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As imagens e textos possuem limitações expressivas. O grafismo dos elementos de sinalética, como meio privilegiado de transmissão de informação, carece de uma nova linguagem de signos universal e instantânea, que concorra para a prossecução dos seus objectivos: transmitir mensagens claras e inequívocas para o utilizador, contribuindo para a melhoria das acessibilidades. Os sistemas de signos são muitas vezes concebidos de forma empírica desconhecendo-se os conceitos básicos, o que origina o desrespeito pelas normas impostas, múltiplos sistemas, incoerentes, ilegíveis e tornando difícil a sua descodificação. Os sistemas, sendo constituídos por uma multiplicidade signos, requerem o estudo aprofundado e sistemático de um código e das suas características.
O objectivo de um sistema é o de oferecer informação clara sobre as consequências de optar por um trajecto ou uma direcção determinada, mas deixando os usuários decidir exactamente onde querem ir. O presente trabalho procura clarificar sobre a definição de sistema pictográfico, a forma como se organiza e o modo como evoluiu, tendo em conta a sua finalidade.
Aos pictogramas é pedida a missão de transmitir informações essenciais a um grande número de pessoas de língua diferente, mas que têm traços socioculturais comuns, e a quem não é fornecido nenhum ensinamento para defrontarem a descodificação dessas mensagens. Apesar de não existirem normas rígidas ou impostas ao designer no processo criativo, algumas regras devem ser apreendidas no sentido de melhorar o sistema a conceber.
Adopta-se com alguma frequência o termo pictograma quando nem sempre significa o que se quer significar. No domínio da sinalética é vulgarmente usada uma vasta terminologia para definir o conceito de pictograma, como símbolo, sinal, ícon, etc. O presente trabalho procura de algum modo contextualizar e aprofundar alguns conceitos e terminologia técnica associada à concepção de sistemas de sinalética.
A utilização dos pictogramas nos Jogos Olímpicos contribuiu de forma significativa para a popularidade destes símbolos gráficos, consolidando a sua utilização em muitos outros contextos a partir de então. Na segunda metade do séc. XX surgem trabalhos relevantes no campo do design de informação como dos designers Masaru Katzume, Otl Aicher ou Adrian Frutiger, os quais desenvolveram programas de sinalética que se tornaram num marco importante na história dos sistemas pictográficos pela utilização das formas geométricas na construção dos signos. Contudo, os pictogramas desenvolvidos para as diversas olimpíadas não denotavam uma relação gráfica com a imagem corporativa dos jogos. Mas, a partir de 1992 verificou-se o abandono das formas geométricas nos Jogos Olímpicos de Barcelona, influenciando de forma definitiva a relação entre imagem corporativa e sistemas pictográficos globais.
A globalização comporta nas sociedades modernas alterações profundas, gerando desigualdades, mas também oportunidades à escala mundial, regional e local. A concentração de habitantes nos grandes centros urbanos, a globalização e terciarização da economia, o desenvolvimento científico e tecnológico, o apogeu do conhecimento, da informação e a revolução digital, em contraste com as transformações estruturais e culturais das sociedades, a desertificação, a diminuição populacional nas periferias e o êxodo rural aliados às alterações climáticas, vieram alterar a forma como vivemos.
Methodology for the developement of sign systems for information to visitors.
A maior afluência de pessoas a determinados locais, como aeroportos, zonas comerciais, eventos, serviços públicos, instalações turísticas, etc., suscitou a necessidade de orientar essas pessoas num espaço desconhecido e comunicar mensagens básicas com uma linguagem compreendida por uma maioria. Por outro lado essa mesma mobilidade trouxe consigo desenvolvimento rodoviário associado a um crescente fluxo de indivíduos que se deslocam por necessidades várias de um ponto para outro. Esse deslocamento, muitas vezes efectuado em espaços desconhecidos, despoletou a necessidade em apreender novas regras, as quais passam a ser formalizadas através de signos que facilitam o acesso ou a circulação a determinados locais. Para o presente projecto de investigação identificou-­‐se um problema concreto: os sistemas de signos para informação turística em Portugal, na Europa e no mundo são díspares, na sua maioria não se relacionam graficamente, são incoerentes do ponto de vista da sua concepção gráfica e não existe a nível europeu um sistema normalizado. Estrategicamente, encontra-­‐se no design de informação uma resposta concreta para a obtenção de metodologias de investigação aplicadas à concepção de símbolos para informação turística.
