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Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Organizaçäo, administraçäo e gestäo de empresas ou exploraçöes agrícolas
Contém referências bibliográficas
Realizar o diagnóstico de uma doença mental é complicado, não só pela complexidade de distinguir cada doença com base nos sintomas, mas também pelo estigma que existe em torno da realização do exame para obter o diagnóstico. Este estigma poderá ser mitigado com o suporte da tecnologia. Para se realizar o diagnóstico de uma doença mental é necessário usar uma ferramenta MMSE – Mini Mental State Examination, este exame existe em formato papel e é adaptado para diversas línguas. Neste documento apresenta-se uma proposta de solução digital para essa ferramenta em papel através do mapeamento das perguntas do exame. De forma a que os pacientes possam utilizar a solução digital, esta foi desenvolvida o mais próximo da solução em papel. Contém imagens simples, suporte áudio para as perguntas e botões acessíveis. Na solução digital é possível para além de realizar o exame, configurar informações da localização do paciente e consultar os resultados do dia. Esta solução foi testada numa instituição para a terceira idade, tendo sido realizado um plano de testes que envolve a realização do exame em ambos os formatos, papel e digital. Os resultados obtidos demonstram que os resultados obtidos na solução digital se aproximam do formato em papel, bem como o tempo de resolução do exame é mais baixo usando a solução digital.
Genética e melhoramento animal
Este trabalho consistiu no acompanhamento de uma vinificação em tinto na Adega Cooperativa de Portalegre. Neste trabalho, é abordado principalmente o controlo de maturação e índices açúcar/acidez, controlo da fermentação alcoólica e produtos enológicos empregados. O controlo de maturação e índices açúcar/acidez, foram realizados com a ida à vinha e a recolha de amostras durante três semanas e por consequente análise do teor de açúcares e acidez total no laboratório da Adega. O controlo da fermentação alcoólica foi feito diariamente durante 5 dias com a leitura da massa volúmica e da temperatura, com um densímetro e um termómetro. Os produtos enológicos foram aplicados durante a fermentação alcoólica através da remontagem. Os resultados foram os esperados, correspondendo às características pretendidas, embora no controlo de maturação a data de vindima devesse ter sido antecipada.
O ensino, ainda tradicional, oferece condições tecnicistas, com a supremacia da técnica sobre os conceitos, promovendo um ensino enciclopédico, com suas verdades absolutas. É necessária, a fundamentação filosófica da educação e formação dos professores e pesquisadores em ciência, oferecendo uma dimensão humana e social no mundo actual globalizado e de alta produção científica e tecnológica. Esta fundamentação é essencial para a formação moral e ética, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e tomada de decisão destes profissionais. O projecto tem por objectivo principal, construir o referencial teórico para organizar e aplicar uma unidade curricular que desenvolva o pensamento crítico de pós-graduandos de um programa de Pós-Graduação em Bioquímica, na Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS/Brasil), através dos estudos de história e filosofia da ciência. Para tanto, pretende-se utilizar a arte como agente promovedor de criatividade, imaginação e da abertura do nível de compreensão do mundo.
A Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS) é uma associação científica particular e sem fins lucrativos, fundada em julho de 2010. Está sediada na Universidade de Aveiro, Portugal, e pretende abarcar toda a comunidade ibero-americana, formada por 22 países da Europa, Américas do Sul, do Norte e Central. Atualmente conta com Associados de 10 países. É presidida por Isabel P. Martins e inclui outros dois membros do CIDTFF nos seus órgãos sociais: Fátima Paixão e Rui Vieira. Esta direção, no mandato de 2016-2020, pretende continuar a congregar esforços que permitam conseguir alcançar uma Associação forte, coesa e capaz de se afirmar, no contexto Ibero-Americano, como entidade divulgadora de orientações CTS para a Educação formal e não formal em Ciência/Ciências, promotora de trabalho de investigação que leve ao aprofundamento do conhecimento nesta área e à formação de estudantes, professores e outros públicos não escolares. Neste poster procura-se destacar os principais objetivos da AIA bem como as principais ações que têm vindo a ser desenvolvidas e que estão detalhadas no seu site (http://aia-cts.web.ua.pt/)
Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Reconhecendo a necessidade de promover a melhoria no ensino das Ciências, desde os primeiros anos, desenvolveu-se, implementou-se e encontra-se em avaliação um projecto que pretende promover processos fundamentados e inovadores para o ensino experimental das Ciências nas escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico [1oCEB]. Num trabalho colaborativo entre a equipa do projecto e 261 professores do 1oCEB do distrito de Aveiro, assumiu-se a pratica e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como mediadora para consolidar parcerias entre instituições de investigação e escolas. Assim, organizaram-se workshops para os professores conhecerem estratégias possíveis de exploração de actividades experimentais a implementar nas escolas com os materiais e recursos que foram disponibilizados.
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.
O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (C/D). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.