O presente trabalho foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada, que ocorreu no Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, no ano letivo 2018/2019. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte contem um relatório com informações pertinentes da Prática de Ensino Supervisionada; a segunda relata um estude de investigação que relaciona a prática artístico-pedagógica do mestrando com os princípios da Técnica Alexander. Foram aplicados alguns princípios da técnica com um aluno de trompete, no sentido de reduzir as tensões e melhorar a execução do instrumento. Abstract :
The following essay was developed following the Supervised Teaching Practice, that took place at the Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão, during the academic year of 2018/2019. It is divided in two parts. The first one contains a report with pertinent information on the Supervised Teaching Practice; the second one describes a research study that relates the artistic and pedagogical practice of the master’s student with the principles of the Alexander Technique. Procedures from the technique were applied in a trumpet student in order to reduce tension and improve his instrumental practice.