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O acesso ao Ensino Superior e a frequência deste nível de ensino para todos os jovens estudantes, mas principalmente para os que se deslocam da sua cidade natal, promove várias alterações nas rotinas e estilos de vida (Small et al., 2013; Kemmler et al., 2016). Estas alterações originam substanciais mudanças comportamentais que acarretam com frequência comportamentos mais sedentários e comportamentos alimentares mais deficitários, que podem originar constrangimentos no estado de saúde (Ferrara, 2009; Small et al., 2013), entre outros. Ao deslocarem-se da proximidade dos seus pais, dos grupos a que pertencem, e com o aumento da sua autonomia, grande parte destes jovens abandona a prática desportiva e deixa de ter acesso às refeições confecionadas pelos progenitores, recorrendo, em muitas das refeições, a comidas de fácil confeção/acesso, normalmente de pouca qualidade nutricional e grande valor calórico (Álvarez et al., 2015; Dalky et al., 2017).
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Actividade Física, na Especialidade de Gerontomotricidade.
Esta investigação tem como objetivo determinar qual a capacidade funcional e a composição corporal (IMC) de idosos sedentários e com prática de atividade física formal e não formal. Amostra composta por 90 idosos voluntários de ambos sexos, aparentemente saudáveis, com idades compreendidas entre 65 e 93 anos, com uma idade média de 75 ± 8 anos. O estudo baseou-se na aplicação da bateria de Rikli & Jones (1999) para avaliar a capacidade funcional dos idosos e o IMC foi avaliado através das medidas antropométricas. Os dados obtidos foram tratados através da análise de variância (SCHEFFÉ). Nos indivíduos que praticam atividade física formal, os resultados obtidos foram significativamente (p ≤ 0,05) melhores em todas as provas, em comparação com os indivíduos sedentários. Nos Indivíduos que praticam atividade física não formal, os resultados obtidos foram significativamente (p≤ 0,05) melhores em quatro provas da bateria. Os resultados indicam que a prática de sessões de exercício supervisionado e com objetivos quanto à intensidade e tipo de exercício, contribui para a melhoria da capacidade funcional e do IMC, da população idosa.
Dissertação académica apresentada com vista à obtenção do grau de doutor em Ciências do Desporto de acordo com o disposto no Decreto-Lei 107/2008 de 25 de Junho.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Objetivo: A presente investigação tem como principal objetivo verificar os efeitos da atividade física na composição corporal (índice de massa corporal e perímetro da cintura), nos valores espirométricos e relacionar esses indicadores com a função respiratória. Material e Métodos: A amostra, constituída por 86 indivíduos, alunos do ensino superior, com média de idade de 21,3 ± 2,4 anos, foi dividida em dois grupos: grupo de controlo constituído por 28 sujeitos sedentários (20,9 ± 1,3 anos), e grupo experimental constituído por 58 sujeitos (21,5 ± 2,8 anos) praticantes de exercício supervisionado. Para caraterizar a amostra quanto ao tipo de atividade física, aplicámos uma adaptação do questionário de Telama et al. Avaliaram-se os valores de espirometria (DEMI, VEF1 e CVF) com o espirómetro Microquark da Cosmed e os valores de índice de massa corporal e perímetro da cintura. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através do t-test, do teste de Levene, do teste Mann-Whitney e do teste de correlação de Spearman, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: O grupo experimental obteve resultados significativamente melhores (p ≤ 0,05) nos valores de índice de massa corporal, do perímetro da cintura e em todos os valores avaliados pela espirometria (DEMI, VEF1 e CVF), comparativamente ao grupo de controlo. Verificámos também que há uma tendência para correlação negativa entre os valores da composição corporal e os valores espirométricos, apenas observável em algumas variáveis (DEMI, VEF1), ou seja, quanto maiores os valores da composição corporal, menores os valores espirométricos. Conclusão: Os alunos com prática de exercício supervisionado, apresentaram melhores índices de composição corporal e de função respiratória. Valores de índice de massa corporal e de perímetro da cintura desajustados poderão provocar disfunção respiratória, ao nível da ventilação e respetivos volumes pulmonares, limitando a prática de atividade física e aumentando a apetência para patologias respiratórias.
Objetivo: verificar os efeitos da atividade física (AF) nos parâmetros fisiológicos, em associação com a composição corporal, de sujeitos sedentários e com prática diferenciada de AF. Métodos: estudo transversal com 104 adultos, de ambos os sexos, divididos em 3 grupos: GESC+EXERC - 49 alunos com atividades curriculares e extracurriculares; GESCOLA - 34 alunos com atividades curriculares; GSEDENTÁRIOS - 21 alunos sedentários. Aplicação de questionário, avaliação de parâmetros fisiológicos e composição corporal. Utilizou-se o teste Mann-Whitney, a análise de variância e o teste de Spearman, com p ≥ .05 Resultados: GESC+EXERC obteve resultados estatisticamente diferentes na Pressão Arterial sistólica e diastólica, nos Triglicerídeos e no IMC, comparativamente ao GSEDENTÁRIOS. Verificou-se correlação positiva entre o IMC e perímetro da cintura, e entre algumas variáveis avaliadas. Conclusões: A prática de exercício supervisionado e periodizado parece contribuir para a melhoria de alguns parâmetros fisiológicos avaliados, promovendo maior funcionalidade e diminuindo a apetência para patologias metabólicas e cardiovasculares.
O Projeto “Acerte o Passo em Castelo Branco” resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Este Programa insere-se no domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar e, de uma forma sucinta, consiste num programa de monitorização (avaliação e reavaliação), aconselhamento (prescrição e recomendações) e motivação para a prática da marcha e corrida, com 3 sessões semanais de marcha/corrida, devidamente estruturadas e monitorizadas. O programa teve início a 1 de setembro de 2014 e continua ainda em operacionalização, continuando a aumentar o número de participantes. O principal objetivo do programa consiste em, não apenas proporcionar aos sujeitos uma prática sistemática, orientada e com avaliação/monotorização, mas também procurar promover alterações comportamentais nos participantes, que levem a modificações nos seus estilos de vida, por norma sedentária. Os principais resultados assentam num aumento da frequência semanal por parte dos participantes; uma alteração favorável dos valores de composição corporal e de outros parâmetros avaliados; um aumento da capacidade cardiorrespiratória; bem como a participação em outras atividades “paralelas” e complementares, por parte dos participantes. Consideramos que este projeto é um exemplo de sucesso pelo facto de todos os objetivos terem sido concretizados. Prova disso é que o programa continua em execução e a superar todas as expetativas.
No nosso estudo, com atletas Sub-16 de Futebol de 7 Feminino que representaram os seus distritos, procurámos saber quais os hábitos de Atividade Física e Desportiva fora da escola e no contexto escolar e tentámos ainda saber se há ou não diferenças estatisticamente significativas entre a Atividade Física Formal e Informal nas diferentes regiões/zonas do país. A amostra foi constituída por 243 atletas, com uma média de idades de 14,79 ± 1,203 das seguintes regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas. O instrumento usado no nosso estudo foi uma adaptação do Questionário validado e utilizado por Marques (2010), de onde retiramos as questões relativas à prática de atividade física e desportiva. No tratamento estatístico recorremos ao programa Statistical Package for the Social Sciences, onde utilizámos a estatística descritiva, média aritmética e desvio padrão e a estatística inferencial aplicada pelo Kolmogorov- Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheffé. Os resultados apontaram para a inexistência de diferenças significativas no que diz respeito à frequência com que as atletas praticam Atividade Física Informal nas diferentes zonas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas), nem no que respeita à frequência com que estas praticam quer Atividade Física Formal quer Atividade Física Informal comparando as regiões (Litoral e Interior). Já no que diz respeito à Atividade Física Formal, comparando as zonas, verificámos que existem diferenças estatisticamente significativas na comparação entre a zona Norte com a zona Centro (Centro apresenta valores médios mais elevados), na comparação da zona Norte com o Algarve (Algarve apresenta valores médios mais elevados), e na comparação do Algarve com o Alentejo (Algarve apresenta valores médios mais elevados).
