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Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de acrescentar do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade física.
Este estudo tem como objetivo analisar se o nível de coordenação motora tem efeitos positivos sobre o rendimento académico nas crianças, nomeadamente na disciplina de português e de matemática, bem como no rendimento académico. A amostra foi composta por 156 crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, dos quais 53.8% são do género masculino (n=84) e 46.2% do feminino (n=72). Todos os alunos envolvidos no estudo participam nas aulas de Educação Física, portanto têm pelo menos 60 minutos de prática semanal orientada, mas 15.4% praticam ainda mais uma modalidade na escola, mais concretamente Ballet e/ou Judo sendo o tempo de prática máximo na escola de 150±29.49 minutos semanais. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se a bateria de testes de Körperkoordination Test für Kinder (KTK) de Kiphard e Schilling (1974) e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que quanto maior o tempo de exercício físico orientado, mais elevada é a Classificação de Coordenação Corporal KTK, que promove um aumento positivo na avaliação de Português e Matemática, assim como no rendimento académico.
Esta investigação tem como objetivo analisar e comparar os tempos de gestão de aula e os diversos comportamentos do treinador nos treinos de judo regular e judo adaptado. O treinador que foi observado era responsável por ambas as aulas, pelo que fomos averiguar se existiam diferenças no seu comportamento tendo em conta o tipo de indivíduos que constituíam os seus grupos de trabalho. Utilizámos o sistema de observação de Pieron, com incidência nas variáveis de gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino. Devido à grande importância dos feedbacks para o desenvolvimento da prestação dos indivíduos foi realizada uma análise multidimensional dos mesmos, tendo em conta as várias variáveis definidas (Número de Feedbacks emitidos, Taxa e Frequência, Objetivo, Forma, Direção, Momento e Contexto). Os resultados evidenciaram que o treinador de judo não difere significativamente na sua intervenção comportamental nos dois contextos. Aparentemente o treinador de judo revelou um cuidado pedagógico face ao coletivo de judo adaptado, nomeadamente nos comportamentos de ensino e na análise multidimensional do feedback.
Este estudo tem como objetivo averiguar se existem diferenças significativas na coordenação motora, comparando indivíduos com Deficiência Intelectual eutróficos, com indivíduos com Deficiência Intelectual com sobrepeso. Participaram no nosso estudo 48 indivíduos (27±8.4 anos) com Deficiência Intelectual. O instrumento aplicado foi a bateria de testes KTK (Kiphard & Schilling, 1974), composta por 4 tarefas. Posteriormente foi feita uma divisão dos participantes pelo nível de IMC, sendo que o grupo dos Eutróficos eram sujeitos com IMC até 24,9 kg/m² e o grupo Sobrepeso, sujeitos com IMC acima de 25 kg/m². Relativamente à análise estatística, recorrendo ao Software SPSS 23.0, procedeu-se à verificação da distribuição da amostra (Shapiro-Wilk), onde apenas uma variável (Saltos Monopedais) não a demonstrou. Para essa variável utilizámos o teste U de Mann-Whitney. Para as restantes variáveis, com distribuição normal, utilizámos o t-teste. Foi também realizado o método de inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Verificámos diferenças significativas (p≤0.05) na comparação entre os 2 grupos da amostra, em todas as tarefas da bateria KTK, incluindo o score final, onde o grupo dos eutróficos apresentou os melhores resultados, comparativamente ao grupo com sobrepeso. Concluímos que os indivíduos com deficiência intelectual, com IMC menor ou igual que 25 (eutróficos), apresentam melhor desempenho nos testes de coordenação motora, comparativamente ao grupo com sobrepeso.