Comunicação apresentada no 28th International Horticultural Congress, que decorreu em Lisboa de 22 a 27 de Agosto de 2010.
Contém os textos das comunicações e os pósteres apresentados no IV Encontro de Tipografia, em Idanha-a-Velha.
A identidade corporativa de uma empresa ou instituição evidencia-se através dos elementos comunicacionais internos e externos, do ambiente de produção e/ou do atendimento que é prestado ao cliente, na apresentação do staff e também através dos estacionários. Neste sentido, a investigação pretende materializar os valores associados à marca IPCB e, assim, permitir delinear vários níveis de estratégia de comunicação corporativa em adequação aos diferentes públicos-alvo. Na metodologia de investigação, numa primeira fase, torna-se necessário fazer uma revisão da literatura, relacionada com a problemática em causa, para clarificar conceitos e adotar métodos. A partir da revisão bibliográfica, determinou-se um conjunto de argumentos a testar e identificaram-se as variáveis e as medidas a tomar para testar esses argumentos. Para testar os argumentos, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista: Primeiro, através de observação e análise das campanhas publicitárias de angariação de novos alunos, realizadas anteriormente pelo IPCB, na intenção de avaliar a relação entre imagem e texto. Segundo, através de questionário pretendeu-se a realização de uma auditoria de imagem à presidência, deste instituto. Tudo isso com o objetivo de fundamentar a relação existente entre texto e imagem na publicidade institucional, e quais os valores da marca IPCB presentes na comunidade académica. A análise dos dados resultantes desta metodologia de investigação será qualitativa e poderá resultar num conjunto de diretrizes não fechadas, para que, em futuras campanhas publicitárias, a aplicação da marca IPCB seja feita com maior eficácia, valorizando e solidificando a Imagem institucional. Pretende-se que esta investigação tenha uma aplicabilidade prática na campanha de captação de novos alunos para os cursos do IPCB, nos anos lectivos de 2013/2016. Contribuirá, certamente, para a consolidação da postura institucional no exterior já que, com maior sucesso, se poderão definir linhas estratégicas e determinar objetivos a cumprir, promovendo-se, com isso, uma postura de excelência relativamente à concorrência.
As instituições de ensino superior são hoje centros de ensino e investigação organizados numa rede de conhecimento conectivo, que se estende numa logica transfronteiriça e multicultural. Desde o surgimento das primeiras universidades europeias em Bolonha e Paris, que o papel das instituições de ensino superior se tem adaptado às mudanças e exigências sociais, económicas e políticas. Inicialmente apoiadas com a finalidade de preservar o conhecimento e auxiliar a política e cultura monarca, bem como as regras e dogmas da igreja, as universidades resultam da iniciativa laica de estudantes e mestres e da sua interação com a comunidade. Rapidamente, as instituições de ensino superior (IES) se constituíram como centros de atividade intelectual, por via do ensino livresco, da lição e pelo debate público, formaram núcleos importantes para o desenvolvimento local e espaços de intercâmbio e mobilidade entre estudantes e mestres.
Um livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 50 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.
The present study results from a set of studies developed in the scope of the project and design methodologies. Through non-interventionist and interventionist methodologies with qualitative basis, a management model was developed to apply in research project in the communication design field. On this way, this study evidences the importance of using suitable methodologies, applying project management and design management concepts, and lastly demonstrates how Design Thinking and visual thinking methods can improve the outcomes of the projects when these disciplines were used together. This research has as main goals to clarify the research project management in communication design, to demonstrate the importance of an application related to a management model in a research project in a professional practice context, to contribute for scientific knowledge. The present study intends also to understand how the project management can help, whether reasoning the problem in a holistic view or within a specific framework.
The following article describes a creative strategy in the learning environment regarding Digital Design, specifically the development of visual exploration on emotional archetypes to a group of students of Master of Graphic Design of the School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal in the academic year 2018/19. The research topic was introduced in the development of a communication project for the Agro-Food product, bee pollen. The article presents the introduction to the problem, hypothesis, objectives, strategy, results, and conclusion. The development of the visual exploration strategy included the theoretical framework of Wertime [8], and Woodside, Sood and Miller [9], Although the results point out the richness of the proposed strategy in communicating the importance of the emotional concept among students and the notion of structure in the communication, The authors assessed from the resulting experience, the complexity of communicating the possibilities of the use of archetypal images in the development of communication solutions.