“Pedagogia do Desporto – Novas abordagens de Investigação” é o novo livro editado por João Petrica, Jorge Santos e João Rui Paulo, docentes da área científica de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação do IPCB, e investigadores da SHERU – Sport, Health & Exercise, Research Unit. A obra tem o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento na área da Pedagogia do Desporto. Apresenta temas escritos por Professores/ investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico nesta área de intervenção. O mesmo resulta de investigações realizadas em contextos específicos e diversificados, mas que se complementam, que vão desde o estudo mais atual do processo de ensino com foco no aluno, ao nível da dimensão invisível, desde a atenção à motivação, passando pela abordagem das questões de planificação, avaliação e supervisão."
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28806TFCNHQA.
Após a recolha “in loco”, de vária informação acerca da temática em causa e após a pesquisa a vários documentos relativos à etnografia, pretende-se dar a conhecer uma pequena amostra dos instrumentos musicais utilizados no folclore das várias regiões do país e principalmente sobre o folclore da nossa região – Beira Baixa. Mostraremos ainda os instrumentos musicais tradicionais portugueses e as categorias em que se dividem. Para finalizar abordaremos as festas e romarias, especificando a tradição e as danças da Lousa.
A presente investigação tem como objetivo avaliar a intensidade e os aspetos tático-técnicos do treino de futebol, procedendo à comparação entre os exercícios sob forma jogada versus exercícios convencionais específicos de preparação. A amostra foi constituída por doze (12) futebolistas do género masculino, com uma idade média de 25,0±2,79 anos. Os exercícios avaliados foram o Gr+2 vs 2+Gr; o Gr+4 vs 4+Gr e um exercício convencional específico de preparação (ECEP). A intensidade dos exercícios foi avaliada através da monitorização da FC (FCPICO e FCMÉD) e da perceção subjetiva de esforço (PSE). A análise dos aspetos tático-técnicos foi realizada com base nos indicadores utilizados por Garganta (1997) e Maçãs (1997). Os dados obtidos foram tratados através do programa S.P.S.S., versão 19.0. Recorreu-se, numa primeira fase à estatística descritiva Na análise inferencial, para a comparação da localização das variáveis estudadas recorremos ao teste de Wilcoxon para duas amostras emparelhadas. Adotou-se um nível de significância de p≤0,05. Como principais resultados verificamos que não existiram diferenças significativas entre o ECEP e o Gr+2 vs 2+Gr, 10 ABORDAGENS SOBRE O TREINO DESPORTIVO não podendo dizer o mesmo entre os JR (jogos reduzidos) e entre o Gr+4 vs 4+Gr comparado com o ECEP. Quanto aos valores de PSE, não verificámos diferenças significativas entre o ECEP e o Gr+2 vs 2+Gr, não podendo dizer o mesmo na comparação entre os JR e entre o ECEP com o Gr+4 vs 4+Gr. Relativamente aos aspetos tático-técnicos, comparando entre os dois JR existiram diferenças estatisticamente significativas no número de remates, desarmes e tempo posse de bola. Ao analisarmos o ECEP existiu um maior número de passes, remates e tempo de posse de bola comparativamente aos JR. A ação tático-técnica de desarme não obteve qualquer valor, visto que não possuía a mesma no exercício, sendo esta uma desvantagem. Contudo, ocorreram diferenças estatisticamente significativas relativamente ao número de passes, remates, desarmes e tempo posse de bola. Utilizando uma metodologia com JR, esta apresenta algumas vantagens relativamente ao treino convencional, nomeadamente ao nível das ações tático-técnicas em que existe sempre a presença de um adversário, tornando o exercício mais próximo ao jogo real, com níveis de intensidade altos para manter ou melhorar a condição física.
Trata-se de um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 7 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Desporto de Natureza, mas com perspetivas distintas. Estes artigos resultam de investigações realizadas nos mais diversos contextos.
O livro junta um conjunto de artigos que abordam a problemática da prática da atividade física na terceira idade, traduzindo os resultados de algumas pesquisas efetuadas nesse domínio.
Os contributos para o desenvolvimento das competências dos profissionais da área das Ciências do Desporto são sempre bem-vindos. Com o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento nesta área tão específica, elaborou-se este documento estruturado, contendo informação específica e pertinente. Mantemos também uma política editorial de abertura à comunidade científica da área das Ciências do Desporto, originando um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 13 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Treino, mas com perspetivas distintas, realizados com base em investigações realizadas nos mais diversos contextos.
Os contributos para o desenvolvimento das competências dos profissionais da área das Ciências do Desporto são sempre bem-vindos. Com o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento nesta área tão específica, elaborou-se este documento estruturado, contendo informação específica e pertinente. Mantemos também uma política editorial de abertura à comunidade científica da área das Ciências do Desporto, originando um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 8 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Exercício e Saúde, mas com perspetivas distintas que resultam de investigações realizadas nos mais diversos contextos.
A investigação tentou dar resposta aos motivos subjacentes à esco- lha do futebol como prática desportiva por parte das crianças e jovens 77 da região de Castelo Branco e Coimbra, fazendo comparação entre as duas regiões, assim como, procurar saber as diferenças consoante a idade. A amostra foi constituída por 220 crianças e jovens de com uma média de idades de 12,82 ± 2,790 das duas regiões. Os dados foram obtidos através da aplicação do QMAD (Serpa & Frias, 1990). Foi uti- lizada a estatística descritiva (média aritmética e desvio padrão) e a estatística inferencial (Kolmogorov-Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheff). As categorias/dimensões motivacionais, o “desenvolvimento de competências”, a “afiliação específica”, a “forma física”, a “competição” e o “prazer”, foram as mais indicadas, a cate- goria/dimensão motivacional “estatuto” foi a menos indicada pelas crianças e jovens das duas regiões. Na comparação entre idades, veri- ficámos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas. Na comparação entre as duas regiões, encontrámos di- ferenças estatisticamente significativas em duas categorias/dimensões motivacionais. Concluímos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas ao nível das motivações pelas quais os sujeitos da amostra escolhem o futebol como prática desportiva na comparação entre os sujeitos dos distintos escalões etários.
Projeto para obtenção do Grau de Mestre em Atividade Física, especialização em Desporto Adaptado (2º ciclo de estudos), apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade física.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de acrescentar do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade física.
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade Geral.
Introdução: O presente trabalho visa compreender quais as situações que melhor se enquadram os fundamentos técnico-táticos para um bom desenvolvimento do jogo, neste caso no Hóquei em Patins, onde através da comparação entre duas situações de jogo sendo elas: jogo formal e jogo em campo reduzido (Mini-Hóquei) nos escalões Benjamins e Escolares. Objetivo: Verificar se a diminuição das dimensões do campo nestes escalões de formação, promove uma maior ação em termos técnico-táticos por parte dos jogadores, com vista à formação e compreensão do jogo. Métodos: foi utilizada a gravação em vídeo de 10 jogos de Hóquei, 5 jogos regulamentares e 5 de Mini-hóquei, e foram registados os dados referentes aos passes efetuados, remates e número de golos. Foi utilizado para o tratamento estatístico o programa SPSS versão 20.0 onde efetuámos a estatística descritiva, médias e desvios padrões e ainda testes não paramétricos de Wilcoxon e Prova U de Mann-Whitney. O valor de significância foi colocado a p ≤ 0,05 que permitiu verificar que existe significância nas hipóteses testadas. Resultados: os resultados corroboram o nosso objetivo, uma vez que a maioria das hipóteses não foram rejeitadas, nos 5 jogos regulamentares foram registados um total 1214 passes, 229 remates e 54 golos. Nos resultados dos jogos de Mini-hóquei foram registados um total de total de 578 passes, 286 remates e 84 golos. Conclusões: Os resultados obtidos permitem-nos subentender que o Mini-hóquei promove uma maior ação técnico-táctica nestes escalões, com maior interação com bola, tornando-se assim numa excelente etapa de ensino-aprendizagem para o jogo formal 5x5 em campo de dimensões oficiais.
Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
O objetivo deste estudo consiste em analisar qual a relação entre as variáveis de composição corporal e as habilidades motoras de coordenação. Estudo transversal com 204 crianças (7.83 ±1.4 anos), de ambos os sexos. Foram avaliados o IMC, o Perímetro Cintura, o Mineral Ósseo e %Massa Gorda (Tanita BC-568.) e foi aplicada a bateria Körperkoordinationstest Für Kinder(1) para avaliar a coordenação motora. Para a análise da correlação, procedeu-se à utilização do teste de correlação de Spearman. Os resultados obtidos demonstram uma relação positiva entre todas as variáveis de composição corporal e a idade. Quanto às variáveis de habilidades motoras de coordenação constata-se uma relação negativa entre algumas dessas mesmas variáveis e a idade (transferência de plataformas (p=-0.383), saltos monopedais (p=-0.231) e score total (p=-0.296)). As variáveis de composição corporal apresentam uma relação positiva entre si e uma relação negativa com as habilidades motoras de equilíbrio.
A nossa sociedade evidencia uma tendência preocupante para a inatividade física, associados aos graves problemas de saúde pública que proliferam na sociedade (Mota & Salis, 2002). A importância da atividade física (AF) para a população infanto-juvenil é hoje inquestionável, proporcionando a prática regular destas atividades efeitos positivos sobre o organismo. A preocupação com a questão da AF e saúde, para todas as faixas etárias, tem sido constante, prova disso são as investigações realizadas nesta área, e o próprio interesse e preocupação das pessoas sobre esta temática (Paulo, 2014). O objetivo geral deste estudo passa por verificar quais as diferenças, ao nível da composição corporal e das habilidades motoras, comparando crianças com níveis de prática de AF diferenciados, de ambos os sexos e idades distintas, correlacionando ainda as variáveis composição corporal, habilidades motoras e idade. Estudo transversal com amostra constituída por 204 crianças com uma idade média de 7.83 ±1.4 anos, de ambos os géneros, divididos em dois grupos: Grupo AFEXTRA- 62 crianças que praticam algum tipo de AF, supervisionada e periodizada, complementando a prática letiva; Grupo AFESCOLA- 142 crianças que apenas praticam AF na escola. Para dividir os grupos foi feito um pequeno questionário que foi inserido no Termo de Consentimento Informado. Foram avaliados os valores de composição corporal (IMC, Perímetro Cintura (PC), Massa Muscular (MM), Massa Óssea (MO) e % Massa Gorga (MG)), recorrendo aos respetivos protocolos de avaliação, e foi aplicada a bateria de testes Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) (Kiphard & Schilling, 1974), que foi usada para avaliar a coordenação motora das crianças. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 21.0 recorrendo numa primeira fase à estatística descritiva, posteriormente procedeu-se à verificação da normalidade da amostra através do Kolmogorov-Smirnov test. Para as variáveis analisadas, que não apresentaram distribuição normal, procedeu-se à utilização do teste U de Mann-Whitney, adotando-se um nível de significância de 0.05. Os resultados obtidos parecem demonstrar indiferença entre os grupos com níveis de prática diferenciada, em muitos dos indicadores estudados. O grupo AFEXTRA apresenta resultados estatisticamente diferentes (p≤0,05), ao nível de %MG, quando comparado com o grupo oposto (p=0.000). Nas restantes variáveis de composição corporal não se apresentam diferenças entres os grupos de estudo. Nas variáveis referentes às habilidades motoras, não se encontram diferenças quando comparados grupos com níveis de prática diferenciada em nenhuma das variáveis estudadas, contudo, verificam-se diferenças (p≤0,05), entre as crianças com idades distintas nas variáveis Saltos Monopedais (p=0.000), Transferência de Plataformas (p=0.011) e Score Total (p=0.001). Nas restantes variáveis de avaliação de habilidades motoras não se encontraram diferenças estatisticamente significativas (Trave (p=0.317) e Saltos Laterais (p=0.592). A prática de exercício extraescolar, supervisionado e periodizado, parece contribuir para valores de %MG mais reduzidos. A adoção de hábitos de vida sedentários reflete-se nas habilidades motoras, nomeadamente na coordenação motora, à medida que as crianças vão envelhecendo, influenciando a sua prestação motora, diminuindo a prestação da mesma.
The Theory of Self-determination relates to motivation and assumes the importance of meeting basic psychological needs in the appearance of self-determined behavior, as the future engagement with sports or exercise that leads to other healthy lifestyles habits. We intend to: i) characterize the motivation and satisfaction of basic psychological needs to practice sport ii) knowing the lifestyles iii) realize that self-determination variables influences the healthy lifestyles. Agreed to participate 684 veteran athletes of both sexes (age: 43.8 ± 8.6 years; mostly with 3 to 5 hours of weekly training, years of practice: 19.5 ± 12.2). We have applied the Portuguese versions of Basic Psychological Needs Scale Exercise (BPNES), the Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ) and Healthy Lifestyle Questionnaire, with the inclusion of sociodemographic data. We used SPSS software (IBM, Statistics 21.0) for processing data, with a focus on descriptive statistics, Pearson correlation coefficient and multiple linear regression. The level of significance was set at p<0.05. The sample showed high levels in basic psychological needs and autonomous motivation, and lower values of controlled motivation and amotivation. In terms of lifestyles, revealed high levels of nutrition habits and rest, and lower values of tobacco consumption habits. Once correlated, the basic psychological needs showed positive and significant correlations with autonomous motivation levels, nutrition habits and rest. Levels of satisfaction with life showed significant and positive correlations with autonomous motivation levels and positive affect, and negative correlations with controlled motivation and amotivation. In regression analysis, nutrition habits and rest are predicted positively by autonomous motivation, as well as the basic psychological needs and negatively by controlled motivation. The results showed that veteran athletes have a good self-determination for sports practice, showing healthy lifestyles related to that same self-determination.
O objetivo foi analisar os valores de composição corporal (IMC e perímetro da cintura) e de valores espirométricos (VEF1, DEMI e CVF), comparando os valores dos sujeitos sedentários com os sujeitos com prática diferenciada de AF, e analisar os estilos de vida (consumo de tabaco e de álcool), de estudantes Portugueses e Italianos. Amostra constituída por 179 indivíduos (85 Italianos e 94 Portugueses) de ambos os sexos, estudantes do ensino superior, dividida em três grupos: GESC+EXERC- 64 alunos (22 Italianos e 42 Portugueses) com AF curricular e extracurricular, supervisionada; GESCOLA- 66 alunos (36 Italianos e 30 Portugueses) com AF curricular supervisionada; GSEDENTÁRIOS- 49 alunos (27 Italianos e 22 Portugueses) sedentários. Posteriormente, para outra análise, dividiu-se a amostra de acordo com os estilos de vida (consumo de tabaco e álcool). Aplicação do questionário de Telama et al. (1997), adaptado. Avaliaram-se os valores espirométricos (DEMI, VEF1 e CVF) com o espirómetro Microquark da Cosmed e os valores de IMC e perímetro da cintura. Os dados foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através da estatística descritiva e inferencial (análise de variância (LSD test) e teste Mann-Whitney), após verificação da distribuição da amostra (Kolmogorov-Smirnov), adotando-se um nível de significância de 5%. Na comparação entre os dois países, os alunos Italianos apresentam resultados mais favoráveis nos indicadores de composição corporal, enquanto Portugal os apresenta ao nível dos valores espirométricos avaliados. O GESC+EXERC de ambos os países obteve resultados significativamente melhores nos valores de composição corporal e em alguns valores espirométricos avaliados, comparativamente ao GSEDENTÁRIOS. As evidências apontam para que os estudantes que, com maior frequência, praticam atividades físicas supervisionadas, de forma continuada e regular, consolidam uma melhoria na composição corporal e na funcionalidade pulmonar, comparativamente aos que recorrem sistematicamente a estilos de vida sedentários, independentemente do país. Há ainda uma tendência para que sejam os elementos do género masculino a consumir com maior frequência bebidas alcoólicas e tabaco, independentemente do país.
The ability to generate and control mental images is present in all of us, but it differs from person to person. Therefore, it is important to understand that imagery ability can be changed through training and experimentation, it is not a fixed ability. The aim of this study is to compare imagery ability in elite, sub-elite and non-elite athletes in a sport which involves closed and continuous motor skills, such as swimming. 79 swimmers (male N = 37; female N = 42) at an average age of 17 took part in this study. In order to assess imagery ability, the Movement Imagery Questionnaire 3 was used, Portuguese version (Mendes et al., 2016). After analysis of the results, these show that in each and every imagery modality, the scores in the three groups differ significantly. In kinesthetic and external visual imagery the elite and sub-elite groups’ scores, although not statistically different from each other, are significantly higher than those of the non-elite group. In internal visual imagery, the differences between all the compared pairs of groups are statistically significant. The elite group got the highest scores, followed by the sub-elite group average scores and finally the non-elite group average scores. According to these results, the conclusion is that athletes with better performance show greater imagery ability and that apparently the external visual imagery proved to be the best intervention method among swimming athletes.
Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e currícula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da "escola em tempo integral"como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na "escola em tempo integral", através de um "retrato de movimento na escola". Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professores). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma área imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
Aquatic activities have been recommended as frequent practices due to the physical properties of water with improvements in body composition of young. Objective: To study if there are differences in body composition and spirometric values in children who practice swimming complemented with water walking and those who only practice swimming. Methodology: 28 individuals (6 to 12 years) were divided into two groups: swimming group (SG: n=9) and swimming complemented with water walking group (SWWG: n=19) in three different moments with 6 weeks between them. For body composition a bio-impedance scale was used and an anthropometric tape for the waist circumference. For spirometric values: forced vital capacity (FVC), forced expiratory volume in 1 second (FEV1) and even peak expiratory flow (PEF) a Cosmed Microquark spirometer was used. For statistical procedures the SPSS (20.0) program for descriptive statistics, the Shapiro Wilk test for testing the normality, inferential statistics (non-parametric Mann-Whitney tests, Friedman's Anova), and for the effect size the d-Cohen test. Results: Regarding the inter-group analysis (comparison between the SG and SWWG) we observed that there were significant differences in weight (p=0,004), forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,025) and peak expiratory flow (PEF: p=0,033). Concerning intra-group differences (improvements in the SG and SWWG), the SWWG showed significant improvements in weight muscle mass (p=0,029), fat mass (p=0,002), percentage of water (p=0,018),, body mass index (BMI: p=0,000), body percentiles (p=0,000), forced vital capacity (FVC: p=0,003) and forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,008). We have concluded that the practice of swimming and water walking have benefits with differences in the analysed group variables, however, the two activities complemented (swimming and water walking) present improvements much more significant.
Background: Sports athletes, namely high-intensity practitioners, suffer from vascular remodeling overtime. The purpose of this study was to analyze the systolic and diastolic velocities' variation between non-athletes and futsal athletes by means of arterial lower limb doppler ultrasound. Additionally, we intended to verify if the velocity variations occur primarily at the systolic or the diastolic level and in which arteries. Methods: Seventy-six young males (mean ± SD: 24.9 ± 2.8 years old) volunteered to participate in this cross-sectional study and were divided into two groups: a futsal athletes group (n = 38; 24 ± 2.78 years) in the central region of Portugal playing on the 2nd national league with the same level of practice (16 ± 2.4 years of practice) and a non-athletes group (n = 38: 26 ± 1.8 years) who did not practice sports regularly and were not federated in any sport. All the subjects agreed to participate in the study with the aim of assessing the arterial lower limb through doppler ultrasound (Philips HD7 echograph with linear transducer 7-12 MHz). Results: Differences between groups (p ≤ 0.05) in the systolic velocity of the left deep femoral artery (p = 0.022; d = 0.546, small) and in the right superficial femoral artery (p = 0.028; d = -0.515, small) were found. We also found differences in the diastolic velocity: in the left common femoral artery (p = 0.002; d = -0.748, moderate), in the right deep femoral artery (p = 0.028; d = -0.521, small), in the right superficial femoral artery (p = 0.026; d = -0.522, small), in the right popliteal artery (p = 0.002; d = -0.763, moderate), and in the left popliteal artery (p = 0.007; d = -0.655, moderate). Moreover, the athletes' group presented the highest mean values, with the exception of the systolic velocity of the left deep femoral artery. In intragroup analysis of variance referring to systolic and diastolic velocities in arterial levels in the right and left arteries, differences were found in all analyses (p ≤ 0.05). Conclusions: We conclude that futsal athletes of our sample go through a process of changes such as increased blood flow velocity in systolic and diastolic cardiac phase in all studied lower limb arteries, showing that the remodeling occurs regardless of vessel radius. Our results reinforce the existence of vascular remodeling that may vary with the sport and its intensity.
The present investigation intends to study if the importance and the difficulty of the game, if the pre-competitive anxiety (somatic and cognitive) and the levels of self-confidence in football were influenced by the competitive level (Under 12s and Seniors) and where the game took place (home / outside) and to verify the correlations between these variables. The sample was intentional and consisted of 85 male athletes, participants in the regional championship of «Under 12s» and Seniors. The «Under 12s» athletes (35) were aged between 11 and 12 years (M = 11.02 ± 0.37) and the Senior athletes (50) were aged between 18 and 35 years (M = 26.66 ± 4.41). The instrument used was the Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2) of Martens et al. (1990) and translated and validated into the Portuguese language by Raposo & Fernandes (2004). Regarding statistical procedures we tested the sample distribution through the Kolmogorov-Smirnov Test. For a normal distribution, we used the T-student parametric test for independent samples. Correlations between the variables were determined using the Pearson correlation coefficient, and we applied linear regression according to the variable’s importance and difficulty of the games for both age groups. We also applied an inferential method based on the magnitude of effects through d-Cohen and r-Cohen. We adopted a significance level of p dŠ 0.05. The results showed that, regardless of the competitive level (Under 12s or Seniors), athletes attributed high levels of importance and difficulty to games played both at home and outside. The levels of importance and difficulty of the games, as well as the levels of cognitive and somatic anxiety were higher in the Under 12s teams, although without significant differences compared to Seniors’ teams, whereas the levels of self-confidence were significantly higher in the Seniors’ teams. In both groups positive correlations were observed between the difficulty of the game and its importance, promoting these variables in general terms and in both levels an increase of anxiety and a decrease in self-confidence. The results were abounding that the importance and the difficulty of the games explain residually in the levels of Under 12s and Seniors the states of anxiety and selfconfidence.
Objetivos: Analisar e comparar os programas de atividade física das academias sénior do distrito de Castelo Branco, traçar o perfil comum dos programas e apresentar uma proposta de programa. Metodologia: Realizámos entrevistas aos responsáveis e professores de atividade física das Academias Seniores sobre o funcionamento das aulas e seus programas. Recolhemos informações sobre como essas aulas são lecionadas, a sua duração, estrutura, tipo de atividades realizadas, exercícios praticados, as suas intensidades e a opinião dos entrevistados sobre a eficácia do programa e as expectativas para os idosos. No final das conclusões sugerimos uma proposta de programa de atividade física. Resultados: Verificámos que na freguesia de Castelo Branco os idosos praticam mais e que na freguesia da Covilhã os idosos praticam menos atividade física. Os programas de atividade física foram criados para ajudar os idosos a ter uma melhor qualidade de vida. Nenhuma instituição tem suporte escrito do programa de atividade física. Os professores acham que esse programa é eficaz. Os conteúdos são semelhantes em quase todos os programas. Conclusão: Através da análise realizada pode concluir-se que existe um perfil comum dos programas de atividade física e que a maior parte dos conteúdos estão de acordo com a bibliografia.
A atividade física e desportiva assume-se como um contexto de de- senvolvimento comportamental, cognitivo e social nas diversas idades. Atualmente é generalizada a prática de atividades físicas e desporti- vas por coletivos infantis e juvenis, ainda que, com uma preferência pela frequência nas modalidades, muito dependente da variável sexo. Todavia é frequente, os pais questionarem-se de qual a idade ideal para os filhos iniciarem determinadas práticas físicas e desportivas, ou mesmo qual o volume de horas de prática semanal, por forma a não prejudicarem o descanso, potenciando a formação dos mesmos Avaliou-se uma amostra de 531 alunos de ambos os sexos, entre os 8 e os 10 anos de idade, procedendo-se à estratificação do volume de horas semanais de atividade física e desportiva, assim como os níveis de auto- conceito através da aplicação da escala de autoconceito de Susan Harter. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nas dimensões de competência escolar e comportamento, que surgem aparentemente beneficiadas com o incremento de horas semanais de atividade física e desportiva, observando-se a mesma tendência favorável na evolução do autoconceito global nos alunos que acumulam um volume de horas de prática semanal mais elevado.
