Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Nutrição humana
Demografia
Promoção da saúde
Enfermagem
Alimentação
Alimentação
Alimentação
Contém ref. bibliográficas
Esta revisão busca entender o fenómeno da globalização alimentar. Através dela procura-se captar o significado da expressão “globalização da alimentação” e analisar implicações que resultam do confronto entre diferentes práticas alimentares. O aprofundamento do tema consubstancia uma abordagem sociocultural e sistematiza o pensamento de diversos teóricos que dissertaram sobre o assunto.
A saúde e a sua promoção parecem ter ocupado um lugar preponderante em múltiplos sectores da vida social, muito particularmente nos da educação e da saúde. Este artigo versa sobre promoção da saúde. Baseia-se numa revisão de literatura sobre a temática e pretende ser apenas uma reflexão que sintetize as principais bases conceptuais que estão subjacentes ao tema. Assim, aborda-se o conceito de saúde numa perspectiva evolutiva, salientam-se os principais marcos históricos inerentes à promoção da saúde e reflecte-se sobre o paradigma que sustenta a promoção da saúde
Diversos autores, a partir da realidade vivenciada ao logo dos tempos pela enfermagem, têm procurado compreender o sentido da profissão resultando daí diversos suportes teóricos para os cuidados prestados. Não há dúvida que os modelos teóricos em enfermagem têm constituído uma base conceptual imprescindível, essencial para a profissão. O presente artigo salienta precisamente a imprescindibilidade dos modelos teóricos em enfermagem e o seu papel crucial na sua autonomia e problematiza o nome atribuído a um novo curso que emergiu recentemente no nosso país – a “Enfermagem Veterinária”. À luz dos conceitos que especificam a enfermagem procura demonstrar-se, que só deverá ser atribuído o nome de enfermeiro a quem cuide de pessoas.
Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
O presente trabalho disponibiliza informação que se pretendeu o mais actual possível sobre a comunidade de Caféde. O trabalho centra-se fundamentalmente em duas temáticas. Uma mais genérica e abrangente aprofunda a comunidade na vertente física e sócio-ambiental; a outra, mais específica, estuda os aspectos sócio-demográficos da população.
Desde há muito que o uso da marmita como forma de minimizar os custos da alimentação é uma realidade. Atualmente este recurso parece configurar-se sob a égide de um novo olhar. Este artigo trata da reflexão sobre o objecto que está em análise, a marmita, e as linguagens que lhe estão associadas.
Os cuidados de saúde primários têm ocupado um lugar de destaque no actual sistema de saúde português. As políticas de saúde orientaram-se para a criação de equipas multidisciplinares responsáveis por um grupo de utentes específico. Daí surgiu a necessidade de implementar estratégias organizacionais dentro dessas equipas que as torne eficientes e eficazes. Nestas circunstâncias, é essencial a existência de um gestor de cuidados nas equipas de saúde, cabendo-lhe a responsabilidade de articular o processo de cuidados. Este texto pretende problematizar o conceito de Gestor de Caso e a sua relação com a prática de enfermagem. No decorrer do mesmo, expõe-se a realidade vigente no Centro de Respostas Integradas – Equipa de Tratamento (CRI – ET) de Castelo Branco, até há pouco tempo designado por Centro de Atendimento a Toxicodependentes.