Traffic signs are not globally standardized, and there are different signage systems all over the world. The system of traffic signaling in Portugal comes from the European System, ratified on 19th September 1949 in Geneva, which has slowly evolved, with occasional changes and often driven by international agreements. Currently the road signaling system is regulated by the Regulatory Decree No. 22-A/98 of October 1st, which approves the Traffic Signaling Regulation. For the present research it is vital to include, in the vertical signaling system to be placed on public roads, tourist-cultural signaling, which is intended to convey information about places, buildings or groups of buildings and other motifs of particular relevance (cultural, historical-heritage or landscape). Following a first case study, it was found that not all pictograms present in vertical signaling are perceptible and understandable. The level of simplification and development of pictograms for application in projects for vertical signaling is very disparate, some of them extremely simplified and easily perceptible and other require a higher level of interpretation by the user, due to sign complexity.
The present study results from a set of studies developed in the scope of project and design methodologies. Through non-interventionist and interventionist methodologies with qualitative basis, the methodologies of several research projects in communication design were analysed. In this way, this study evidences the importance of using suitable methodologies, applying project management and design management concepts, and lastly demonstrates how Design Thinking and visual thinking methods can improve the outcomes of the projects when all these disciplines are used together. This study has as main goals the development of methodologic synthesis models that help in the decision-making process, and to simplify the design process through the visual thinking and Design Thinking tools that allowed the designers to have a holistic perspective of each project. Besides this, it was expected that these synthesis models could be applied in other research projects in the communication design field.
Livro de Proceedings dos artigos curtos apresentados no 7º EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que decorreu entre os dias 14 e 16 de maio de 2020. Os artigos curtos estão escritos em português ou espanhol. O livro inclui unicamente os manuscritos escritos em português ou espanhol, aprovados num processo de revisão por pares duplamente cego, requisito de participação no EIMAD. Os capítulos do livro reportam a processos investigativos de natureza diversa, incluindo a explanação dos métodos, procedimentos e resultados de investigação nas áreas do design, música e áreas de interseção. Assim, o livro organiza-se capítulos organizados por três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Interseção.
The present article results from a research project, which, as the objective simplifying the research project management in communication design. This project intends to demonstrate the importance of an application of a research methodology in a professional practice context, to contribute to scientific knowledge, and at last understanding which forms the design methodology applied to research projects can help whether understanding the problem in a holistic view or with a respective solution.
This article results from the analysis of the results of the Project for the Promotion and Valorization of the International Tagus Natural Park (PNTI), developed from the management model of the National Network of Protected Areas and implemented in 2017 from the pilot project for the collaborative management of the PNTI, involving multiple organizations of the territory. The aim was to develop a communication strategy appropriate to the PNTI and its territories, and it was found in the communication design discipline a strategic tool for the development of means and supports that could promote the dissemination, promotion and valorization of the territory, in harmony with the fundamental principles of nature conservation and biodiversity.
This study results of the application of the visual thinking methods through a non-interventionist methodology divided in two steps: exploratory interviews and exploratory descriptive diagrams. The research in this field has as main objectives to demonstrate that using visual thinking methods can help in a holistic comprehension of the methods and work processes of the projects, to simplify the complex information of each project and find key concepts common to all of the case studies. This research emerges because of the struggle in assess a detailed holistic perspective about the projects and his components, as the structure and organization of information during the project, since that the designer works in several projects at the same time. In this way, the study intends to evidence the importance that the organization of the information and his visual representation assumes in the development of the new knowledge, in the establishment of relations through the holistic view that visual thinking methods provides. Furthermore, this study demonstrate that visual thinking is fundamental to a better comprehension of the structure and organization of the design process, as well as powerful tool to achieve findings in design and project methodology fields.
