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Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2012
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2012
Esta dissertação visa contribuir para o estudo da utilização de Resíduos de Construção e Demolição em camadas ligadas de pavimentos de estradas de baixo tráfego, de modo a que essa prática se torne cada vez mais corrente. A reciclagem de agregados oferece diversas vantagens importantes do ponto de vista da proteção ambiental, ao diminuir consideravelmente a necessidade de extração de materiais granulares em pedreiras. Esta diminuição traduz-se num aumento do ciclo de vida dos resíduos, o que proporciona uma menor ocupação de vazadouros e diminui consideravelmente o consumo de energia. O objetivo principal do presente trabalho é caracterizar em laboratório os Agregados de Resíduos de Construção e Demolição e analisar a viabilidade da sua aplicação em misturas betuminosas a aplicar em camada de base AC20. Por forma a atingir este objetivo procedeu-se à recolha de Agregados de Resíduos de Construção e Demolição constituídos pela mistura de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e materiais cerâmicos (17 01 07) (Portaria nº. 209, 2004) e à caracterização em laboratório das suas propriedades geométricas e físicas. Os resultados da caracterização realizada foram analisados à luz dos parâmetros indicados no Caderno de Encargos Tipo Obra da Estradas de Portugal (EP, 2011) para mistura betuminosa de camada de base AC20. Os resultados obtidos foram ainda comparados com outros trabalhos científicos, desenvolvidos sobre este tipo de materiais tanto em Portugal como em alguns outros países. Dos estudos realizados pode concluir-se que é viável a aplicação, embora parcial, Agregados de Resíduos de Construção e Demolição (17 01 07) (Portaria nº. 209, 2004) em camadas ligadas de base em estradas de baixo tráfego. É, no entanto, imprescindível e urgente a criação de especificações que estabeleçam requisitos mínimos e recomendações para a sua utilização em camadas ligadas de pavimentos rodoviários de baixo tráfego.
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2012