Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Dissertação apresentada á Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada á Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
O objectivo deste artigo é efectuar uma análise comparativa de normas no dimensionamento de estruturas offshore com foco em elementos circulares tubulares em aço. Pretende concluir-se acerca do conservadorismo associado a dois grupos de normas: offshore vs. construção. Para tal, a capacidade resistente obtida pela ISO 19902 será confrontada com a obtida pelo Eurocódigo 3 (que não contém indicações específicas para estas estruturas) através da parte 1-1 e 1-6. Por fim, estas resistências serão comparadas com uma análise numérica para esforços de compressão e pressão hidrostática, concluindo-se que ambas as partes do EC3 podem, de uma forma geral, ser aplicadas a estruturas offshore.
O desenvolvimento sustentável na atualidade, está intrinsecamente associado ao crescimento populacional e á relação de habitabilidade – espaço urbano; tendo como objectivo a preservação do meio ambiente e a correta gestão de recursos naturais. Por tal motivo a América Latina é uma região com grandes desafios e capacidades no âmbito do desenvolvimento sustentável, isto deve-se á presença de uma das maiores taxas de urbanização do mundo. Nas últimas décadas, as comunidades Latino americanas incorporaram ideias e programas cuja finalidade foi impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e salvaguardar o património. Sem embargo ainda se apresentam problemas sem solução, como a contaminação, a deterioração ambiental, o detrimento dos factores sociais, a pobreza extrema, entre outros. Grande parte desta situação, deve-se á maioria das propostas impulsadas, não promovem soluções que alcancem abordagens viáveis que logram perceber as necessidades reais de estas comunidades; portanto, esses programas não conseguem atender ou resolver todas as exigências da sociedade. Para contribuir na busca de soluções e projetos que detonem o desenvolvimento sustentável na América Latina, este artigo foi criado, que funciona como um guia para suscitar a reflexão sobre a forma de vida destas comunidades e promove uma visão pragmática através de um conhecimento mais profundo das necessidades, carências e problemáticas que atualmente se criam nestas sociedades. Apresentando como caso de estudo a cidade de Santiago de Querétaro, México para mostrar e exemplificar as problemáticas expostas.
No presente artigo apresenta-se o comportamento mecânico de ligações de perfis tubulares comumente utilizados em estruturas offshore. As normas Norsok N-004, ISO 19902 e Eurocódigo 3 (EC3) Parte 1-8 são utilizadas para a determinação da resistência das ligações. Diferentes configurações de ligações planares são utilizadas, nomeadamente X, Y e K. Uma análise elásto-plástica das ligações é efectuada recorrendo a um software comercial de elementos finitos, determinando-se curvas força/deslocamento e momento/rotação. Este estudo permite concluir que as normas determinam valores conservadores para reduzidos valores de esbelteza dos tubos e que a utilização do EC3 está condicionada aos limites indicados na norma.