Brand Visual Identity is an identification system that, with flexibility, ensures the unity and coherence of visual communication (in multiple media: physical as products, objects, or graphics; architectural and ambiance; audio-visual; digital and virtual). Brand Marks occupy a top place in the good performance of most Brand Visual Identity systems, even when these rely more on imagery and use Brand Marks with less expressiveness. In dynamic Visual Identity systems, the Brand Marks may constitute themselves as systems within the Brand Visual Identity supersystem. This study aims to dissect existing brand marks, focusing on how the graphic components (symbol, logotype) are designed, prioritised, and correlated to achieve differentiation, contrast, recognition, and memorisation. This include an empirical examination based on direct observation and exploration and in survey by questionnaire with a sample of 400 participants, aiming at the definition of design principles to aid the design of Brand Marks and to be considered in the definition of the “map of competitors” tool, which intends to aid in the analysis of multiple visual identities competing in the same market or segment.
As estratégias territoriais são importantes instrumentos de apoio ao desenvolvimento local; tendo por base os recursos endógenos próprios de cada território, identificam os eixos estratégicos de intervenção e os projetos considerados prioritários no suporte ao ciclo de desenvolvimento local. Território de baixa densidade, marcado pela recessão demográfica e pela ruralidade, o município de Proença-a-Nova enfrenta o desafio de criar fatores de atração que afirmem a sua identidade e potencialidades e que ajudem a atrair e fixar novos públicos. Proença-a-Nova assume-se como um território essencialmente rural onde a expressão da atividade florestal e agrícola é preponderante, muito por força das suas características morfológicas e climatológicas. Estas concorrem, ainda, indiretamente, para o elevado valor ambiental, paisagístico e até social que se reconhece ao território. Deste modo, o modelo de desenvolvimento local proposto, definido através de uma metodologia participativa, alicerça-se nas múltiplas vertentes dos recursos naturais como fatores chave da competitividade territorial do município: a vertente económica relacionada com a floresta de produção e a agricultura orientada para o mercado; a vertente ambiental relacionada com a sustentabilidade dos ecossistemas e dos abundantes recursos hídricos existentes; a vertente desportiva e turística relacionada com os desportos em natureza, aproveitando os recursos já existentes (aeródromo das Moitas, via ferrata, percursos trail e BTT) e a vertente cultural ligada ao projeto em curso “Museu da Paisagem”. Nesta comunicação far-se-á a caracterização do território e a apresentação do modelo de desenvolvimento proposto com base nos recursos naturais do território.
No âmbito da valorização das áreas protegidas, o tema da atividade turística surge quase como um denominador comum a um leque significativo de possibilidades de desenvolvimento, emergindo daqui a relevância de se proceder a estudos que perspetivem a atuação futura nestas áreas. Daqui se partiu para o desafio de proceder à elaboração de um documento de natureza prospetiva e estratégica que oriente os passos a serem dados, e acolhidos por parte dos stakeholders, bem como pela Cogestão do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), com vista ao desenvolvimento do sector do turismo associado aos valores desta área protegida. Para o efeito, foi implementada uma abordagem bottom-up, partindo de uma base de trabalho que emanasse das perspetivas e interesses dos agentes locais. Nesse quadro, foram realizadas, numa primeira fase, uma série de entrevistas abertas e individuais aos diversos atores; posteriormente, foi realizado um trabalho de prospeção e auscultação com base em discussões em grupos, conforme a afinidade funcional dos agentes e, por último, as ações a propor resultaram de uma validação final por parte das entidades envolvidas no processo da cogestão do PNTI. Desta abordagem metodológica resultaram quatro domínios estratégicos de intervenção que estruturam a leitura e o campo de ação do Roteiro de Desenvolvimento Turístico do PNTI, designadamente i) infraestruturas de suporte e qualidade ambiental e paisagística; ii) oferta turística; iii) comunicação; iv) governança que se consubstanciaram num conjunto de projetos de intervenção no sentido de dar corpo ao desenvolvimento turístico que se preconiza para o PNTI.
