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Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Motricidade Infantil.
Diiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianças possuem acerca das suas vivências desportivas. A dicotomização entre estas duas perspetivas (pais e filhos) associa-se às atividades por estes realizadas em conjunto, bem como o encorajamento parental e os comportamentos existentes durante a vida desportiva do seu filho. Desta forma a postura apresentada por parte dos pais tornar-se um modelo para o atleta, seguindo este as diretrizes percebidas pelo comportamento padrão (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005).
Nos últimos 20 anos a investigação tem dado mostras da relevância do suporte parental durante o desenrolar desportivo da criança. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o envolvimento parental na prática desportiva das crianças, mais especificamente no futebol. A amostra foi selecionada em três clubes da cidade de Castelo Branco, sendo constituída por 110 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 31 e 52 anos. Nesta investigação foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário adaptado ao contexto desportivo e traduzido para a realidade portuguesa por Teques (2009). Os resultados indicam que os pais apresentam elevados índices de envolvimento parental na prática desportiva dos seus filhos. Relativamente à variável género os resultados demostraram existir diferenças estatisticamente significativas na dimensão Atividades parentais (DIM_10). Quanto ao escalão de formação das crianças, os pais dos traquinas manifestam diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção parental das invocações oriundas do treinador (DIM_2). Por último a variável habilitações literárias apresenta resultados estatisticamente significativos na dimensão Perceção parental do tempo e energia (DIM_7), onde os pais com habilitações superiores têm um maior envolvimento comparativamente aos pais com habilitações não superiores.