Este estudo tem como objetivo averiguar se existem diferenças significativas na coordenação motora, comparando indivíduos com Deficiência Intelectual eutróficos, com indivíduos com Deficiência Intelectual com sobrepeso. Participaram no nosso estudo 48 indivíduos (27±8.4 anos) com Deficiência Intelectual. O instrumento aplicado foi a bateria de testes KTK (Kiphard & Schilling, 1974), composta por 4 tarefas. Posteriormente foi feita uma divisão dos participantes pelo nível de IMC, sendo que o grupo dos Eutróficos eram sujeitos com IMC até 24,9 kg/m² e o grupo Sobrepeso, sujeitos com IMC acima de 25 kg/m². Relativamente à análise estatística, recorrendo ao Software SPSS 23.0, procedeu-se à verificação da distribuição da amostra (Shapiro-Wilk), onde apenas uma variável (Saltos Monopedais) não a demonstrou. Para essa variável utilizámos o teste U de Mann-Whitney. Para as restantes variáveis, com distribuição normal, utilizámos o t-teste. Foi também realizado o método de inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Verificámos diferenças significativas (p≤0.05) na comparação entre os 2 grupos da amostra, em todas as tarefas da bateria KTK, incluindo o score final, onde o grupo dos eutróficos apresentou os melhores resultados, comparativamente ao grupo com sobrepeso. Concluímos que os indivíduos com deficiência intelectual, com IMC menor ou igual que 25 (eutróficos), apresentam melhor desempenho nos testes de coordenação motora, comparativamente ao grupo com sobrepeso.
Este estudo teve como objetivo analisar a correlação entre as variáveis de composição corporal e as variáveis de aptidão física funcional na população idosa. A amostra reuniu 114 sujeitos. Para avaliar a Composição Corporal utilizou-se uma balança de bioimpedância Inbody 270. Mediu-se a altura com um estadiómetro e calculou-se o Índice de Massa Corporal. Para a aptidão física utilizou-se a Bateria de testes de aptidão motora Rikli e Jones (1999) que avalia a capacidade funcional, consistindo esta na capacidade para realizar atividades diárias de forma natural e segura, sem existir uma fadiga exagerada (Nunes & Santos, 2010). Ao correlacionar as variáveis de composição corporal e aptidão física concluiu-se que que quanto melhor a condição corporal melhor a capacidade física. O Índice de Massa Corporal e Massa Gorda e Percentagem de Massa Gorda com Massa Gorda foram as correlações mais fortes entre variáveis de composição corporal. Nas correlações entre variáveis de composição corporal e testes de aptidão física evidenciou-se a correlação entre Levantar/Sentar e Flexão do Braço. Os resultados do estudo mostram que a aptidão física tem influência na composição corporal permitindo uma melhor qualidade de vida.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras (globais e finas) comparando crianças que ainda eram amamentadas por leite materno com as que já não eram ou nunca foram amamentadas. A amostra é de 153 crianças de ambos os sexos (18,22±2,98 meses), 58 ainda são amamentadas por leite materno (17,59±1,92 meses) e 95 já não são amamentadas por leite materno ou nunca foram (19,81±2,95 meses). As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Houve diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de locomoção, manipulação fina, integração visuo-motora e na Motricidade Fina. As crianças ainda amamentadas apresentaram, em média, melhores resultados em todas as habilidades motoras, com mais enfase nas habilidades motoras finas. Estes resultados mostram que continuar a amamentar a criança com leite materno pode trazer benefícios, não só nutricionais, imunológicos, psicológicos e sociais(1), mas também na competência motora. O que reforça a sugestão da OMS da importância de continuar-se a implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno(1), nomeadamente na duração da amamentação após os 6 meses de idade(2).
A Animação Sociocultural possui um conjunto de fundamentos teóricos, metodológicos e práticos que permitem uma maior intervenção na vertente preventiva, educativa e social dos alunos. Com este estudo procuramos promover a investigação sobre o impacto da Animação Sociocultural, especialmente no que respeita o contexto escolar e, por consequência, o bem-estar da comunidade educativa. A presente investigação pretende responder às questões: (1) qual a importância da animação sociocultural na melhoria das aprendizagem?; (2) de que forma a animação sociocultural contribui para melhorar as aprendizagens?; (3) de que forma a animação sociocultural ajuda a combater a exclusão social, a violência, a indisciplina e o abandono escolar?; (4) aanimação sociocultural deve fazer parte da estrutura curricular? Foram analisadas as perceções dos professores do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, bem como as opiniões dos alunos do ensino primário. Participaram um total de 439 alunos e 36 professores. Foi administrado o questionário Adaptação da Escala de Avaliação de Implementação de Programas, que nos revelou que quer os alunos quer os professores demonstram uma satisfação elevada com a animação sociocultural na oferta educativa, sendo esta atividade promotora de sucesso escolar, maior motivação escolar e redução dos comportamentos desviantes.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras (global e fina) comparando crianças que foram ou não amamentadas por leite materno. A amostra é de 204 crianças de ambos os sexos (33,22 ± 5,98 meses), 106 amamentadas por leite materno (33,59 ± 4,92 meses) e 98 não amamentadas por leite materno (32,81 ± 6,95 meses). As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Kolmogorov- Smirnov para testar a normalidade, o teste de Mann-Whitney para amostras independentes. Houve diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de locomoção (p = 0,012), manipulação de objetos (p = 0,042), manipulação fina (p = 0,000), integração visuo-motora (p = 0,000) e na Motricidade Global (p = 0,026). As crianças amamentadas apresentaram, em média, melhores resultados nas habilidades motoras globais e as que não foram amamentadas por leite materno nas habilidades motoras finas. Estes resultados mostram que o leite materno, devido aos seus benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e sociais, torna a criança mais "forte" a nível motor global (correr, saltar, lançar, pontapear), já as sem leite materno apresentaram melhores resultados nas habilidades motoras finas, provavelmente pela necessidade inicial que estes têm na manipulação inicial dos movimentos finos ao manusear a biberão.
Procurou-se saber qual o conceito de MJ dos treinadores; que objetivos se pretendem alcançar quando se cria um MJ para a equipa; quem deve participar na formulação e conceção do MJ, quais os aspetos a ter em conta na formulação do modelo; se na opinião deles o contexto do clube pode influenciar o MJ, Procuramos ainda saber quais os fatores e condicionalismos, que podem influenciar o MJ adotado; saber se o modelo é reajustado em função da prestação da equipa, do resultado, da equipa de arbitragem, ou do desenrolar do jogo; se os treinadores vão reajustando no seu MJ ao longo do tempo; qual a opinião deles sobre quem deve ter um conhecimento claro sobre o MJ adotado, se esse mesmo modelo deve ser ou não um elemento orientador do processo de treino e de jogo da equipa e se os exercícios a propor devem ser padronizados para todas as equipas de acordo com o MJ. Neste sentido, o objetivo geral do nosso estudo, foi perceber como é que os treinadores de futebol das equipas/escalões de formação de um clube de futebol, que participam nos campeonatos distritais e nacionais, concetualizam e operacionalizam o seu modelo de jogo, e verificar as diferenças tendo em conta a idade, a formação académica e a formação da FPF.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na aptidão física (ApF) e no desenvolvimento cognitivo em idosos, comparando 2 grupos com diferentes níveis de atividade física supervisionada (AFS). Participaram no estudo 18 idosos (83,78±4.055 anos), de ambos os sexos, divididos em dois grupos, de acordo com a frequência da AFS. O grupo A, composto por 9 idosos praticantes de AFS, duas vezes por semana e o grupo B constituído por 9 idosos praticantes de AFS, 3 ou mais vezes por semana. Para caracterizar o nível de AF, foi aplicada uma adaptação do questionário de Telama et al. (1997). Avaliámos a ApF através do Functional Physical Fitness (Rikli & Jones, 1999), e os aspetos cognitivos através do Mini Mental State Examination, do Trail Making Test parte A e do D2 Test (Concentration Index). Os dados obtidos foram tratados com S.P.S.S. versão 23.0. Foi verificada a distribuição da normalidade dos dados (Shapiro-Wilk). Nenhuma das variáveis apresentou distribuição normal, sendo aplicado o teste de MannWhitney. O grupo B obteve diferenças estatisticamente (p≤0,05) e resultados mais favoráveis nas variáveis "Alcançar atrás costas", "Dois minutos Step", "Trail Making Test part A" e "Concentration Index". Comparando os dois grupos de idosos ao nível da ApF e desenvolvimento cognitivo, existem apenas diferenças significativas na flexibilidade dos membros superiores, na aptidão cardiorrespiratória, na velocidade e atenção psicomotoras e no índice de concentração.
