Search results

92 records were found.

Trabalho apresentado para conclusão do Curso de Especialização de Pós-Licenciatura em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor
Almada-Negreiros José de
Contém: 6 peças : color.; plástico, verde, azul, amarelo, vermelho, laranja
Contém: vol. 1 : Littérature francophone
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Tese de doutoramento, Universidade de Nice / Sophia Antipolis,1990
Caracteriza-se o Ensino por Pesquisa, uma perspectiva de trabalho científico, que corporiza a mais recente abordagem didáctica para o ensino das Ciências. Procura-se aqui fundamentar a implementação prática desta propostas no ensino secundário sustentando-a nos principais desafios que se colocam actualmente a este nível de ensino. Elucida-se o sentido de alguns conceitos utilizados na discussão que sustentam as abordagens preconizadas.
Na perspectiva CTS uma das estratégias relevantes é o ensino por projectos em que se abordam problemas abertos no ensino das ciências. Neste estudo apresenta-se um modelo da planificação e um guia didáctico que pode ser utilizado por professores de Física e Química do ensino secundário com base na perspectiva de ensino por pesquisa.
Dissertaçäo de Mestrado em ensino de Física e Química apresentada à Universidade de Aveiro
Dissertaçäo de Mestrado em ensino de Física e Química apresentada à Universidade de Aveiro
Neste artigo é apresentado um caso de estudo exploratório sobre a nova identidade visual do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). O IPCA é uma instituição de ensino superior público e uma das suas fortes apostas tem sido o Design, em particular com a criação daEscola Superior de Design (ESD), em 2015.A criação da ESD fez crescer a responsabilidade do Design no instituto e na região do norte do país. Umas das primeiras ações da ESD foi o de avaliar a imagem gráfica do IPCA e o de estudar uma nova proposta de identidade.No presente artigo apresenta-se o supracitado estudo, em que o principal objetivo foi o de desenvolver um sistema de identidade coerente, que refletisse a história e valores da instituição, e respondesse às necessidades atuais de comunicação global, multimeios e interativa. Depois de um trabalho de auscultação da comunidade IPCA de modo a perceber o que unia e distinguia as diferentes áreas da instituição, procurou-se desenhar uma identidade sólida e versátil, que permitisse uma possível ampliação, tal como veio a acontecer, com sucesso, em 2017, na altura da criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.