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Nascido em Portalegre, em Portugal, e tendo vivido em pleno período de monarquia dual de Portugal e Espanha, de finais do século XVI a princípios do XVII, Manuel de Tavares fez a sua carreira como Mestre de Capela em várias Catedrais espanholas do continente e das ilhas Canárias. Para fazer o levantamento da sua vida e da sua obra percorremos, deste modo, os arquivos das várias catedrais onde Manuel de Tavares exerceu a sua actividade, ou onde fomos sabendo que se encontravam obras suas. Após o levantamento das fontes da produção musical do compositor, obtivemos um corpus constituído por trinta e uma composições, sendo trinta sacras e uma profana, das quais se procedeu à transcrição moderna, possibilitando assim, a partir desta a investigação metódica das fontes primárias, para realizar a edição do repertório e a sua posterior análise. Resumimos, assim, a trajectória fundamental de Manuel de Tavares, os conteúdos da sua produção musical, assim como as principais conclusões da análise da sua obra no sentido de avaliar, sob o ponto de vista técnico-musical, qual terá sido o posicionamento estético na música do seu tempo.
O presente artigo pretende reunir, numa primeira parte, de uma forma sistemática, no contexto das fontes primárias de Teoria musical, dos séculos XVI e XVII, por nós seleccionadas, os fundamentos da pontuação métrica e semântica desempenhado pelas cláusulas nas obras polifónicas, para assim chegar a uma tipificação das mesmas. Numa segunda parte, estabelece-se as diferentes categorias e subcategorias das cláusulas e as respectivas particularidades, tendo sempre como referencia as obras do compositor português do século XVII, Manuel de Tavares, que contem composições para um só coro e composições policorais.
As paixões atribuídas a Manuel de Tavares da Catedral de Baeza
Uma significativa parte da obra de Manuel de Tavares é em estilo policoral. Assim, neste artigo pretende-se caracterizar este tipo de linguagem, analisando os seus vários aspectos em geral e os de Manuel de Tavares em particular. Como a policoralidade é um fenómeno que se deu em distintos circuitos tenta-se ainda situar a obra deste compositor no contexto da península Ibérica e Internacional.
A presente comunicação é resultado parcial de uma pesquisa ainda em curso no sentido de entender a ou as paisagens sonoras das procissões, ao longo dos tempos, em Castelo Branco. Através de um levantamento de informações, utilizando os periódicos e documentos vários pertencentes ao acervo da Biblioteca Municipal, Sé Catedral, Arquivo Municipal e Câmara Municipal, propõe-se delinear o percurso das procissões e as suas implicações com a atividade musical da cidade, desde o século XVIII ao princípio do século XX. A leitura destes documentos possibilitou o registo e posterior análise de informações sobre diversos eventos musicais, assim como os agentes que estiveram na origem do desenvolvimento desta atividade. Assim propõe-se contribuir para o resgate histórico da música em Castelo Branco.
Manuel de Tavares, natural de Portalegre, em cuja catedral efectuou a sua formação com o Mestre de Capela António Ferro, trasladou-se depois para Espanha, onde realizou a sua carreira profissional, como Mestre de Capela em várias catedrais: Baeza, Múrcia, Las Palmas de Gran Canária e Cuenca, onde morreu. Actualmente com um acervo de 28 composições sobreviventes as quais compõem o objecto deste estudo, propõe-se caracterizar a sua obra, formulando uma síntese geral, capaz de proporcionar uma visão de conjunto. Por outro lado ao tentarmos estabelecer uma cronologia das obras de Manuel de Tavares, em conformidade com os locais onde exerceu a sua profissão e onde estão depositadas as suas obras, encontramos diferenças estilísticas entre as obras de juventude, isto é, as que provêem de Baeza e de Múrcia, e as de maturidade, as de Las Palmas de Gran Canária. Assim, a análise do percurso estilístico de Manuel de Manuel de Tavares é também um intuito deste estudo.
Dada a importância que o Catálogo da Livraria de D. João IV, tem para o estudo da música ibérica, nos finais do séc. XVI e princípios do XVII, , e pelo facto de Manuel de Tavares ser o sexto compositor nele mais representado fez-se uma descrição da informação disponível sobre as suas composições constantes no catálogo, e a identificação hipotética daquelas que sobreviveram. Essa descrição constou dos seguintes parâmetros: número de vozes versando obras policorais e para um só coro; número de obras sacras em Latim e vilancicos; géneros músico-liturgicos, ocasião litúrgica para que foram escritas as composições, classificação dada pelo Rei (MB ou B) e línguas utilizadas nos vilancicos.