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercício físico periodizado, com a duração de 6 meses, nas diferentes componentes da aptidão física e da composição corporal de uma população idosa. Através de um estudo de design quase-experimental, os participantes foram divididos em grupo experimental (N=20) e em grupo de controlo (N=20). As componentes da aptidão física medidas foram a força dos membros inferiores e superiores, flexibilidade dos membros inferiores e superiores, a agilidade/ equilíbrio dinâmico e a resistência aeróbia. As variáveis da composição corporal avaliadas foram o IMC, a percentagem de massa gorda, massa óssea e a percentagem de massa muscular. Estas variáveis foram registadas num primeiro momento e após 6 meses de intervenção. O programa de exercício físico mostrou ser eficaz na preservação e na melhoria de todas as componentes da aptidão física funcional. No que respeita às variáveis da composição corporal não se verificaram diferenças significativas entre os dois grupos, após a intervenção. Os programas de exercício físico periodizados podem ser utilizados por profissionais das ciências do desporto, bem como por outros profissionais de saúde que tenham como o objetivo a promoção do envelhecimento ativo e da saúde.
O presente estudo sobre o desenvolvimento Motor da criança nos primeiros meses de vida, teve como objetivo verificar a relação entre as Habilidades Motoras e a Idade, e a relação entre as habilidades motoras Globais e Finas em crianças dos 12 aos 46 meses. Para o efeito, desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, com uma amostra de 405 crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 46 meses, de ambos os géneros. Os instrumentos usados no estudo foram as Peabody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2). Em termos globais os resultados indicam que existe uma tendência para correlações positivas (maioritariamente moderadas e baixas) entre as variáveis Idade, Habilidades Motoras Globais e Habilidades Motoras Finas, salientando a correlação positiva moderada (p≤0.05; r2=0.265; 0.5≤ r ≤0.7) entre a Idade e a Motricidade Fina e por sua vez uma correlação positiva pequena (p≤0.05; r2=0.217; 0.1≤ r ≤ 0.3) entre a Idade e a Motricidade Global. Podemos assim contatar, uma melhoria destas habilidades à medida que as crianças vão crescendo, salientando melhores resultados na Motricidade Fina.
This study aimed to verify whether the presence of siblings and the type of delivery had an influence on the motor skills development of children in the first 48 months of life. We developed a quantitative study with a sample of 405 children of both genders, divided according to the studied variables: children with siblings, children without siblings, children born via eutocic delivery, and children born via dystocic delivery. The instrument used in the study was the Peabody Developmental Motor Scales-2. Overall, the results indicated that children who had siblings had, on average, better outcomes regarding all motor skills (global and fine). Furthermore, those born via eutocic delivery, on average, had better outcomes regarding all motor skills (global and fine) when compared to children born via dystocic delivery. Thus, the presence of siblings in the family context and the type of delivery positively influenced motor development, especially after 24 months of age, showing that the presence of siblings providing cooperative activities through play and challenges improved cognitive, social, emotional, and physical development. Furthermore, a eutocic delivery, in addition to providing a better recovery from labor and the immediate a ective bond between mother and child, also led to better results in terms of global and fine motor skills.
Os mecanismos psicossociais são importantes para se alcançar uma compreensão estruturada acerca do envolvimento dos idosos na prática de atividade física. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo foi apresentar um conjunto de estratégias pedagógicas, destacando os aspetos psicossociais, que se tornam particularmente relevantes para a programação de atividades físicas para a população idosa. Desta forma, para além dos aspetos gerais da programação das atividades físicas, os programas de atividade física para a população idosa devem considerar que as crenças dos idosos sobre a atividade física podem moldar as suas perceções acerca da participação nos programas de atividade física. Assim, é preciso reforçar a importância de que os programas de atividade física tenham como objetivo em alcançar as diversas dimensões do bem-estar (intelectual, social, emocional, espiritual, vocacional e física), e não apenas a dimensão física. Também é necessário considerar a necessidade de fornecer estímulos motivacionais aos idosos e trabalhar no sentido de desenvolver os níveis de autoeficácia em relação à prática do exercício físico. Nesse sentido, torna-se muito importante garantir que os idosos obtenham sucesso na realização dos exercícios propostos, apoiando o desenvolvimento da autoeficácia através da prática de atividade física. Além disso, os programas de atividade física devem desenvolver a criação de oportunidades de participação para os idosos com diferentes níveis funcionais, tendo em consideração as diversas dimensões do bem-estar. Complementarmente, os programas de atividade física devem estimular a modificação comportamental dos idosos, no sentido de aumentarem os níveis de atividade física diários e reduzirem os comportamentos sedentários.
PURPOSE: There are few or even rare studies conducted in Cabo Verde that address the issue of physical fitness and body composition in the juvenile population. This investigation aims to study the Physical Fitness in children in Cabo Verde: differences between gender, eutrophic and overweight subjects, between practitioners and non-practitioners of sports. METHODS: The sample consisted of 93 individuals aged between 10 and 15 years, from the 2nd and 3rd cycles and secondary school of the Portuguese College based in Cabo Verde. The instruments used for data collection were the FITescola® test battery, and the questionnaire (QAPACE) (Quantification de l’activite physique en altitude chez les enfants) for assessment of physical activity level. Regarding the statistical analysis using the SPSS 23.0 Software, the first analysis was performed to verify the distribution of the sample (Kolmogorov-Smirnov and Shapiro-wilk). Then, for variables with normal distribution we used the t-test and for the remaining variables with nonnormal distribution we used the Mann-Whitney test, with a significance level of 5%. RESULTS: Gender differences were found, in which the male gender obtained more favorable mean values in the “sit-ups”, “push-ups”, “horizontal impulsion”, “shuttle” and “agility” variables, while the females showed superiority in the variables “sit and reach”; differences between the eutrophic and overweight group where, as expected, more favorable mean values for eutrophics than the overweight group in all PF tests. Finally, differences between practitioners and nonpractitioners of sports, with the best results being attributed to practitioners of sports. CONCLUSIONS: We concluded that male subjects have greater proficiency in strength and aerobic fitness tests while female subjects have greater flexibility. High BMI values in overweight children have been found to be associated with increased abdominal fat as well as a reduction in overall PF. As expected, sports practitioners show better results in motor performance on PF tests.
Background. During a soccer game, the most diversified stimuli occur all the time, the physical condition level plays a determinant role, and there may be variations according to the com petitive level. In this sense, the present study aimed to verify differences in body composition, lower limbs power, and anaerobic power, comparing senior soccer players of different competitive levels. Methods. Participants were 81 players belonging to six soccer teams, aged between 18 and 35 years, with a mean age of 23.14 ± 4.23 years, who were divided into three distinct competitive levels: Elite, Sub-Elite and Non-Elite. The players performed bioimpedance evaluations on a tetrapolarInbody270 scale (body composition), the Countermovement Jump (CMJ) through the ChronoJump (lower limbs power), and Running Anaerobic Sprint Test (RAST) (anaerobic power). Results. Based on the com petitive level analysis, we verified that the players present body composition values similar to each other regardless of the competitive level in which they play. Concerning the performance evaluations, we verified that the elite players present higher values of highest jump (p = 0.012; d = 0.76, moderate; and p = 0.022; d = 0.71, moderate) and maximum force produced (p = 0.05; d = 0.64, moderate; and p = 0.002; d = 1.00, moderate), together with higher values of anaerobic power (p < 0.001; d = 2.43, very large; and p < 0.001; d = 2.22, very large), compared to the others. Conclusions. We can thus conclude that there is a homogeneity regarding the body composition of soccer players, regardless of their competitive level; in turn, elite players show better performance indicators in all variables.