O Plano Estratégico de Proença-a-Nova configura-se como um instrumento de apoio à decisão e comunicação, indo ao encontro do que o município pretende ser no final da década, tendo como pressuposto a afirmação do território proencense, baseado num modelo de desenvolvimento competitivo, inclusivo e sustentável. A concretização da estratégia territorial preconizada, baseia-se na transparência e numa política rigorosa de afetação e gestão de recursos, passa pelo aproveitamento do seu potencial biofísico e pela consideração das suas características socioeconómicas. O Plano Estratégico é, em muito, tributário da abertura e disponibilidade à participação, discussão e análise de pontos de vista sobre o desenvolvimento almejado para o município. Por tal, deixamos nota pública de agradecimento a todos aqueles que, junto da equipa técnica, manifestaram as suas posições e disponibilizaram informações e ideias, que, no conjunto, nos permitiram, por um lado, uma leitura mais plural e rica dos desafios de desenvolvimento que se colocam ao município e, por outro lado, em consequência, desenhar uma estratégia que ganhou em coerência e um leque de propostas de projetos que, cremos, são ajustados às especificidades socio-territoriais do concelho e às expetativas dos cidadãos.
Na análise às oportunidades identificadas com vista à valorização do PNTI, o tema da atividade turística surge quase como um denominador comum a um leque significativo de possibilidades de desenvolvimento, emergindo daqui a relevância e eminência de se proceder a um estudo que aprofunde, esclareça sobre os significados, objetivos e perspetive a atuação futura nesta área de interesse. Daqui se parte para o desafio de proceder à elaboração de um documento de natureza prospetiva e estratégica que possa servir de orientação, ou pano de fundo, para os passos a serem dados, e acolhidos por parte dos stakeholders, bem como, naturalmente, pela Cogestão do PNTI com vista ao desenvolvimento do setor do turismo associado aos valores do Parque.
Este livro é resultado do EIMAD 2022 – 8º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que teve lugar de 7 a 8 de Julho, em Castelo Branco, Portugal. O livro inclui os artigos curtos, submetidos ao EIMAD 2022 e aprovados pelo processo de revisão por pares, dupla e cega. A conferência mantém a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do Design, da Música, das Artes e suas intersecções. Esta missão ganhou maior relevância com a COVID-19 e a atual situação geopolítica, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização. O EIMAD 2022 adota um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, o que poderá permitir o aumento da participação e o impacto do congresso. Participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. Sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, o EIMAD 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores. Deste modo, este livro inclui resultados de investigação, diferentes abordagens, novos avanços de conhecimento sobre questões sociais e técnicas em Design, Música, Artes, relativas à prática profissional, ensino e educação. Os capítulos do livro estão organizados em três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Intersecção. Na primeira secção, encontramos capítulos com o propósito de compreender como as condições do contexto de ensino-aprendizagem impactam no ensino do design, face à abordagem de problemas complexos; uma proposta de um modelo conceptual de análise de tendências socioculturais, com vista à gestão visual de projetos em ambiente colaborativo; uma análise da efemeridade dos participantes da moda no Brasil; uma revisão do sentido e codificação das imagem como meios de comunicação; um caso de estudo sobre ilustrações de figurinos para teatro; um estudo sobre vestuário para idosos com limitações decorrentes de patologias degenerativas das articulações; uma proposta de ação de design social que liga a xilogravura à consciencialização ambiental através do design de superfície e, por fim, uma revisão da literatura sobre o branding das marcas de moda, particularmente a comunicação que mantém a relação com os consumidores e atrai novos clientes. No que diz respeito à segunda parte, está incluído um estudo sobre a canção como recurso didático e pedagógico facilitador do desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo; uma análise de diversas abordagens utilizadas na formação musical; uma investigação-ação sobre as dificuldades de aquisição da leitura rítmica verificadas em contexto de sala de aula; um estudo de caso descritivo sobre o Ensemble Dias de Música Electroacústica – Collegium Musicum Electroacústico; um estudo sobre processos de registo, classificação e expressão de informação de diferentes fontes para uso educativo, turístico e museológico. Já a terceira parte, inclui um estudo de caso sobre conceção e desenvolvimento de produtos personalizados, com recurso à tecnologia de fabrico aditivo, para apoiar indivíduos com limitações físicas na aprendizagem de instrumentos musicais, um estudo de caso sobre a obra do escultor Cesare Sighinolfi em Portugal, e por fim uma revisão da literatura e casos descritivos na interseção da escultura com a joalharia.
Um livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 33 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.
