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Contém ref. bibliográficas
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Comunicação e Produção do Audiovisual
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Comunicação e Produção Audiovisual apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Esta investigação tem como propósito contribuir para o conhecimento em Design de Comunicação, especificamente, sobre a perceção pública da Identidade Visual de Produtos Alimentares. O projeto de investigação surge da necessidade de identificar quais as características gráficas da Identidade Visual (IV), de um produto agroalimentar que contribuem para o seu reconhecimento e compreensão pública. Foi selecionada uma metodologia mista, compreendendo uma componente de investigação não intervencionista, que consiste no estudo de casos descritivos, na revisão da literatura e inquéritos; e investigação ativa, baseada no estudo de casos exploratórios, onde se procede ao redesign da identidade visual de marcas alimentares. A investigação centra-se em marcas portuguesas do setor agroalimentar, especificamente, azeites e queijos da região centro do país, considerando a classificação da NUTS II - segundo nível da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, constituído por sete unidades, das quais cinco no continente e os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No setor agroalimentar, tem-se verificado um investimento em processos de inovação ao nível da produção e da comunicação do produto. Em particular, os azeites e queijos têm sido objeto de processos de inovação a par de esforços para enfatizar características intrínsecas, como a origem, a tradição e o processo de fabrico enquanto fatores de diferenciação. No entanto, no contexto da crise económica dos últimos anos, o grande investimento centrou-se, particularmente, na otimização dos processos de transformação da matériaprima contrastando, com a aposta ao nível do design de comunicação. Uma vez que a investigação assenta no processo da comunicação, os dados resultantes serão relativos a códigos e fatores culturais e menos sobre o levantamento das marcas existentes num determinado mercado. Nesta medida, os resultados da investigação pressupõem um contributo direto de auxílio ao designer, no processo de desenvolvimento da comunicação - promoção e posicionamento, das marcas de azeite, num mercado, permitindo-lhe dar uma resposta mais assertiva relativa ao tema, num curto espaço de tempo.