The purpose of this study was to analyze the arterial and venous diameters of lower limbs in indoor soccer athletes and non-athletes using Doppler ultrasound to identify the differences in the variation of arterial and venous diameters between groups. Additionally, we intended to verify the differences of arterial and venous diameters between the skilled member (right member) and the not skilled member in each group. 74 male volunteers, aged between 19 and 30 years old, were divided in a group of athletes (n = 37, 24 ± 2.7 years, soccer players from national championship), and a group of non-athletes (n = 37, 26 ± 2.83 years). Vascular lower limb was assessed using Doppler ultrasound (Philips HD7 echograph with linear transducer 7–12 MHz). The athletes showed higher diameters of right common femoral artery (p = 0.009; moderate), left common femoral artery (p = 0.005; moderate), right deep femoral artery (p = 0.013; moderate), right popliteal artery (p = 0.003; moderate), and left popliteal artery (p = 0.017; small) than non-athletes. Veins’ diameters were also higher in athletes, specifically the right deep femoral vein (p ≤ 0.001; large), left deep femoral vein (p ≤ 0.001; large), right popliteal vein (p ≤ 0.001; large), and left popliteal vein (p ≤ 0.001; large). Differences were found between the skilled and non-skilled leg in athletes in the popliteal vein (7.68 ± 1.44 mm vs. 7.22 ± 1.09 mm, respectively, p < 0.003). It seems that futsal athletes have superior mean diameters of lower limbs arteries and veins of the deep venous system to non-athletes. Moreover, the veins presented greater dilation, namely of the leg of the skilled lower limb.
The purpose of this study was to examine the psychometric properties of Peabody Developmental Motor Scales II (PDMS-2-Folio and Fewell, 2000) using a Portuguese sample. The validation of the Portuguese version of the PDMS-2 was applied according to the manual, for 392 children, from two institutions, from 12 to 48 months, with an analysis of the internal consistency (α Cronbach), of test–retest reliability (ICC) and construct validity (confirmatory factor analysis). The results of the confirmatory factorial analysis (χ2 = 55.614; df = 4; p = 0.06; χ2/df =13.904; SRMR (Standardized Root Mean Square Residual) = 0.065; CFI (Comparative Fit Index) = 0.99, TLI = 0.99, RMSEA (Root Mean Square Error of Approximation) = 0.068) of two factors (Gross Motor and Fine Motor) as the original version but correlated. Most of the subtests had good internal consistency (α = 0.85) and good test–retest stability (ICC = 0.98 to 0.99). The results indicated that the Portuguese version of the PDMS-2 is adequate and valid for assessing global and fine motor skills in children aged 12 to 48 months, and can be used as a reference tool by health and education professionals to assess motor skills and, thus, allowing to detect maladjustments, deficiencies or precocity, so that children can later receive appropriate intervention.
In recent years, research on sedentary behaviour has increased. In this regard, there is a need for theoretical reviews that allow us to determine the past, analyse the present, and prepare the future of research in this field. The purpose of this review paper was to analyse and organise the emerging qualitative research trends (2010–2021) on the sedentary behaviour of older adults. A systematic literature search strategy was developed in various electronic scientific databases (e.g., PubMed, Web of Science, ScienceDirect, Scielo, and Scopus). The included studies were required to have different qualitative methodological approaches in terms of data collection and methods of data analysis. Studies conducted in any country and published in a peer-reviewed journal in English, Spanish, and Portuguese were considered. A thematic analysis approach was used for data extraction and synthesis, and confidence in the results was assessed using the GRADE-CERQual approach. This study may enable accurate guidelines to be established for future primary qualitative research related to sedentary behaviour.
Pretende-se identificar os tipos de necessidades mais frequentes e prioritárias das famílias cabo-verdianas de crianças com Necessidades Educativas incluídas num agrupamento de escolas e analisar de que forma as características destas famílias (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral e idade dos pais) se relacionam com as suas necessidades (Necessidades de Informação, de Apoio, Explicar aos Outros, Serviços da Comunidade, Financeiras e Funcionamento da Vida Familiar). Participaram 6 famílias cabo-verdianas. Os instrumentos usados foram dois questionários: um sobre as necessidades das famílias e uma ficha de caraterização da criança e família. Os resultados mostram que quase todas as categorias de necessidades são mais frequentes nestas famílias dado que selecionaram preferencialmente a opção 3 (Necessito deste tipo de ajuda) para as Necessidades de Informação, de Apoio, Financeiras, Serviços da Comunidade e Explicar aos Outros. As necessidades mais prioritárias centram-se nas Necessidades de Informação, de Apoio, Financeiras e Serviços da Comunidade. Quanto à relação entre as características das famílias com as necessidades constatou-se que o tipo de necessidades preferencialmente escolhidas nem sempre foi influenciado pelas suas características.
The university access entails some constraints on the lifestyles of young students, including their physical activity patterns. This study objective to know if the students who entered university education and who attend courses in sports sciences have more adjusted values in terms of body composition and blood pressure in relation to students taking other courses. METHODS: Thirty-one students (age 19.81±1.64 years) participated in this study, of both sexes, divided in two groups: sports students group (N.=19); and students group from other courses (N.=12). Body composition was evaluated, namely Body Mass Index (BMI), waist circumference (WC), hip circumference (HC), using tetrapolar bio impedance (Tanita BC-601) the percentage of body fat (%BF), muscle mass (MM) and bone mineral (BM) were calculated. Blood pressure (SBP/DBP) was also measured (Omron DBP HEM-907). We checked the distribution of the sample. For the variables with normal distribution, we used the paired t-test and for the other variables with non-normal distribution we used the Wilcoxon test. Comparing baseline and follow-up, in sports students, there are differences for the variables WC, HC, MM, BM and SBP. In these comparisons, there was an increase in the absolute values of all variables, except for the %BF, SBP and DBP variables. The group of students from other courses, presents differences for the BMI, WC, HC, %BF and DBP. Students from the Sports course present better overall results in terms of body composition and blood pressure, compared to students from other courses.
Background: The importance of physical activity in the first months of age is well known, however, with the evolution of the urban environment, the excessive workload of parents and the excessive time in growing up in kindergartens has limited this same free practice and little has been studied about this issue. In Portugal, there are institutions that provide oriented physical activity for their children, however, this is optional, which may create disadvantages in children’s motor skills in these ages. Objective: The objective of the study isto verify if there are differences in the development of motor skills (global and fine) comparing children between 12 and 48 months who practice oriented physical activity (OPA) and children who do not. Methods: Participated in this study, 400 children of both genders (28.14 ± 7.23 months). Two groups were created (the group that had oriented physical activity (30 min long and 2 times a week) and the group that didn’t have oriented physical activity). For a better understanding they were divided into 3 age groups (12–23, 24–35 and 36–48 months). Motor skills were assessed using the PDMS-2 scales, for 6 months, following the instrument’s application standards. Results: In a first analysis, we found that the majority of children only start to practice oriented physical activity in institutions from 36 months of age, however, it is in the first months (from 12 to 35) that the greatest differences between the two groups can occur. The OPA group presented better results according to the mean values, in all motor skills. Differences between groups were most noticeable in Postural, locomotion and fine manipulation Skills (showing effect size: moderate and low). Conclusions: We can conclude that a practice of oriented physical activity in the first 48 months is fundamental to the development of motor skills. It is in the first months (up to 36) that there are greater differences, but it is also where there are less children carrying out guided physical activity. This is an important factor, and is determinant to make institutions aware of this importance of this variable in child development.
BACKGROUND: Measuring the functional fitness is essential to provide a working basis for assessing and prescribing exercises. There is a special interest in developing procedures and tests able to provide reliable information and general vocabulary for researchers and practitioners. We intend with this study to analyze the functional fitness of different groups of institutionalized elderly of both genders, relating it with their nutritional status. METHODS: A sample of 46 participants, 31 males and 15 females aged between 65 to 93. For this investigation, the Mini Nutritional Assessment (MNA) was used in order to categorize the nutritional status with a Mediterranean diet that was used. For the assessment of the functional fitness, it the battery Fullerton Functional Fitness Test (FFFT) developed in 1999 by Rikli and Jones was used. RESULTS: We found that the elderly who maintained a diet divided into seven meals had more favorable values in all categories of the battery tests with significant differences. We also found that the nutritional status of the elderly and the number of meals is statistically significant in tasks measuring strength, agility and aerobic capacity. CONCLUSIONS: The elderly with normal nutritional status have better performance in the battery tasks, particularly those who choose the diet divided into seven daily meals. The Mediterranean Diet used seems to be favorable in this population, in both genders and it promotes the maintenance of their physical abilities.
The study was initiated because one of the authors had a child in the family with Duchenne muscular dystrophy (DMD). The author was concerned about what could be done to improve the quality of life of this child. The hypotheses explored whether hydrotherapy could bring any relief or advantage in functional mobility to an individual with DMD and whether a water environment facilitates mobility, pleasure, and joy for a young child with Duchenne muscular dystrophy. Our sample had three individuals, all of them boys, 9-11 years of age. Two were the control group and didn’t practice any kind of physical activity and the other one was our two-year longitudinal case study during which he experienced hydrotherapy practice two times a week for forty-five minutes each. We applied the Egen Klassifikation (EK) scale to quantify the degree of movement limitation present at each of five measurement points over the two years. The variables analyzed were the physical activity issues and the EK scale values. The descriptive results showed that all three individuals increased their EK scale values over time, showing the inevitable progression of the disease. The individual who participated in the water activity sessions had the slower increase that we inferred, meant less deterioration in functional movement. No inferences can be drawn from these limited data, especially because only one individual experienced the water activities. This study does provide the impetus for subsequent, larger controlled studies to see if they could replicate these initial case study results.
Considerando que a prática de hidroginástica pode contribuir para um envelhecimento mais ativo e saudável. O estudo teve como objetivo conhecer o impacto das aulas de hidroginástica frequentadas ao longo de 4 meses na aptidão física dos idosos. A amostra foi constituída por 83 idosos, utentes das aulas de hidroginástica e foi dividida em 3 grupos tendo em conta o número de aulas frequentadas (Menos de 15; 15 a 25; mais de 25). Para a recolha de dados usamos a bateria de testes Funcional Fitness Test (Rikli & Jones, 1999). A aptidão física foi avaliada pelo investigador seguindo o protocolo de provas, sendo os testes aplicados numa sala adequada para o efeito e pela mesma ordem nos dois momentos (início e final do estudo com um intervalo de 4 meses). Quanto às provas estatísticas, não se verificando uma distribuição normal dos dados, aplicamos o teste não paramétrico para duas variáveis emparelhadas de Wilcoxon que nos permitiu verificar as diferenças entre os dois momentos de avaliação. Os resultados revelaram melhorias em praticamente todos os testes entre a 1ª e a 2ª avaliação. No teste levantar e sentar na cadeira o nº de repetições passou de 13,40 para 14,43, no teste flexão do antebraço passou de 18,24 repetições para 18,92, no teste sentado e alcançar a média apesar de ser negativa, passou de -5,47 cm para -3,46, no teste sentado, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar passou de 6,40 segundos para 6,31, no teste, alcançar atrás das costas passou de -17,07 cm para -15,61cm. Encontramos melhorias estatisticamente significativas no teste levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,011), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,001) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,001). O número de aulas frequentadas ao longo dos 4 meses entre os grupos não se mostrou diferenciadora para a melhoria obtida. O 1º grupo apresentou melhorias significativas em 3 provas (levantar e sentar na cadeira (sig. = 0,006), no teste sentado e alcançar (sig. = 0,004) e no teste alcançar atrás das costas (sig. = 0,002)).O 2º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (alcançar atrás das costas (sig. = 0,023)) e o 3º grupo apresentou melhorias significativas apenas numa prova (sentado e alcançar (sig. = 0,002)). Conclusões: prática de hidroginástica teve um impacto positivo na melhoria dos resultados da aptidão física nos idosos e o número de aulas frequentado não se mostrou diferenciador nos resultados obtidos.
This study aims to verify the impact of physical activity on the physical fitness of elderly. The sample consisted of 348 elderly individuals aged between 61 and 97 years, divided into 2 groups (254 practitioners of Physical Activity and 94 non-practitioners). From the first group 48 practice hydrogymnastics and 206 practice gymnastics. Physical fitness was assessed following the test protocol of the Senior Fitness Test battery (Rikli & Jones, 2001). In addition to descriptive statistics, the Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney and Kruskal Wallis statistical tests were used with comparisons by pairs. The results allowed to identify that in each and every one of the tests of functional physical fitness there are statistically differences between practitioners and non- practitioners of PA, with mean averages significantly higher by the practitioners. The practice of any of these activities (Hydrogymnastics and Gymnastics) reveals significant differences with the group of non-practitioners, and the means obtained in any of the physical fitness tests of the two groups of practice much superiors compared to the non- practitioners. There are also significant differences between Hydogymnastic and Gymnastics practitioners in the test sitting, walking 2.44 m and sitting again, and walking for 6 minutes, where the gymnastic practitioners obtained better results in both tests.
Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da prática de atividade física (AF) na aptidão física funcional de idosos. A amostra, constituída por 348 idosos com idades compreendidas entre 61 e 97 anos de idade foi dividida em 2 grupos (254 praticantes de AF e 94 não praticantes de AF). A aptidão física foi avaliada seguindo o protocolo de testes da bateria de testes Senior Fitness Test (Rikli & Jones, 2001). Para além de estatística descritiva, foram utilizados os métodos estatísticos de Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney e Kruskal Wallis. Os resultados permitiram identificar diferenças estatisticamente muito significativas entre praticantes e não praticantes de AF. Os praticantes de AF apresentam médias significativamente superiores aos não praticantes. A prática de qualquer uma das modalidades (Hidroginástica, Ginástica) produz diferenças muito significativas para com o grupo de não praticantes, sendo as médias obtidas em qualquer um dos testes de aptidão física dos dois grupos de prática muito superiores ás do grupo de não praticantes. Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas entre os praticantes de Hidroginástica e de Ginástica nos testes Sentado, caminhar 2,44 m e voltar a sentar e Caminhar 6 minutos, obtendo os praticantes de ginástica sénior melhores médias nestes dois testes.
O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.
This study aimed to analyze the effects of a combined training (CT) program performed during the first national lockdown due to the COVID-19 pandemic on body composition, metabolic profile, quality of life and stress in sedentary workers, and examines whether changes in the metabolic profile are associated with changes in health-related outcomes which are modifiable by exercise. We evaluated 31 sedentary workers (48.26 ± 7.89 years old). Participants were randomly assigned to a CT group (i.e., performed 16 weeks of exercise) or to a non-exercise control group. The CT program consisted of 16-week of resistance and aerobic exercise. Body composition, glycemic and lipidic profiles, cardiorespiratory fitness (CRF), health-related quality of life and stress levels were assessed pre- and post-intervention. After the intervention period, the CT group demonstrated significantly lower waist and hip circumference (p < 0.05) values than the control group. The control group significantly increased the fasting glucose and HOMA-IR after 16 weeks follow-up (+4.74 mg/dL, p = 0.029; and +0.41 units, p = 0.010, respectively), whiles no significant changes were observed in the CT group in the same parameters (+3.33 mg/dL, p = 0.176; and +0.04 units, p = 0.628, respectively). No changes were observed in the lipid profile for either group (p > 0.05). A significant positive relationship was detected between the change in BMI with the changes in insulin and HOMA-IR (r = 0.643, p = 0.024; and r = 0.605, p = 0.037, respectively). In addition, the changes in CRF were negatively associated with the changes in total cholesterol (r = −0.578, p = 0.049). We observed differences between groups on perceived stress levels and physical, psychological, and environmental domains of quality of life, with the CT group showing better results. Moreover, the CT group improved perceived life satisfaction (+3.17 points, p = 0.038). The findings of the present study suggest that the participants who remained physically active during the first pandemic-related lockdown were able to mitigate the deleterious effects associated with a sedentary lifestyle.
O Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) é uma modalidade de esforço intermitente, onde se considera a resistência como a capacidade motora mais importante, associada à realização de esforços intensos de forma repetida, durante um período prolongado. O objetivo deste estudo é verificar o nível das capacidades físicas dos atletas da Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Assim, examinamos na prática desportiva adaptada a velocidade, resistência, agilidade, potencia de membros superiores e preensão manual, no processo de desenvolvimento individual do atleta. A nossa amostra foi constituída por 14 atletas de Desporto Adaptado, com idades compreendidas entre os 19 e os 40 anos. Através da aplicação de vários testes físicos, recolhemos a informação definida pelo nosso modelo de análise. Podemos concluir que comparativamente com outros estudos observamos que há diferenças significativas em todos dos testes realizados quer seja de agilidade, velocidade, potencia e resistencia, uma vez que a amostra do nosso estudo eram atletas de elite da Seleção Nacional de BCR.