No âmbito da valorização das áreas protegidas, o tema da atividade turística surge como um denominador comum a um leque significativo de possibilidades de desenvolvimento, emergindo daqui a relevância de se proceder a estudos que perspetivem a atuação futura nestas áreas. Daqui se partiu para o desafio de proceder à elaboração de um documento de natureza prospetiva e estratégica que oriente a atuação dos stakeholders e da Cogestão do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), com vista ao desenvolvimento do sector do turismo associado aos valores desta área protegida. Para o efeito, foi implementada uma abordagem bottom-up, partindo de uma base de trabalho que emanasse das perspetivas e interesses dos agentes locais. Foram realizadas, numa primeira fase, uma série de entrevistas aos diversos atores; posteriormente, foi realizado um trabalho de prospeção e auscultação com base em discussões em grupos focais, e, por último, as ações a propor resultaram de uma validação final por parte das entidades envolvidas na cogestão do PNTI. Desta abordagem metodológica resultaram quatro domínios estratégicos de intervenção que estruturam a leitura e o campo de ação do Roteiro de Desenvolvimento Turístico do PNTI.
Currently, internet is the most wanted medium of communication and most used by people or entities. Unquestionably, it has transformed significantly consumer behaviour, namely in the access to information or in the way a product or service is purchased. In this context, the evaluation of the effectiveness of websites has increased over time, following the evolution of the concepts of Human Machine Interface, Usability and User Experience Design. In the context of the methods and processes of usability evaluation, different proposals have been developed, from direct observation, to interviews and questionnaires, among other techniques and tools. Thus, this article is based on a case study of descriptive type, based on the literature review concerning the models of evaluation of the quality of websites. The results of the article consist in the definition of a set of parameters to analyse the quality of the interface of websites and in the proposal of a checklist concerning content, aesthetics and navigation.
By exploring the concept of image curation, this article presents a proposal for the applicability of image curation in the development of Projects of Design, exploring the role of visual curation as a contribution to the development of interfaces between academia and business. Due to the amount of data present in digital culture, content curation is an increasingly important activity in project development. In higher-education design formation, image curation allows safeguarding the project literacy on the one hand, through the definition and clarification of an organization of visual elements and defining a basis for dialogue on the projective possibilities. The proposed strategy for visual curation offers the possibility of being applied as a basis of dialogue with external stakeholders. Moreover, thus, in a context of learning in design, enabling another bridge between the Academy and the corporate fabric.
This paper aims to present a paradigm regarding the circular economy (CE) concept's communication, referring to the difficulty presented by the type of reflexivity involved in the circular economy process. We conduct an exploratory study methodology intended “to develop pertinent hypotheses and propositions for further inquiry, a study developed in the context of the project, Program INTERREG V-A Spain-Portugal (POCTEP) 2014–2020, REiNOVA_SI (Re-industrialization of the agri-food sector - Sustainability and Innovation) is a transnational cooperation project between Portugal and Spain which aims to promote the use of circular economy practices in agri-food micro-enterprises and SMEs. The paper draws the hypothesis, in Design thinking context, that gamification can induce a reflexivity thinking on CE, specifically on Agrofood entrepreneurs in the Portuguese context. Reflexivity could empower the connection between the company and its local context and stakeholders dissuading the drivers for abroad markets positioning.
The interaction between Art and Branding has occurred in various contexts, for reputation purposes, through all communication media, for the purposes of persuasion, promotion, symbolism or secondary associations, impacting on social and cognitive levels. The scope of this article is to correlate Branding Art and Art Infusion with the spirit of the place, concretely to present a conceptual model which correlates artistic activities developed in a neighborhood with Branding Art and Art Infusion concepts taking into account the reinforcement of the current place brand strategy. The article is based on the literature review and in explanatory Case Study, using results from the project “Re-Habitar el Barrio: Procesos de Transformación y Empoderamiento entre Universidad-Escuela-Sociedad a través de Prácticas Artísticas”. The use of the schemes makes possible to visualize and share abstract concepts and value data in a participatory group way, detecting the best ways to facilitate communication and mediate interaction between people and territory. The results consist of defining a brand argument and defining its conceptual model, making use of the schematics as a way of visualizing abstract concepts.
