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Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias, 2021
O presente relatório é realizado no âmbito do 8º Mestrado de Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como parte integrante dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos. Associado aos conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem teórica, pretende-se assim descrever de forma reflexiva e crı́tica todo o percurso desenvolvido no contexto da Prática Clı́nica e assistencial junto de uma Equipa especializada que levou à aquisição de competências indispensáveis à prática de Cuidados Paliativos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo visa caracterizar o estágio de 300 horas realizado num Departamento de Cuidados Paliativos de uma Unidade Local de Saúde da Região Norte, descrevendo-se modelo de organização daquela unidade, tipologia e funcionamento, sua caracterização e análise crítica. No segundo capítulo pretende identificar-se as competências adquiridas nas áreas-chave dos Cuidados Paliativos, durante a realização deste estágio: comunicação, controlo de sintomas, apoio à família, acompanhamento em situação de últimos dias de vida, apoio no luto e trabalho em equipa. São enunciados os objetivos e a forma como foram atingidos, pormenorizando-se as atividades realizadas para a sua concretização. Além disso, é feita a análise de um caso clı́nico que despoletou a discussão em equipa e a reflexão sobre as diferentes competências a adquirir. O terceiro capítulo descreve o projeto de formação e de intervenção desenvolvido no serviço onde decorreu o estágio, intitulado “Apoio Domiciliário em Cuidados Paliativos Pediátricos: Complementar Cuidados para fazer a Diferença”, direcionado a potenciar a capacidade de resposta dos profissionais da unidade em situações de suporte em idade pediátrica, incluindo não apenas o apoio à criança em situação de doença limitante e ameaçadora de vida, como ao seu núcleo familiar. É feita a identificação da área problema, a análise de SWOT, os objetivos, e o plano pedagógico da formação e de intervenção, fundamentando-se as diferentes etapas, desde o planeamento, à realização e avaliação. Inclui, ainda, a revisão sistemática da literatura “Impacto dos Cuidados Paliativos Pediátricos domiciliários na qualidade de vida de crianças com DCC e dos seus cuidadores informais: revisão sistemática” que constituiu o primeiro estudo deste tipo conhecido, quer a nível nacional, quer internacional. Apesar da escassez de estudos, da heterogeneidade metodológica e do elevado risco de viés dos resultados, os achados sugerem que o domicílio pode ser um local apropriado de cuidados, parecendo existir impacto positivo das equipas domiciliárias de CP Pediátricos no aumento da qualidade de vida de crianças e cuidadores, assim como no controlo de sintomas, redução da sobrecarga e nos níveis de satisfação dos cuidadores. Adicionalmente, e tendo a Prática Clínica sido interrompida por força do contexto de pandemia COVID-19, é feita uma reflexão ao longo dos diferentes capítulos sobre o seu impacto na organização do serviço, forma de abordar e cuidar dos doentes e suas famílias e na necessidade de reajuste do projeto de formação e intervenção inicialmente proposto. O segundo ano do Mestrado em Cuidados Paliativos permite, desta forma, aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos no primeiro ano, assim como contribuir para o desenvolvimento do saber sobre os Cuidados Paliativos em Portugal.