A situação em que se encontra o ensino da música em Portugal é um facto desconhecido da grande maioria das pessoas, tanto das que não lhe estão ligadas diretamente, como dos próprios alunos e professores de música. O atual sistema de ensino da música em Portugal em vigor prevê três tipos de ensino: o Genérico, feito nas escolas de formação geral, o Vocacional, feito nas escolas de música, e o Profissional, feito nas escolas profissionais. Um conhecimento e uma reflexão sobre a situação e organização dos planos curriculares da música no ensino genérico, no ensino vocacional e profissional é o que nos propomos apresentar nesta comunicação. Como tal, a partir desta problemática definiram-se os seguintes objetivos: descrever, analisar e interpretar processos relativos à organização e funcionamento do ensino artistico da música desde o 25 de abril de 1974.
Portugal, no século XVI, continha um vasto número de comendas, que eram um espaço territorial delimitado dentro do qual os freires cavaleiros atuavam como autoridade senhorial, pertencentes à Ordem de Cristo. Esta, tendo a sua sede no Convento de Tomar, instituiu Visitações às Comendas, no sentido de identificar bens patrimoniais e práticas de conduta, especialmente de carater religioso, para retificar procedimentos e administrar bens e direitos de forma mais eficaz. O seu objetivo era inventariar os bens da comenda e registar o seu estado, constituindo assim exames importantes para avaliação do seu património temporal e espiritual. Uma vez que os estudos atuais têm-se dedicado sobretudo ao conhecimento da sua administração e gestão, apresenta-se nesta comunicação o seu património cultural, particularmente o sonoro. Partindo especialmente da transcrição e estudo realizado por José Joaquim M. Hormigo, Visitações da Ordem de Cristo em 1505 e 1537 (1981) e Pedro Dias Pedro Dias, Visitações da Ordem de Cristo de 1507 a 1510: aspectos artísticos (1979), juntamente com um levamento de informações, utilizando documentos vários, como a normativa da Ordem, Regimentos, Estatutos e Constituições se retiraram informações sobre os vários aspetos da sua paisagem sonora, nomeadamente, os campanários ou as campainhas, os coros, além do quotidiano litúrgico e obrigações do capelão. Mas, o mais interessante é as informações que se retraem sobre os livros litúrgicos, muitos deles com notação musical, utilizados nas capelas e igrejas de cada comenda visitada, o que nos dá indícios da existência de uma prática musical organizada no quadro da Missa e do Ofício Divino. Outro aspeto interessante e revelador é o tipo de rito que se praticava em cada região que estava simultaneamente sob a alçada de um determinado bispado.
O presente artigo é resultado parcial de uma pesquisa ainda em curso no sentido de entender a ou as paisagens sonoras das procissões, ao longo dos tempos, em Castelo Branco. Através de um levantamento de informações, utilizando os periódicos e documentos vários pertencentes ao acervo da Biblioteca Municipal, Sé Catedral, Arquivo Municipal e Câmara Municipal, propõe-se descrever o percurso, itinerário ou trajeto das procissões e as suas conexões com a atividade musical da cidade, desde o século XVIII ao princípio do século XX. A leitura destes documentos possibilitou o registo e posterior análise de informações sobre diversos eventos musicais, assim como os agentes que estiveram na origem do desenvolvimento desta atividade. Assim propõe-se contribuir para o resgate histórico da música em Castelo Branco.
É na sequência do desafio efetuado pela Associação Portuguesa de Educação Musical, na pessoa da sua presidente Dr.ª Manuela Encarnação, à Professora Doutora Maria Helena Vieira de viabilizar um projeto nacional de recolha, organização e divulgação dos trabalhos académicos de mestrados e doutoramento, na área da música das várias instituições do ensino superior, que surge este artigo. Assim, já na revista da APEM nº 144 de jan/dez 2018, a Professora Maria Helena Vieira divulgou o cenário da Universidade do Minho, com o artigo Panorama da Produção Científica dos cursos de Pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Relatórios de Estágio e Teses de Mestrado e Doutoramento (pp.80-90). A mim, a convite da Dr.ª Manuela Encarnação foi-me pedido para realizar o panorama em relação ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudo feito para este artigo teve como base os trabalhos constantes no Repositório Institucional do Instituto Politécnico de Castelo Branco, até dezembro de 2019.
