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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Esta dissertação foi conduzida com a intenção de averiguar o interesse, junto dos profissionais da área, sobre a discussão de práticas de sistematização de análises introdutórias na introdução de um projeto de Design de comunicação. A discussão permitiu gerar um contributo no reconhecimento das práticas existentes - delimitadas no espaço e tempo - na abordagem ao início do projeto em contexto profissional. No decorrer da investigação, aplicou-se a metodologia quasi-experimental mista por se referir a um método experimental de análise e interpretação de informação. A recolha e análise dessa informação foi conduzida numa abordagem qualitativa fenomenológica, com o intuito de estudar um “fenómeno” particular na gestão de projeto de Design de comunicação. A aplicação do método investigativo, conduziu o estudo à revisão de literatura, preparação para a recolha de dados, processamento dos resultados, discussão e conclusões. A investigação mostrou existir, na maioria dos entrevistados, um interesse por práticas de sistematização com a salvaguarda de que essa não impeça ou obstrua a riqueza do trabalho produzido. Transpareceu ainda não existir uma visão clara sobre o significado de “diagnóstico”, tendo cada entrevistado, apontado a sua interpretação. A maioria das empresas, que colaboraram neste estudo, demonstrou interesse em discutir modelos de sistematização que possam conduzir a um maior esclarecimento das práticas de condução de projeto, particularmente, por considerarem que as práticas diárias e rotinas estabelecidas, dificultam a inserção de novos membros nas equipas de trabalho.