The greater influx of tourists to certain territories raised the need to inform, guide and communicate basic messages, with a universal language, expressed through various analog and digital supports. This proliferation of means has led to a profusion of guidance and public information systems, some of which are regulated (such as the traffic signs system, signaling of routes and paths or the signaling of protected areas) and other unregulated systems (such as the signaling of religious, equestrian, municipal, historical, heritage and cultural routes, etc.). This article is the result of an ongoing research project, which aims to systematize tourist signage in Portugal, in order to satisfy and induce the potential or real demand for guidance, direction and information of tourists, in a clear and precise way, in addition to transmitting a unique and homogeneous image of the tourist product. Its scope will provide a clear reference framework, which facilitates the implementation of a normalized system by the organizations responsible for the standardization and implementation of tourist signage in Portugal.
The purpose of the article is to study how the brand’s visual identity contributes to the understanding, accessibility and enjoyment of information, adapting the message to different cultures and profiles of people, users or target audiences. Identity promotes sustainability and respect for people’s quality of life. The methodology used is mixed, including a non-interventionist phase consisting in the study of competing brands, audience map and persona method and an interventionist component through project-grounded design research, which includes participatory methods such as co-design and Design thinking. The results are a visual identity of the mountain olive oils brand that acts simultaneously as an interface of representation of the collective, the individual and the region (internal audiences), fulfilling the expectations and needs of the target public and other stakeholders. Design principles and good practices are also defined to ensure that visual identity continues to function as a cultural interface of the territory in a sustainable logic and not just business requirements.
The purpose of this paper aims to describe the implementation of a Design Diagnosis practice within the scope of an International project under the acronym – REINOVA (Reindustrialization, entrepreneurship, and innovation in traditional productive sectors) was a project conducted by an international consortium composed by Portuguese and Spanish Institutions. The research presented is based on specific implementation of a strategy for the development of solutions within the scope of Design from the ESART partner within the REINOVA methodology. The discussion sessions that included the display of visual boards to the micro-entrepreneurs summarized the results of the image diagnosis and positively influenced the consumption context of some of the products previously idealized, namely the target audience, as well as the doses and form of presentation/communication of the product. The incentive programs for micro-companies must consider the volume of information that entrepreneurs need to address regularly, avoiding entropy in communication with small organizations.
The purchase of cars is increasingly influenced by digital. For this reason, car brands have increasingly focused on digital communication strategies in order to capture public interest in their products. This bet on digital is not only in the sale of new cars, but also in the sale of semi-new and used cars. Aware of this new market trend, Lexus Portugal has ordered the present study, which has as main objective the design of a promotion and sales online platform for seminew and used cars of this brand. This online platform is not intended to be only a website for the dissemination of the available fleet of cars for sale. It also intends to offer its user a pleasant environment; and, as the user browses the website, he will hopefully be effectively informed about the main attributes of Lexus cars, namely their high reliability. This paper focuses mainly on the first phase of this research project, where a comparative analysis was developed on the online platforms of the main competing Lexus brands.
This research aimed to study and develop an advertising video to promote the placement of an ambarscience didactic toy in the Primary School classroom context, as complement to the teaching process, as this is something, according to our study, unprecedented in this type of toys. We aimed to understand the relevance of using nonlinear narrative structure in this type of videos and how the used of flashback and flashforward narrative devices would help in enlightening the learning potential of the toy. For Albino (Albino 2013) babies since birth are highly predisposed to learn and their brain naturally absorbs all the information of new life, this is not optional, it is a human condition. According to the same author, since children are born they are constantly absorbing information and learning, it is up to adults to promote their learning and the development of many of their abilities. Didactic and educational toys are a good support in this training, helping them to develop all their skills in the development of imagination, memory, concentration and visual perception. In this paper, after an introduction to the contextual and theoretical framework, we briefly present the empirical methodology adopted in the practical project, which involved all the fieldwork developed in the toys company, the enquiries for selecting the product to study and promote, the different video creative and production stages; and the test and analyzes of reactions to the video prototype.