Manuel de Tavares (c.1585-1638), was a Portuguese composer, born in Portalegre, who accomplished his professional career as Chapel Master in several Spanish cathedrals, Baeza (1609-1612), Murcia (16012-1631), Las Palmas de Gran Canaria (1631-1638) and Cuenca (1638), left a legacy of 28 compositions. Almost a third of his surviving work is for the Holy Week, which includes various music-liturgical genres such as: Passion, Lesson, Improperia and Hymn. In this chapter, it is proposed to characterize this set of compositions and carry out a study of their characteristics according to the following parameters: description of sources, the musical contents and their normative framework; analysis of the macro-formal structure, counterpoint texture, types of writing, the use of the modality, metric punctuation and clauses, thematic and motive materials and the expressive relationship between text and music.
O aprender a tocar um instrumento musical envolve um conjunto alargado de fatores que estão para além do trabalho na sala de aula, por um lado, e, por outro, modalidades de estudo e de organização do trabalho que permitam ao estudante e de um modo relativamente autónomo, estudar de uma forma consciente e sustentada. Neste contexto, este trabalho dá algumas pistas de como se pode ajudar o/a estudante a desenvolver esse trabalho nas dimensões sonoras, técnicas e estudo de repertório.
A presente investigação incide na utilização de estratégias variadas e do conhecimento de estilos de aprendizagem, no Ensino Especializado da Música, em regime presencial e à distância. A problemática que se pretende estudar parte das difculdades de aquisição da leitura rítmica verifcadas em contexto de sala de aula, tendo, deste modo, se recorrido a uma investigação-ação. Em primeiro lugar, questionou-se se o estilo de aprendizagem individual potencia o surgimento de entraves ao desenvolvimento da competência de leitura rítmica e de que forma a implementa-ção de estratégias de ensino-aprendizagem poderão ser um recurso para colmatar estas difculda-des. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados: refexões da prática pedagógica, inquéritos por questionário, testes de estilo de aprendizagem, e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. As estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos da amostra em estudo, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.
O artigo apresentado em seguida tem como raiz o Projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Este projeto de investigação tem como tema “Manual de Iniciação ao Trombone Alto”, onde o principal objetivo foi a criação de um manual em português que reunisse toda a informação possível acerca da temática. Desta forma, procuraram-se entender as necessidades dos estudantes, as diferenças existentes entre o trombone tenor e alto, bem como a melhor forma de solucionar as adversidades apresentadas. A metodologia utilizada na investigação foi a pesquisa descritiva, baseando-se na recolha da informação existente na literatura. De forma a completar a informação, foi realizado um questionário a professores de renome nacional e internacional da área em questão. Posteriormente foi criado o Manual de Iniciação ao Trombone Alto, procedendo-se em seguida à sua validação através de docentes da área em questão.
A técnica vocal compreende todos os aspetos importantes para um bom desempenho coral. São aspetos como o fraseado, a musicalidade ou até as dinâmicas, que podem e devem não só ser trabalhados durante o aquecimento vocal, mas também a qualquer momento do ensaio, sempre que o diretor considerar pertinente. Nesta medida, este trabalho de investigação incide sobre a influência que esta tem na prática coral, focando-se em duas partes: a análise do aquecimento vocal e da sua estrutura e a análise da aplicação do aquecimento vocal nas aulas de coro dos alunos do Ensino Especializado da Música, através de um questionário realizado com o objetivo de compreender a sua opinião sobre a implementação do aquecimento vocal nas aulas de Coro, bem como de verificar se adquiriram ou não conhecimentos relativamente ao tema.
A ideia para o desenvolvimento de um trabalho de investigação-ação acerca das possibilidades de implementação de uma abordagem holística no ensino da música é fruto não apenas da indispensável reflexão teórica proporcionada pela frequência do curso de Mestrado em Ensino de Música, mas também da experiência profissional enquanto docente ao longo de 15 anos de atividade junto das classes de Iniciação Musical (coro e formação musical) no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) desde o ano de 2005. Foram desenvolvidos durante este estudo as seguintes questões de investigação e objetivos: 1) como implementar uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 2) qual a eficácia e pertinência da implementação de uma didática da música holística e multidisciplinar junto de alunos de formação musical do Primeiro Ciclo do Ensino Básico? 3) adaptar, criar e implementar um conjunto variado de exercícios e procedimentos didáticos potencialmente conducentes a uma experiência de ensino aprendizagem musical alicerçada num ambiente holístico e multidisciplinar; e 4) avaliar a eficácia dos referidos exercícios e procedimentos didáticos, tendo em conta, nomeadamente, a progressão na aprendizagem e a motivação dos alunos. Apesar da amostra de alunos estudada neste trabalho ser de reduzida dimensão, não sendo, portanto, os resultados alcançados passíveis de generalização científica, os dados apurados parecem reforçar a eficácia dos procedimentos holísticos, sobretudo ao nível do estímulo da motivação e do interesse dos alunos.
