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Liçäo apresentada à Escola Superior de Educaçäo para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a årea Científica de Ciências da Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da educaçäo
Liçäo apresentada à Escola Superior de Educaçäo para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a årea Científica de Ciências da Educaçäo
Dissertaçäo de candidatura a Provas Públicas apresentada à Escola Superior de Educaçäo para concurso de acesso à categoria de Professor-Coordenador para a årea Científica de Ciências da Educaçäo
Tese de mestrado em Engenharia Civil, Universidade de Coimbra, 1998
Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador para a área científica de Ciências da Educação – Teoria da formação e supervisão.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
A literatura da especialidade refere vários estudos que mencionam as práticas pedagógicas como veículo na construção de uma educação inclusiva, mas poucas são as investigações que se norteiam num verdadeiro exemplo de inclusão em Portugal, recorrendo a testemunhos vivos de quem ajudou a construir essa realidade e de quem, hoje, perpetua esse exemplo. Uma consciência mais vasta e visionária da inclusão nas instituições escolares tornará possível a adoção de estratégias de intervenção inovadoras. Este estudo pretende investigar e analisar a forma como as práticas pedagógicas da Escola da Ponte podem levar à inclusão de jovens com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Na verdade, percebe-se esta realidade educativa como um modelo de escola inclusiva inspirador de outras escolas, onde, muitas vezes, apenas se simula uma inclusão, não permitindo, assim, o verdadeiro desenvolvimento e autonomia dos jovens. A escola deve ser um espaço de equidade e é necessário fomentar estas práticas junto dos alunos, das famílias e da comunidade. A diversidade das salas de aula tem de ser transformada em oportunidades e ganhos. Este estudo insere-se no paradigma da investigação qualitativa, de natureza histórico descritiva, com recurso à técnica do inquérito, através de entrevistas a quatro especialistas nesta área científica, sendo que aí se inclui o fundador da Escola da Ponte. Também recorremos à documentação, enquanto fonte de recolha de dados e, posteriormente, à técnica da análise de conteúdo, para tratamento da informação coligida. Os objetivos que determinam a finalidade deste estudo centram-se em conhecer o projeto educativo da Escola da Ponte, analisar a sua diferenciação pedagógica e identificar como as práticas pedagógicas aí utilizadas promovem uma pedagogia inclusiva. O estudo permitiu concluir que a Ponte, tal como foi concebida, surgiu da necessidade absoluta de mudança, motivada pela consciência de não se cumprir o direito à educação para todos. Assim, baseada nos princípios da flexibilidade e diferenciação, a Escola da Ponte assume práticas pedagógicas e uma organização institucional fortemente potenciadoras de uma educação inclusiva, onde todos aprendem, motivados por um projeto de cooperação e partilha.