As estratégias territoriais são importantes instrumentos de apoio ao desenvolvimento local; tendo por base os recursos endógenos próprios de cada território, identificam os eixos estratégicos de intervenção e os projetos considerados prioritários no suporte ao ciclo de desenvolvimento local. Território de baixa densidade, marcado pela recessão demográfica e pela ruralidade o município de Proença-a-Nova enfrenta o desafio de criar fatores de atração que afirmem a sua identidade e potencialidades e que ajudem a atrair e fixar novos públicos. Proença-a-Nova assume-se como um território essencialmente rural onde a expressão da atividade florestal e agrícola é preponderante, muito por força das suas características morfológicas e climatológicas. Estas concorrem, ainda, indiretamente, para o elevado valor ambiental, paisagístico e até social que se reconhece ao território. Deste modo, o modelo de desenvolvimento local proposto, definido através de uma metodologia participativa, alicerça-se nas múltiplas vertentes dos recursos naturais como fatores chave da competitividade territorial do município: a vertente económica relacionada com a floresta de produção e a agricultura orientada para o mercado; a vertente ambiental relacionada com a sustentabilidade dos ecossistemas e dos abundantes recursos hídricos existentes; a vertente desportiva e turística relacionada com os desportos em natureza, aproveitando os recursos já existentes (aeródromo das Moitas, via ferrata, percursos trail e BTT) e a vertente cultural ligada ao projeto em curso “Museu da Paisagem”. Nesta comunicação far-se-á a caracterização do território e a apresentação do modelo de desenvolvimento proposto com base nos recursos naturais do território.
O Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) existe há 19 anos, sobrepondo-se parcialmente à Zona de Proteção Especial do Tejo Internacional, Erges e Ponsul, classificada ao abrigo da Diretiva Aves, integra o Parque Internacional Tejo-Tajo, desde 2013, e foi classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO, em 2016. Entre outras iniciativas, que, no seu conjunto, dão corpo a uma gestão ativa e de proximidade, em abril de 2017, foi lançado o Projeto Piloto para a Gestão Colaborativa do PNTI, envolvendo sete entidades: os três Municípios (Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Quercus, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação Empresarial da Beira Baixa. Pretendeu-se constituir uma dinâmica de colaboração e partilha, em que as diferentes entidades colocaram ao serviço do PNTI os seus saberes e competências. Este Projeto Piloto permitiu evoluir para a conceção de um novo modelo de cogestão para as áreas protegidas. Trata-se de um instrumento que marcará o futuro da valorização do nosso capital natural, baseado na proximidade aos territórios e às pessoas que nele habitam, exercem as suas atividades económicas e os visitam, mas também baseado em mais conhecimento, comunicação e reforço identitário. E este livro, que ilustra os atributos desta parcela do território, como é valiosa, singular e pode catalisar o seu desenvolvimento, é já uma evidência dos bons resultados que é possível alcançar quanto se trabalha em rede. É compilada informação disponível sobre o PNTI que se disponibiliza, de modo muito acessível a quem a lê. Informação que contribuirá para a promoção dos valores presentes nesta área protegida, dos seus habitats, espécies e paisagens que lhe conferem uma identidade tão própria. Reforçará ainda os comportamentos que reconhecem o valor dos serviços que os ecossistemas prestam que, não valorizados pelo mercado, são indispensáveis para o bem-estar da sociedade, tais como o controlo da erosão, o sequestro de carbono, a regulação do ciclo hidrológico, a conservação da biodiversidade, a redução da suscetibilidade ao fogo, os espaços de lazer e fruição, entre outros.
Em sintonia com os objetivos fixados aquando da criação do Parque Natural do Tejo Inernacional, em agosto de 2000, assume-se como propósito deste guia a apresentação de um instrumento de informação e orientação que potencie o respeito pelos valores intrínsecos do PNTI, bem como o usufruto e fruição equilibrada dos mesmos. Neste contexto procede-se a uma breve descrição caracterizadora do Território do Parque, informação relativa ao apoio à visitação, é ainda apresentado um elenco de espécies de fauna e flora.
Relatório Final do Projeto “Promover e Valorizar o PNTI”, onde são descritas as atividades desenvolvidas no período de 1 de abril a 31 de agosto de 2019. Para além da descrição das atividades desenvolvidas no período em apreço, este último relatório procura sintetizar todo o Projeto, configurando-se assim como Relatório Global do Projeto. Neste sentido, complementa-se informação apresentada no primeiro e segundo Relatórios, tendo em consideração a duração total do Projeto, desde 1 de outubro de 2018, a 31 agosto de 2019. O Projeto consistiu na proposta e desenvolvimento de ações com vista à manutenção e melhoria da sinalética, bem como a instalação de painéis informativos que contribuam para a fruição, atratividade e condições de visitação do Parque Natural do Tejo Internacional através de soluções de comunicação e promoção.