This research focuses on the application of Musical Theatre in the subject of Music Theory, in specialized Music Education. The issue to be explored is related to the development of new creative approaches in Music Theory Education, showing how Musical Theatre, through song, movement and performance, can contribute, as a pedagogic resource, to the implementation of strategies to promote musical, conceptual, attitudinal and motivation skills in musical learning. The methodology applied was action research, taking a first-grade Music Theory class as the target population. In addition to bibliographical research, use was made of research instruments such as surveys through questionnaires, reflective summaries of classes and observation grids. According to the evidence presented in the course of the study, the strategies adopted reveal a significant improvement in students’ musical skills and knowledge, despite the limitations caused by Covid-19, positively contributing to their motivation and interest in the exploitation of musical content. In this sense, we conclude that the results obtained throughout the study reveal that the practical application of Musical Theatre in Music Theory classes can be a very significant pedagogical resource, substantially improving knowledge acquisition, interest and motivation for musical learning.
The idea for the development of an action research methodology work about the possibilities of implementing a holistic approach in music teaching is the result not only of the indispensable academic reflection, but also of the professional experience of the authors as researchers and teachers in the area of music teaching. The following research questions (1 and 2) and objectives (3 and 4) were addressed: 1) how to implement a holistic and multidisciplinary music didactic within the scope of musical training classes at elementary education level? 2) how effective and relevant is the implementation of a holistic and multidisciplinary music didactic within the scope of musical training classes at elementary education level? 3) to adapt, create and implement a diverse set of exercises and procedures potentially conducive to a teaching-learning experience based on a holistic and multidisciplinary setting; 4) to evaluate the effectiveness of these exercises and proce-dures, taking into account, inter alia, students learning progression and motivation. Although the small number of students participating in this work doesn’t allow any kind of scientific generaliza-tion of the research outcome achieved, the data obtained seems to reinforce the effectiveness of holistic procedures, especially in terms of students’ interest and motivation.
O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.
This article is based on a study entitled Selection of the repertoire as a means of technical and interpretative development of the student of Viola who seek to know, analyze and understand the evaluation criteria and/or programs of the discipline of this instrument, from four different schools (conservatories), and which contain suggestions of repertoire. This was intended to determine which works can be applied and to what degrees these applications should be carried out. An action investigation was followed with a 6th grade viola student, corresponding to the 10th year of normal schooling, where the selected repertoire was applied for further analysis of the effectiveness in its progress. The results obtained show that the repertoire that was applied positively influenced the progress of the student, resulting in better performance, interest and dedication
The motivation behind the development of the research project “Emotional Intelligence and Self-regulation in the teaching and learning process of Music Ensemble with singing” was the academic and professional background of one of the authors who, throughout her experience in the field of music, she became aware of the decisive role that Emotional Intelligence and Self-regulation play in performance - in classes, in individual/group study and in the performative context. The context of the curricular stage of the Master in Music Teaching – Singing and Music Ensemble, in the academic year 2020/2021, created the opportunity to design and implement the research project with a music ensemble – Estúdio Repertório de Canto e Correpetição – Chamber Music, composed of three singing students and one piano student. Music and Emotional Intelligence go “hand in hand” in the teaching and learning process, as one stimulates the other. The Teaching of Music could, therefore, be an opportunity for students to raise awareness of the emotions associated with music, understand their role in the creative and artistic dimension of musical performance, developing, in parallel, their cognitive and metacognitive skills, associating with “know how to do”. The main objectives of the research were: to understand the role of Emotional Intelligence and Self-regulation in learning processes; to promote Emotional Intelligence skills in the music teaching-learning process; design and implement strategies that promote self-regulation skills in learning; and evaluate the results through the monitoring and follow-up of the project, with a view to its reorientation. According to the context and objectives of the research, we organized the investigative process following the methodology of an action-research of a qualitative nature, making use of storytelling, focus group, questionnaires, interview and field notes for data collection. The analysis of results was supported by content analysis and data triangulation. As the most significant results, we highlight the fact that, through the chosen repertoire, a Performative Story was developed, inserting texts chosen or created by the students, movements (staging) and music, from a context and characters created by them. Through these elements and from the emotions that the students felt as interpreters and as a “character” of the poems, the songs and the story, the emotions were worked on, in the sense of the defined objectives. All Emotional and Musical Intelligence development tasks had a self-regulating basis, promoting self-reflection and self-analysis. The Performative Story was presented by the students in a public performance.
Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de par􀆟da um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a par􀆟r de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.
Located in the historic area of Covilhã (Portugal), the Church of Santa Maria Maior has its origins in the Medieval era and was rebuilt in the 16th century. It underwent changes over time, and was, by the end of the 19th century, subjected to profound works that changed its typology. In the following century, more precisely in 1942, it was again profoundly restored. In 1943, its roof collapsed. Following its repair, a set of commissioned ceiling paintings were carried out by Professor António Esteves Lopes - also known as “Lopes da Covilhã” - a painter and promoter of multiple artistic areas in the Portuguese Beira Baixa region. The paintings comprise, to this date, ten different scenes with musical iconography, depicting musician angels, who play various instruments (chordophones and aerophones). Despite the epoch in which they were made - the 20th century -, these images try to recreate environments from the Middle Ages and the Renaissance. It is the goal of this chapter, to describe, analyze, and ichnographically/iconologically study these paintings, applying a historical and organological framing. The painter's aesthetic options and the medievalist and renaissance influence present in this artwork will also be addressed.
Livro de Proceedings dos artigos curtos apresentados no 7º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que decorreu entre os dias 14 e 16 de maio de 2020. Os artigos curtos estão escritos em português ou espanhol. O livro inclui unicamente os manuscritos escritos em português ou espanhol, aprovados num processo de revisão por pares duplamente cego, requisito de participação no EIMAD. Os capítulos do livro reportam a processos investigativos de natureza diversa, incluindo a explanação dos métodos, procedimentos e resultados de investigação nas áreas do design, música e áreas de interseção. Assim, o livro organiza-se capítulos organizados por três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Interseção.
Este livro é resultado do EIMAD 2022 – 8º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que teve lugar de 7 a 8 de Julho, em Castelo Branco, Portugal. O livro inclui os artigos curtos, submetidos ao EIMAD 2022 e aprovados pelo processo de revisão por pares, dupla e cega. A conferência mantém a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do Design, da Música, das Artes e suas intersecções. Esta missão ganhou maior relevância com a COVID-19 e a atual situação geopolítica, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização. O EIMAD 2022 adota um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, o que poderá permitir o aumento da participação e o impacto do congresso. Participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. Sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, o EIMAD 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores. Deste modo, este livro inclui resultados de investigação, diferentes abordagens, novos avanços de conhecimento sobre questões sociais e técnicas em Design, Música, Artes, relativas à prática profissional, ensino e educação. Os capítulos do livro estão organizados em três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Intersecção. Na primeira secção, encontramos capítulos com o propósito de compreender como as condições do contexto de ensino-aprendizagem impactam no ensino do design, face à abordagem de problemas complexos; uma proposta de um modelo conceptual de análise de tendências socioculturais, com vista à gestão visual de projetos em ambiente colaborativo; uma análise da efemeridade dos participantes da moda no Brasil; uma revisão do sentido e codificação das imagem como meios de comunicação; um caso de estudo sobre ilustrações de figurinos para teatro; um estudo sobre vestuário para idosos com limitações decorrentes de patologias degenerativas das articulações; uma proposta de ação de design social que liga a xilogravura à consciencialização ambiental através do design de superfície e, por fim, uma revisão da literatura sobre o branding das marcas de moda, particularmente a comunicação que mantém a relação com os consumidores e atrai novos clientes. No que diz respeito à segunda parte, está incluído um estudo sobre a canção como recurso didático e pedagógico facilitador do desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo; uma análise de diversas abordagens utilizadas na formação musical; uma investigação-ação sobre as dificuldades de aquisição da leitura rítmica verificadas em contexto de sala de aula; um estudo de caso descritivo sobre o Ensemble Dias de Música Electroacústica – Collegium Musicum Electroacústico; um estudo sobre processos de registo, classificação e expressão de informação de diferentes fontes para uso educativo, turístico e museológico. Já a terceira parte, inclui um estudo de caso sobre conceção e desenvolvimento de produtos personalizados, com recurso à tecnologia de fabrico aditivo, para apoiar indivíduos com limitações físicas na aprendizagem de instrumentos musicais, um estudo de caso sobre a obra do escultor Cesare Sighinolfi em Portugal, e por fim uma revisão da literatura e casos descritivos na interseção da escultura com a joalharia.
Um livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 33 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.