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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Como projeto final de curso, decidiu-se criar uma coleção de vestuário híbrido, composta por peças de vestuário com diferentes utilidades. Para chegar à ideia final deste projeto, o primeiro passo foi idealizar algo que cumprisse o objetivo do design, respeitando uma visão criativa, inovadora e funcional, aplicável a qualquer tipo do quotidiano. O objetivo desta coleção é apresentar uma alternativa ao crescente consumo por parte dos consumidores de fast fashion, oferecendo-lhes uma opção útil para o dia-a-dia, com o intuito de a mesma poder ser utilizada de várias formas contribuindo assim para a sustentabilidade económica.
O presente relatório de Projeto/Estágio para Mestrado no curso de Design do Vestuário e Têxtil, visa a apresentação do trabalho concretizado durante o ano letivo de 2020/2021. O estágio, que terá decorrido entre 14 de setembro 2020 e 13 de março 2021, complementa os conhecimentos adquiridos em âmbito académico, bem como a sua aplicação em contexto empresarial condicionado por clientes reais. Possibilita ainda, o contacto com um ambiente prático e multidisciplinar do design, aumentando a aquisição de experiência profissional e conhecimentos, através do desenvolvimento de trabalhos heterogéneos, mediante a aprendizagem e o intercâmbio de novas técnicas e de uma nova linguagem estética. Como resultado das aprendizagens adquiridas no atelier HUGO COSTA (instituição de acolhimento para estágio) e considerando o respetivo posicionamento da marca no mercado, decidiu-se realizar um projeto, cujo interesse passa pelo acréscimo de inovação na mesma e pela colaboração com a empresa, de forma a dar um contributo benéfico impulsionando o crescimento. O projeto propõe ao atelier, uma aposta mais rica e diversificada no campo dos acessórios, através da criação de uma linha de coleção de acessórios, apresentada sazonalmente. Esta nova sugestão de trabalho proporciona assim, um novo posicionamento da marca no mercado, bem como uma nova estratégia de marketing, aumentando a sua intervenção junto ao público no campo da Moda. Com o objetivo de obter um trabalho que respeita as principais características técnicas e estéticas da marca, ter-se-á realizado posteriormente ao estágio, possibilitando a aplicação dos conhecimentos obtidos na primeira fase. A realização desta coleção ter-se-á focado nomeadamente no produto e na marca, obrigando a uma pesquisa detalhada da oferta deste tipo de produtos no mercado. Com o intuito de superar as dificuldades momentâneas e, no sentido de expandir a sua estrutura de vendas e respetivo público, procurou-se estudar as estratégias de marketing da marca, bem como do mercado concorrencial.