Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
A primeira parte deste documento consiste num Relatório de Estágio no âmbito das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, enquadradas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Música de Santa Cecília, centrando-se o relatório na contextualização da escola e do seu modelo de ensino seguido da descrição das práticas educativas e breve reflexão crítica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte deste documento apresenta um estudo assente num Projeto de Investigação concebido e desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artístico. O nosso estudo teve como objetivo aprofundar e analisar a experiência que está a ser realizada com os alunos do 7º e 8º ano da AMSC do Ensino especializado da música na disciplina de Formação Musical. Com esta experiência pretendíamos aumentar os níveis de motivação para a disciplina procurando encontrar novas abordagens e estratégias, podendo estas fomentar uma interligação mais concreta com a disciplina de instrumento através da prática instrumental nas aulas de Formação Musical. Nestas novas abordagens passam a existir trabalhos individuais e em grupo de caráter criativo, incidindo estes nas matérias do programa da disciplina, permitindo aos alunos ter uma relação intrínseca com as mesmas, seja ao nível da exploração de ferramentas informáticas musicais, seja ao nível da improvisação e performance das suas composições. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção das estratégias foi avaliada com a realização de um inquérito aos alunos envolvidos no projeto e consequente análise de dados. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de abordagens e estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da disciplina.