Search results

34 records were found.

Tese de Doutoramento em Ciências Biomédicas, Universidade de Coimbra, 2007
Dissertação de Mestrado em Construção Sustentável apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Tese de Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, Universidade Técnica de Lisboa, 1994
Tese de Doutoramento em Planeamento e Ordenamento do Território, Instituto Superior Técnico , 2001
Neste artigo fizemos uma revisão bibliográfica sobre o Fitness, onde esclarecemos o conceito, falamos sobre a sua evolução e fizemos uma apresentação de estudos sobre motivações para a prática. Os resultados dos estudos apresentados sobre a prática de exercício físico demonstram que os motivos mais e menos importantes para a prática têm tendência a repetir-se nos diferentes estudos. Os mais importantes são manutenção da saúde, revitalização, manutenção e agilidade e os menos importantes os fatores de reconhecimento social, pressão e competição.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28808TFCNHQA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28812TFCNHQA.
A admissão de pessoas idosas em lares, sendo um ato voluntário ou não, é um importante ponto de viragem nas suas vidas, impondo-lhes alterações na sua rotina diária, nos seus hábitos e no seu ambiente físico e social. As organizações prestadoras de serviços a idosos vêem-se confrontadas com um conjunto de desafios, nomeadamente promover o envelhecimento com saúde e qualidade de vida, ao mesmo tempo que devem estar atentas a nível de satisfação com o serviço prestado. Um dos aspetos que contribui para essa satisfação é o serviço de alimentação. O presente estudo, realizado na Santa da Casa da Misericórdia da Castelo Branco visa perceber os níveis de satisfação com o serviço de alimentação. Os resultados pretendem contribuir para apresentar propostas que permitam aumentar a satisfação do serviço alimentar prestado pela instituição aos utentes. O trabalho baseou-se na realização de um questionário que se aplicou a 143 idosos internos, selecionados de acordo com o seu estado mental. Foram excluídos do estudo 107 utentes com problemas neurológicos e/ou que se encontravam acamados, sem estado de consciência. O questionário avaliou a adequação do horário das refeições servidas, quais os hábitos alimentares dos utentes antes da entrada na Instituição, o ambiente da sala de refeição, a variedade de alimentos na ementa, a apresentação dos alimentos no prato (a quantidade, variedade das porções e qualidade sensorial) e saciedade após as refeições e a satisfação global com o serviço de alimentação. Foram analisados vários itens que integram o serviço de alimentação, para identificar condicionantes com a satisfação do serviço. Os resultados, de acordo com a perceção dos idosos, apontam que, a rotina alimentar, a confeção, a qualidade e quantidade de alimentos, o ambiente social à mesa e a relação utente/colaborador, interferem negativamente na satisfação global do serviço. Os principais aspetos de insatisfação mencionados pelos inquiridos prendem-se com pratos que não agradam ao paladar e processos de confeção. Este estudo permitiu ao idoso expressar a sua opinião sobre o serviço de alimentação, sendo igualmente relevante para a instituição na medida em que lhe permite ir ao encontro da satisfação e bem-estar do idoso.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar