Search results

174 records were found.

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Doutoramento em Educação Física e Desporto, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Dissertação apresentada com vista à realização de Provas Públicas para Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para a área científica de educação física.
Através das Unidades Experimentais de Ensino, principal estratégia de investigação, os conceitos de sucesso pedagógico e eficácia passaram de uma mera definição das características do bom professor, que estariam associadas a um bom ensino, para as variáveis e factores a favorecer para se conseguir ser eficaz e garantir que os alunos aprendam as actividades físicas.
Dissertação de Mestrado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Metodologia da Educação Física, apresentada à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Com o presente artigo pretende dar-se conta do papel fundamental que desempenha a supervisão na formação de professores e particularmente o desempenho da supervisão clínica. O microensino, como um caso particular de supervisão clínica pode ser um excelente meio de preparação prévia para a prática pedagógica. O microensino com pares já deu provas ao nível da formação de professores de Educação Física. Apesar das limitações as vantagens superam largamente as inconveniências.
A estabilidade dos comportamentos de ensino é conhecida pela importância que assume no domínio da formação inicial, em exercício e contínua dos professores, principalmente no que se refere aos processos de modificação comportamental com vista à eficácia do ensino. A pesquisa orientou-se no sentido de procurar conhecer a variabilidade dos comportamentos de ensino do professor de Educação Física ao longo das suas aulas e também em função da leccionação de modalidades desportivas diferentes em dois professores, um do Ensino Básico e outro do Ensino Secundário. Os resultados apontam, de um modo geral, a existência de uma variabilidade assinalável na maioria das categorias comportamentais utilizadas, independentemente das modalidades desportivas leccionadas. Consequentemente, quaisquer que sejam a ou as modalidades ensinadas, parece não ser aconselhável a observação de um número reduzido de aulas a um professor, sob pena de poder ser efectuada uma apreciação incorrecta dos seus comportamentos de ensino. As diferenças observadas nos dois professores em relação às categorias de algumas dimensões comportamentais parecem reforçar a ideia da necessidade de implementar uma formação de professores diferenciada de acordo com o nível de ensino onde irão leccionar.
N.º especial temático sobre Motricidade Infantil
In the direction to look for a better Knowing of the teaching process, to the level of that we cannot see: the thought, and particulary, the thought of those to which the learning concerns, we direct our study for the attention of the pupils. In fact, it seems not to be doubt that, in education, if the pupils will not be with attention to what they are doing, their learning will leave inevitably compromised. The basic purpose of this research was to know what students were thinking during Physical Education Classes. For data collection we used an instrument with a single question of closed and alternative reply, so that it could be filled in the fastest way. The questionnaire was applied to a large group of 10-13 years old pupils, in the classes observed to pré-service physical Education Teachers. The analysis of the questionnaires allowed us to get a global image of this aspect of the thought of the pupils, to be able to represent the profile of their attention in the lessons of the human movement.
Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador para a área científica de Educação Física.
Contém: vol. 2 : 17è siecle : le siecle des idees; 18è siecle : le siecle des calculs
These présentée à l'Université Montpellier II - Siences et Techniques du Languedoc pour obtenir le Diplome de Doctorat
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na Especialidade de Gerontomotricidade.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Gerontomotricidade.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança.
Qualquer que seja a actividade a desenvolver, um educador deverá planifica-la, porque a planificação é a única forma de nos assegurar-mos de que sabemos bem onde queremos ir, que definimos bem o caminho para lá chegar e que temos mecanismos para saber se lá chegamos. O presente artigo tem como principal objectivo elucidar os leitores sobre a problemática da planificação no campo das actividades físicas (actividades na neve). Faz-se uma abordagem aos diferentes tipos de planificação e suas particularidades e aspectos fundamentais da programação. O artigo apresenta no final um exemplo prático de uma planificação de actividades na Neve.
As transformações sociais, económicas, políticas e culturais associadas a outras características das sociedades pós industriais (hábitos sedentários, stress emocional, inactividade física...) e o nascimento de uma sociedade da informação que vive preponderantemente em meio urbano, provocaram uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas. Estas transformações levam à necessidade de novas práticas por parte das populações. O presente artigo tem como principal objectivo, apontar novos caminhos no combate ao sedentarismo, procurando realçar os aspectos positivos das actividades físicas em ambiente natural, principalmente para as crianças e jovens.
O objectivo principal deste estudo, é pesquisar o nível da atenção dos alunos nas aulas de Educação Física, leccionadas por professores estagiários para o 2º ciclo do ensino básico. Para tal elaboramos uma questão simples e objectiva, colocada a uma amostra em diferentes momentos da aula, distribuída por várias turmas. Depois foi efectuada uma análise às respostas, donde se retiraram as principais conclusões.
Tecnologias como os videojogos chamam a atenção das crianças, que jogam o jogo que querem durante o tempo que querem, sem que os pais, por vezes, se apercebam que isso acontece. Este estudo pretende analisar e interpretar a representação que os pais têm sobre o tempo de jogo em videojogos, dos seus filhos com idade de frequentar o 1.ºCiclo. Para conhecer a representação dos pais em relação ao tempo que as crianças passam a jogar videojogos durante a semana e fim de semana, em relação à importância que atribuem aos videojogos no desenvolvimento das crianças e, ainda, quanto à opção das crianças entre a prática de videojogos e a prática de atividades físicas, utilizámos um questionário. Este foi entregue a 163 pais de três escolas, com idade compreendida entre os 6 e os 10 anos. Após a análise verificou-se que apenas duas das diversas hipóteses se confirmaram, havendo diferenças estatisticamente significativas.
Com o presente estudo pretendeu-se verificar se as crianças que beneficiaram de uma formação básica alternativa, o projeto Belgais, assente numa forte aproximação ao contacto com a arte: música, dança, representação, jogo, movimento, …, apresentavam diferenças significativas em fatores psicomotores como o esquema corporal, a estruturação espaço-temporal e a praxia global, em relação a crianças que tiveram uma formação básica convencional. Aplicando uma bateria de testes psicomotores, aos alunos do projeto e aos de uma escola que usa a formação clássica no ensino básico e dista escassos 5km, ambas de zona rural do interior do País, o estudo coloca em evidência a vantagem de usufruir de uma formação especial.
O presente artigo tem como objetivo analisar a influência de um programa de Jogos Tradicionais nos níveis de aptidão física da mulher idosa. Para o efeito estudou-se de forma pormenorizada a possível ocorrência de alterações nas habilidades motoras básicas, consoante a idade. Para a realização deste estudo utilizou-se uma amostra formada por um grupo de 26 idosas, praticantes de atividade física, do concelho do Bombarral, com idades compreendidas entre os 65 e os 87 anos. Deste grupo, formaram-se outros dois mediante a faixa etária. Assim, formou-se um grupo de idosas com idades compreendidas entre os 65 e os 75 anos e um outro grupo, com idades acima dos 75 anos. Foi aplicada a bateria de testes de Rikli e Jones (2001) a todas as idosas, em dois momentos, no início e no fim do programa, o qual teve uma duração de 13 semanas. O tratamento dos dados obtidos foi feito através do programa estatístico PSPP, um clone “Open Source” do conhecido programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®). Verificamos com o nosso estudo, que as ligeiras alterações das capacidades motoras permitem-nos afirmar que um programa de Jogos Tradicionais permite manter os níveis de aptidão física funcional.
O objetivo deste livro é apresentar um conjunto de orientações metodológicas a considerar em revisões sistemáticas de estudos mistos que envolvem o exercício, o envelhecimento e a saúde. Além disso, apresenta-se uma visão geral sobre a aplicação dos princípios dos métodos mistos aos estudos de síntese de literatura. Todos os elementos descritos são fundamentados em literatura metodológica relevante. Adicionalmente, sempre que possível, são incluídos exemplos de relatórios já publicados para facilitar a compreensão dos elementos descritos. Nesse sentido, as orientações gerais descritas têm como finalidade garantir a maior transparência dos relatórios de investigação. Esperamos, assim, que este documento seja útil para os autores interessados em produzir investigação através de estudos de métodos mistos.
The book emphasises the transformative power of nature in old age. It draws on empirical knowledge to inspire seniors to rejuvenate their lives through the beauty and wonder of nature. It is a valuable resource for older people, carers and healthcare professionals seeking transformative experiences in nature that offer relaxation, rejuvenation and a deep sense of connection with the universe. With each turn of the page, the book reminds us that nature is a limitless source of joy, healing and renewal, offering us the chance to rediscover the magic of life itself.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física: Desporto Adaptado.
Mestrado em ciências da educaçäo, metodologia da educaçäo física
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da Educaçäo na área de Metodologia da Educaçäo Física
Dissertação de Mestrado de Supervição Pedagógica em Educação Física Escolar
Contém: 113 peças : color., plástico, cartolona, vermelho, azul, amarelo, branco
Dissertaçäo de candidatura a Provas Públicas para obtençäo do grau de Professor Coordenador
Dissertaçäo de Doutoramento em Educaçäo Física e Desporto apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Projeto para obtenção do Grau de Mestre em Atividade Física, especialização em Desporto Adaptado (2º ciclo de estudos), apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação de mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Desporto Adaptado.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Motricidade Infantil.
Dissertação académica apresentada com vista à obtenção do grau de doutor em Ciências do Desporto de acordo com o disposto no Decreto-Lei 107/2008 de 25 de Junho.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Desporto Adaptado.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialização de Gerontomotricidade.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade da Beira Interior - Ciências Sociais e Humanas, para a obtenção do Grau de Doutor em Ciências do Desporto (3º ciclo de estudos).
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Gerontomotricidade.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Desporto Adaptado.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
A procura do sucesso pedagógico tem levado ao desenvolvimento e à adopção de metodologias, estratégias, modelos, experiências ou programas de formação de professores que possam contribuir para melhorar as habilidades de ensino e a competência para ensinar. Pretendíamos saber se a aplicação de distintas formas, métodos ou modelos de preparação de professores para a prática docente, tinha tradução, mais tarde, durante a prática pedagógica ou estágio, em diferenças significativas na sua acção. Para o tentar saber, decidimos preparar os participantes através de quatro processos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, como o ensino com pares, o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, e uma preparação clássica sem a utilização de qualquer um destes modelos, e mais tarde, durante a sua prática pedagógica, efectuar a análise do processo de ensino que nos permitisse encontrar as respostas pretendidas. A observação das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, permitiram-nos ficar com uma imagem, sob diferentes perspectivas, desses aspectos do comportamento de professores e alunos. A interrogação dos professores e dos alunos possibilitaram um conhecimento de alguns dos aspectos que não se vêm mas que interferem e condicionam o processo de ensino aprendizagem. O estudo colocou em evidência as diferenças na acção dos professores preparados pelos distintos procedimentos, permitindo-nos concluir que a formação de professores de Educação Física através dos modelos de preparação para a prática docente utilizados, em termos globais, não se traduz numa conduta comportamental diferente, mas em termos particulares, ficou evidente que essas diferenças eram significativas para alguns aspectos em análise.
O principal objectivo deste trabalho é estudar a opinião dos pais, sobre as Actividades Físicas na primeira infância, particularmente as desenvolvidas no jardim de infância ou infantário, pelos seus filhos. Procuramos verificar também se o sexo, o seu historial de prática física e a idade, tinha influência nas suas representações.
Sendo a prática da Actividade Física considerada tão importante para a saúde e o bem-estar do idoso, importa verificar se os idosos que beneficiam da participação em práticas físicas organizadas e sistemáticas apresentam diferenças em algumas qualidades motoras básicas, como a força, a flexibilidade e a agilidade, fundamentais ao aumento da sua mobilidade e consequentemente à melhoria da sua qualidade de vida. Portanto, pretendemos saber se há diferenças significativas entre os idosos que praticam Actividade Física organizada e regular e os que não praticam. Utilizando 5 dos 7 testes que compõem a bateria de testes de Rikli & Jones (2001),pudemos constatar que com excepção para o índice de massa corporal, que também não tem directamente a ver com a prática do exercício e que está dependente de outros factores, todas as qualidades motoras testadas revelaram valores significativamente maiores em idosos praticantes de actividade física regular e orientada do que os que dela não beneficiam.
Objetivo: A presente investigação tem como principal objetivo verificar os efeitos da atividade física na composição corporal (índice de massa corporal e perímetro da cintura), nos valores espirométricos e relacionar esses indicadores com a função respiratória. Material e Métodos: A amostra, constituída por 86 indivíduos, alunos do ensino superior, com média de idade de 21,3 ± 2,4 anos, foi dividida em dois grupos: grupo de controlo constituído por 28 sujeitos sedentários (20,9 ± 1,3 anos), e grupo experimental constituído por 58 sujeitos (21,5 ± 2,8 anos) praticantes de exercício supervisionado. Para caraterizar a amostra quanto ao tipo de atividade física, aplicámos uma adaptação do questionário de Telama et al. Avaliaram-se os valores de espirometria (DEMI, VEF1 e CVF) com o espirómetro Microquark da Cosmed e os valores de índice de massa corporal e perímetro da cintura. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através do t-test, do teste de Levene, do teste Mann-Whitney e do teste de correlação de Spearman, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: O grupo experimental obteve resultados significativamente melhores (p ≤ 0,05) nos valores de índice de massa corporal, do perímetro da cintura e em todos os valores avaliados pela espirometria (DEMI, VEF1 e CVF), comparativamente ao grupo de controlo. Verificámos também que há uma tendência para correlação negativa entre os valores da composição corporal e os valores espirométricos, apenas observável em algumas variáveis (DEMI, VEF1), ou seja, quanto maiores os valores da composição corporal, menores os valores espirométricos. Conclusão: Os alunos com prática de exercício supervisionado, apresentaram melhores índices de composição corporal e de função respiratória. Valores de índice de massa corporal e de perímetro da cintura desajustados poderão provocar disfunção respiratória, ao nível da ventilação e respetivos volumes pulmonares, limitando a prática de atividade física e aumentando a apetência para patologias respiratórias.
Objetivo: verificar os efeitos da atividade física (AF) nos parâmetros fisiológicos, em associação com a composição corporal, de sujeitos sedentários e com prática diferenciada de AF. Métodos: estudo transversal com 104 adultos, de ambos os sexos, divididos em 3 grupos: GESC+EXERC - 49 alunos com atividades curriculares e extracurriculares; GESCOLA - 34 alunos com atividades curriculares; GSEDENTÁRIOS - 21 alunos sedentários. Aplicação de questionário, avaliação de parâmetros fisiológicos e composição corporal. Utilizou-se o teste Mann-Whitney, a análise de variância e o teste de Spearman, com p ≥ .05 Resultados: GESC+EXERC obteve resultados estatisticamente diferentes na Pressão Arterial sistólica e diastólica, nos Triglicerídeos e no IMC, comparativamente ao GSEDENTÁRIOS. Verificou-se correlação positiva entre o IMC e perímetro da cintura, e entre algumas variáveis avaliadas. Conclusões: A prática de exercício supervisionado e periodizado parece contribuir para a melhoria de alguns parâmetros fisiológicos avaliados, promovendo maior funcionalidade e diminuindo a apetência para patologias metabólicas e cardiovasculares.
This systematic review aimed to synthesize the scientific evidence about the relationship between sedentary behaviours and various psychological outcomes in older adults. The study searches were conducted in the following databases: PubMed, PsycINFO, ISI Web of Knowledge and ScienceDirect. We selected 15 observational quantitative studies according to specific eligibility criteria. The data extraction was performed independently by different authors, including the evaluation of the risk of bias of the studies and the classification of the force of evidence. The results showed a tendency of showing no associations between the sedentary behaviours, the well-being and quality of life of the elderly. Concerning life satisfaction and perceived stress, it seems that active sedentary activities have positive effects on these indicators. Evidence has also suggested that some sedentary behaviours may help maintain some cognitive functions in the elderly population, namely in different types of memory. In other studies, it has been demonstrated a tendency that too much time in passive sedentary activities has been associated with depressive symptomatology. However, this review suggested that the evidence is not yet consistent in the relationship between the sedentary behaviours of the elderly and the indicators analysed, and more research is needed.
El envejecimiento ha sido caracterizado por una pérdida progresiva de las capacidades fisiológicas, llevando a una mayor vulnerabilidad en el desarrollo de patologías (Araújo et al., 2015). En Portugal, datos que verifiquen niveles de AF o funcionalidad, de la población anciana, y que (nuestro objetivo es estudiar los efectos de un programa de Gimnasia Senior, con la duración de 12 semanas, en la capacidad funcional de los ancianos en el municipio de Mação después de la aplicación parcial de la batería de pruebas Senior Fitness Test (SFT) verificando si, en el post-test del IMC y de la flexión del Antebrazo existen diferencias estadísticamente significativas. El estudio presenta carácter experimental, analítico y longitudinal. La muestra (por conveniencia) constituida por 23 ancianos institucionalizados a frecuentar el Hogar de Ancianos de la Santa Casa de la Misericordia de Mación. Después de la selección de la muestra y después de la aplicación de la batería de pruebas de Rikli & Jones, los sujetos fueron divididos en 2 grupos grupo de control (GC): 10 ancianos que no participaron en el programa de gimnasia senior, continuando manteniendo estilos de vida más sedentarios presentando un promedio de edades de 79,6 ± 6,45 años; grupo experimental (GE): 13 ancianos que participaron en el programa de Gimnasia Senior de 12 semanas presentando una media de edad de 87,15 ± 6,09 años. La muestra presenta en el GC 3 hombres y 7 mujeres. Ya en el GE presenta 3 hombres y 10 mujeres. Los principales resultados de nuestro estudio muestran que el IMC en el GE es superior presentando una media de 28,61 ± 2,57 en comparación con el IMC del GC que presenta una media de 27,71 ± 4,8. Se observa que el IMC dentro del GE es mayor en el género masculino. En cuanto al IMC del GC el mayor es en el género femenino presentando 27,87. En cuanto a la prueba de flexión del antebrazo, la media del GE es bastante superior a la del GC, presentando 13 ± 4,36 contra 7,1 ± 2,42. También podemos ver que el género masculino del GE fue el que realizó más ejecuciones cerca de 15,33, contrastando con el género masculino del GC que fue el que realizó el menor número de ejecuciones, 6,67. Para la verificación de las diferencias estadísticamente significativas se aplicó la prueba t student. Se verificó entonces que tanto en la prueba del IMC como en la prueba de la Flexión del antebrazo los valores obtenidos fueron todos inferiores a 0,05, existiendo entonces diferencias estadísticamente significativas. Se observa que en los GC y GE a normalidad de muestra de la prueba de flexión del antebrazo los valores son aproximados, 0, 89 para el GC y 0,79 para el GE. En el IMC se verifica que los valores son bastantes diferenciados, siendo el GC 0,84 y el GE apenas 0,25. Como conclusión, en este estudio las pruebas IMC y flexión del antebrazo presentaron diferencias estadísticamente significativas, o bien ha comprobado que, además de que las personas mayores han mejorado su capacidad funcional, estas mejoras se lograron mediante la aplicación del programa de gimnasia
In this article we will try to address the importance of attention as a relevant construct in teaching, learning, performance and training of sports activities in its several modalities. We will try to draw attention to the fact that athletes in general, and young people who are developing their learning of a particular sport, are strongly influenced by their attentional profiles (e.g., depending on aspects that are more internal or external to the subjects: in a broadband perspective or with a pronounced and specific focus of the attention). Such conjectures allow us to make considerations regarding the way that teaching / learning models are conceived for physical education classes, since there seems to be a attention profiles fluctuation at different moments of the class, as well as, it cannot be forgotten the relevance of the attentional profiles of each student during the whole learning, developing and consolidating process in the practice of a sporting modality.
O presente artigo tem como objetivo verificar qual a capacidade funcional e a composição corporal (IMC) da população idosa, alunos de uma turma de ginástica sénior antes de iniciar um programa de atividade física controlado com a duração de 10 meses. Para a realização deste estudo utilizar- se-á uma amostra formada por um grupo de 12 idosos, praticantes de ginástica Sénior, da povoação Sobral Fernando, do Concelho de Proença-a- Nova, com idades compreendidas entre os 60 e os 85 anos. Será aplicada a bateria de testes de Rikli e Jones (2001) a todos os idosos no início do programa. O tratamento dos dados obtidos, será feito através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Esperamos verificar com o nosso estudo, que a condição física dos participantes estará dentro dos padrões da sua idade, sendo que, depois na segunda avaliação no fim do programa, essas capacidades possam, eventualmente, manterse e melhorar.
The sport in your strand adapted contributes to significant improvements in functionality, social autonomy and the quality of life of individuals with disabilities. The objective of this study was to evaluate the Self- determined Motivation, Basic Psychological needs, satisfaction with life and Affections produced between sports athletes and regular sport in athletics, evaluating also the lack of Social integration of athletes with disabilities. 127 athletes attended, where 100 are practitioners of athletics at regular (air) between 15 and 48 years (M = 19.38 ± 6.70), and the remaining 27 of adapted athletics (AA) between 16 and 50 years (M = ± 10.25 34.48). As data collection instruments used questionnaires and semi-structured interview. The results obtained revealed that the AA athletes showed higher average values of autonomous motivation, satisfaction with life and positive effects, compared to athletes who presented air higher average values of motivation controlled, motivation and negative effects. Through the interviews we found that the integration in sport adapted by athletes with disabilities made had won greater autonomy and greater self-confidence, recognizing their potential, limitations and values, facilitating your integration in society.
O presente artigo tem como objetivo verificar qual a capacidade funcional e a composição corporal (IMC) da população idosa, alunos de uma turma de ginástica sénior antes de iniciar um programa de atividade física con- trolado com a duração de 10 meses. Para a realização deste estudo utili- zar-se-á uma amostra formada por um grupo de 12 idosos, praticantes de ginástica Sénior, da povoação Sobral Fernando, do Concelho de Proença-a- Nova, com idades compreendidas entre os 60 e os 85 anos. Será aplicada a bateria de testes de Rikli e Jones (2001) a todos os idosos no início do programa. O tratamento dos dados obtidos, será feito através do progra- ma estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Esperamos verificar com o nosso estudo, que a condição física dos participantes estaraá dentro dos padrões da sua idade, sendo que, depois na segunda avaliação no fim do programa, essas capacidades possam, eventualmente, manter- se e melhorar.
O objetivo do estudo foi compreender de que forma é que as crenças de saúde compensatórias podiam determinar o comportamento sedentário dos idosos praticantes de exercício físico regulamente. Foram selecionados dez idosos (67.8 ± 3.9) e os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada a partir de um processo indutivo e dedutivo. Os resultados mostraram que as crenças dos idosos sobre as consequências negativas do comportamento sedentário na saúde estavam em conflito com as suas ações comportamentais, sugerindo uma dissonância cognitiva. Nesse sentido, os resultados sugeriram a existência de um conflito motivacional entre o desejo dos idosos em realizarem várias atividades sedentárias e o objetivo de serem fisicamente ativos. Assim, parece que os idosos podem resolver esse conflito motivacional, evitando sentimentos de culpa acerca do tempo que passam sentados, ativando as crenças de saúde compensatórias. Os resultados sugeriram, ainda, que os idosos reconheceram que praticavam exercício físico por incentivo familiar e, sobretudo, por indicações médicas, sugerindo uma motivação extrínseca para a prática de atividades físicas. Desta forma, os idosos também podem apresentar baixos níveis de autoeficácia, na regulação do conflito motivacional, entre o desejo de estarem sentados e o objetivo de serem fisicamente ativos, dificultando o envolvimento autónomo em prática de atividades físicas diariamente. Deste modo, parece que os idosos acreditam que por um lado podem realizar atividades sedentárias do seu agrado, e por outro podem eliminar as consequências para a saúde do tempo sedentário através da prática de exercício físico.
“Pedagogia do Desporto – Novas abordagens de Investigação” é o novo livro editado por João Petrica, Jorge Santos e João Rui Paulo, docentes da área científica de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação do IPCB, e investigadores da SHERU – Sport, Health & Exercise, Research Unit. A obra tem o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento na área da Pedagogia do Desporto. Apresenta temas escritos por Professores/ investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico nesta área de intervenção. O mesmo resulta de investigações realizadas em contextos específicos e diversificados, mas que se complementam, que vão desde o estudo mais atual do processo de ensino com foco no aluno, ao nível da dimensão invisível, desde a atenção à motivação, passando pela abordagem das questões de planificação, avaliação e supervisão."
As modalidades desportivas demandam uma atenção concentrada, detida e polarizada, como condição necessária para o processo de aprendizagem. Tomada como condição essencial para a aprendizagem, a atenção, é considerada uma poderosa variável mediadora, porque é notória a sua influência no processo de enino-aprendizagem, bem como a influência existente entre o comportamento do professor, do aluno e os resultados das aprendizagens. A partir desse pressuposto, a atenção focalizada surge como condição fundamental para a aprendizagem, pois, quanto maior o poder de manter o foco em determinado objeto ou tarefa, maiores serão as hipótese de sucesso. Pretendemos conhecer os aspetos aos quais estão atentos os alunos nos distintos momentos da aula de educação física, em modalidades desportivas individuais. A amostra foi formada por 156 alunos do terceiro ciclo do ensino básico, de ambos os géneros (84 sexo feminino e 72 sexo masculino). Foi usado o questionário ATEST-EF (Petrica 2003), com o qual pretendemos conhecer em que estavam a pensar os alunos nas aulas de Educação Física, no qual os alunos teriam de assinalar em que estavam a pensar em determinados momentos da aula, este foi aplicado nas modalidades de Atletismo e Ginástica. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças estatisticamente significativas, entre os distintos momentos da aula e as modalidades desportivas, pois após aplicação do teste do Qui-Quadrado para a associação entre as variáveis “Atenção” e “Sinal” para as Modalidades Individuais verifica-se um valor de (p>0,05).
O excesso de comportamento sedentário diário encontra-se associado a múltiplos malefícios para a saúde biopsicossocial dos indivíduos de todas as idades. Nesse sentido, é importante que os técnicos que aturam com a população envelhecida possuam formação técnica relacionada com o sedentarismo. Desta forma, este livro sintetiza um conjunto e modelos teóricos e de evidências científicas relacionadas com a investigação acerca desta problemática. Este contributo tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de iniciativas de saúde pública baseadas na melhor evidência científica disponível. Além disso, este documento serve de apoio à unidade curricular Envelhecimento e Atividade Física, pertencente à licenciatura em Desporto e Atividade Física, e à unidade curricular Envelhecimento, Condição Física e Destreino, integrada no Mestrado em Atividade Física do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O principal objectivo deste trabalho é investigar a influência das variáveis do pensamento dos alunos (percepção, motivação, auto-conceito e apreciação), nas aulas de Educação Física, leccionadas pelos professores estagiários para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo pretendemos também verificar se existem diferenças nestas variáveis do pensamento entre os alunos do 5º e 6º Ano dos referidos professores estagiários.
O principal objectivo deste estudo, é pesquisar o nível de atenção de alunos do 5º e 6º ano nas aulas de Educação Física e constatar se existem diferenças significativas entre eles. Para tal, elaborámos um questionário, colocado a uma amostra, em diferentes momentos da aula. Desse questionário, retirámos os dados, que posteriormente foram sujeitos a análise. Dessa análise pudemos retirar as principais conclusões.
Este estudo insere-se na perspectiva paradigmática dos processos mediadores e no que diz respeito ao ensino das actividades físicas, onde pretendemos estudar as variáveis do pensamento (motivação, auto-conceito, e percepção do professor sobre os comportamentos dos alunos) antes, durante e depois das aulas, dos professores estagiários para o 2º ciclo do Ensino Básico.
O objetivo deste estudo e o de avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência relativamente a inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física tendo em conta as variáveis idade, género e tipologia da deficiência. Foi utilizado um inquérito por questionário com entrevistas exploratórias que serviram para a construção do mesmo. A amostra foi constituída por 37 indivíduos, 16 jovens do género feminino e 21 do género masculino com idades compreendi das entre os 12 e 14 anos, com urna média de idades dos sujeitos de 12,86 anos, com um desvio padrão de 0,082199. Os resultados obtidos revelam diferenças de atitudes, quanto ao género e a tipologia da deficiência existente na turma. No que respeita a idade não estamos em condição de concluir de forma concreta pois nesta variável não há uma tendência definida.
Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
O interesse dos investigadores sobre os níveis de aptidão física da população infanto-juvenil assenta, por um lado, na preocupação de melhor entender a sua relação com a saúde e bem-estar e, por outro, compreender a sua ligação com a performance desportiva-motora. Com o presente estudo pretendemos conhecer os níveis de aptidão física das crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico na vila da Sertã, tendo em conta a variável género, e verificar o efeito da Atividade Físico-Desportiva Orientada inserida no Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) sobre a Aptidão Física dessas mesmas crianças. A amostra compreendeu 70 crianças (38 meninas e 32 rapazes). O instrumento usado no estudo para recolha dos resultados foi a bateria de testes Fitnessgram (2003). A comparação de médias em variáveis quantitativas medidas numa escala racional, foi realizada através da análise de variância de medidas repetidas. A comparação de proporções em variáveis qualitativas medidas numa escala nominal, foi realizada através do teste qui-quadrado e teste de McNemar. Os resultados demonstraram que os níveis de aptidão física das crianças são considerados satisfatórios pois na maioria das provas foram classificadas como aptas ou super-aptas. Os resultados demonstraram ainda que os meninos obtiveram, em cada um dos momentos de avaliação, melhores médias que as meninas à exceção das provas senta e alcança “direita” e “esquerda”. Em todas as provas houve uma melhoria significativa nos resultados quer dos meninos quer das meninas nos dois momentos de avaliação, à exceção das provas “senta e alcança” direita e esquerda, onde houve um decréscimo significativo entre os dois momentos. Os resultados demonstram, que o trabalho desenvolvido durante as atividades de enriquecimento curricular contribuíram favoravelmente para a melhoria obtida na maioria das provas de aptidão física entre o primeiro e o segundo momento de avaliação.
Diiferentes autores têm mostrado algum consenso sobre a participação de pais e mães no desporto dos filhos, referindo que se podem apresentar como uma fonte de apoio, mas também de pressão. Os fatores referidos variam de acordo com os diferentes tipos de participação dos pais. Aroni, (2011) refere que o envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens desportistas, exercendo os pais uma grande influência nas atividades dos filhos. O seu apoio para o alcance de objetivos propostos e de resultados na carreira desportiva são essenciais, mas muitas vezes estão relacionados às crenças e perceções de sucesso que eles (pais) tiveram no passado, quando praticaram o mesmo desporto ou foram ex-atletas. Carr, Weigand e Jones (2000), referem que os pais influenciam os filhos quando expõem as razões que levam ao sucesso e como devem agir para alcançar tais objetivos.
Com este trabalho pretendemos investigar quais os principais motivos e influências para a prática de atividade desportiva de jovens, analisando a interferência das variáveis género, idade, e tipo de desporto praticado. A amostra foi constituída por 186 praticantes de desporto. Os principais motivos da prática desportiva dos jovens estão essencialmente relacionados com a saúde, a sociabilidade e a técnica desportiva. As raparigas parecem valorizar mais os motivos ligados à sociabilidade, e os rapazes valorizam mais os aspetos técnico-desportivos. Os mais novos realçam os aspetos relacionados com a sociabilidade, enquanto os mais velhos parecem valorizar o aperfeiçoamento das capacidades técnicas. Os praticantes de natação valorizaram os aspetos ligados à saúde, os praticantes de basquetebol realçam os aspetos ligados à técnica, à sociabilidade, ao prestígio social e à condição financeira. Nas influências para a prática desportiva, os pais desempenham um papel fundamental, seguido dos amigos e dos treinadores dos clubes que exercem uma influência mais preponderante sobre os rapazes mais velhos.
Atualmente, tem-se verificado uma grande preocupação por parte dos profissionais do desporto em desenvolver e implementar estratégias e técnicas de aperfeiçoamento motor, com o objetivo de otimizar os gestos técnicos desportivos e consequentemente a performance do atleta. Desta forma, o Imagery pode servir como uma metodologia complementar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de habilidades e destrezas motoras, assim como o seu nível de performance. Apesar de se registarem vários estudos sobre o Imagery, poucos são os que abordam a temática que pretendemos investigar relativamente à comparação de géneros e dentro da modalidade proposta.