foi possível identificar e caracterizar os actores regionais que constituem o modelo, bem como as instituições de interface que resultaram do estabelecimento de redes organizacionais entre os actores regionais individuais. As actividades já desenvolvidas e os projectos que estão a ser concluídos permitem inferir sobre o impacto positivo da Tripla Hélice na competitividade regional e considerá-la como o embrião de um futuro sistema regional de inovação.
O artigo tem como objectivo realçar a importância de uma “escola para todos” nas estruturas regulares de ensino, tendo como base a Declaração de Salamanca, bem como de quais os factores limitativos à sua concretização.
Actualmente falar e identidade cultural ou identidade nacional ou regional supõe arbitrar os sistemas de convivência no social e, simultaneamente, nas capacidades de assimilação e integração, Já não existem regiões, comunidades ou sociedades fechadas no contexto da internacionalização económica (globalização) e da cultura planetária dos novos ‘media?. Haverá que procurar novos sentidos a um velho conceito de ‘IDENTIDADE’, que deverá ser sinónimo de interacção, de intercâmbio, de abertura, de cooperação e de solidariedade. Por isso, a ‘identidade’ constrói-se mantendo as antigas fidelidades e abrindo ao exterior (lógica de proximidade comunitária) para promover o desenvolvimento, a inovação e as tecnologias em espaços comunitários definidos geograficamente. Poderemos propor um enfoque prospectivo de intervenção que envolva todas as entidades e instituições comunitárias, de modo a perseguir os fins desejados, no contexto dos desafios e das mudanças prováveis. Poderemos propor um enfoque prospectivo de intervenção que envolva todas as entidades e instituições comunitárias, de modo a perseguir os fins desejados, no contexto dos desafios e das mudanças prováveis. Em suma, devemos reflectir sobre a escassa atenção dada pela comunidade científica e pedagógica à problemática das políticas de desenvolvimento local/regional e das práticas sociais, educativas e culturais ao nível dos municípios ou comunidade territorial que envolva vários municípios. Haverá que aprofundar o papel, as relações e as colaborações das instituições, entidades e agentes comunitários no desenvolvimento e inovação, no mercado de trabalho e das políticas socias e culturais ao nível local e regional, pois não têm sido objecto de investigações esses indicadores, de modo a dar rumo ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais e transfronteiriças.
O autor analisa, no novo cenário de mudança, a emergência de temas diversos de políticas e reformas do ensino superior, da avaliação da qualidade, da extensão do serviço universitário à comunidade, das relações profissionais aos novos ambientes de trabalho, etc. Destaca, em cinco pontos, o nível organizacional (estrutura das instituições com limitações), as funções (objectivos multidimensionais), o sistema de financiamento, a limitação dos recursos humanos e materiais (adaptação aos novos recursos tecnológicos), a gestão (problema da liderança forte), a avaliação do desempenho pedagógico, a avaliação institucional (avaliação interna, externa e meta-avaliação) e a qualidade de ensino, a qualificação profissional e o seu êxito profissional. Nesta análise interpretativa aborda, assim, os modelos de ensino superior no novo contexto da sociedade do conhecimento.
Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar as limitações presentes nas normas brasileiras através da comparação com a regulamentação portuguesa e destacar possíveis propostas que possam contribuir ara uma metodologia mais exigente. Como estudo de caso, selecionou uma residência, com os padrões construtivos definidos no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), para três cidades brasileiras com zonas bioclimáticas distintas e com isso, analisou os resultados obtidos através das seguintes metodologias: i) do método simplificado da norma brasileira NBR 15575; ii) do método prescritivo do RTQ-R; iii) do programa informático Design Builder. Através das análises dos resultados e da comparação com a metodologia da regulamentação portuguesa (REH), identificou as principais limitações que constam nas normas, como também os elementos que construtivos com maior influência nos ganhos e perdas de calor da edificação. Dessa forma, foi possível concluir que a metodologia prescritiva das normas brasileiras restringe a análise dos elementos de paredes e cobertura, ignorando o contributo pelos vãos envidraçados, assim como apresenta valores limites e metodologias diferenciadas para os mesmos parâmetros de avaliação entre as normas, o que podem conduzir a interpretações diversas. Visto que as normas já apresentam uma estruturação com base relativamente adequada, a incorporação das propostas na regulamentação surge como contribuição viável para uma metodologia mais exigente, ao valorizar os elementos construtivos determinantes ao edifício.
In the context of building rehabilitation, the phase of inspection and diagnosis is essential to identify the materials and techniques applied, thus seeking intervention strategies compatible with the existing building. The use of infrared cameras for this phase of diagnostic may contribute to a less intrusive survey, without the need to use tests that damage the element. The work performed consisted of a survey of study cases representing the utilization of different techniques and materials. With the objective of identifying the constructive solutions and applied materials, the active thermography was used, using the sun as a source of heating of the element, and Thermograms were acquired during the cooling process of the elements. The thermograms were visually analyzed in order to interpret the temperature variation and radiation emission by the elements. The work allowed to assess the use of singular constructive solutions, namely the ' Cruz de Santo André ' or ' Taipa de Fasquio ', as well as current construction solutions with the use of masonry of stone or brick and structure in concrete.
Tese de Doutoramento em Letras apresentada à Universidade da Beira Interior Covilhã
Descrição baseada em: Vol. 1, nº 7 (Dez. 2007)-
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade da Beira Interior
Tese de Doutoramento em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior, 2005
Tese de Doutoramento em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior, 2005
Revista online do departamento de letras da universidade da beira interior
Descrição baseada em: Vol. 5, nº 1 (2006)