O estudo com metrónomo como fator de reforço da autonomia e noção de autoeficácia do aluno de instrumento
Contributor
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Subject
Metrónomo Autoeficácia música Motivação música Metacognição em música Estratégias de aprendizagem em música Metronome Self-efficiency in music Motivation in music Metacognition in music Learning strategies in music. Domínio/Área Científica : Humanidades
Serve esta investigação para aferir em que medida o estudo com metrónomo, apesar de ser uma prática importante no estudo da música, também se pode revelar útil na promoção de crenças de autoeficácia e reforço da autonomia nos alunos de instrumento.
Pretende-se, desta forma, refletir sobre a prática musical no que respeita ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, processamentos cognitivos superficiais e profundos e estratégias metacognitivas, questões estas essenciais para a promoção do sucesso dos estudantes.
Em relação à prática de ensino supervisionado, na altura ainda não tinha consciência da grande importância da utilização do metrónomo pelo que, apenas, utilizava este auxiliar esporádica e unicamente para marcação da pulsação. Abstract :
The aim of this research work is to assess to what extent the support of the Metronome, undoubtly an important tool in music learning, can also be relevant in the perception of self-efficiency and reinforcement of autonomy for students of musical instruments.
Ultimately it is also a reflection on how music practice stimulates the development of learning strategies, superficial or in-depth cognitive development and metacognitive strategies, all of them essential to promote students’ success.
In relation to the practice of supervised teaching, at the time, I was still unaware of the great importance of using the metronome, so I only used this sporadic aid and only to mark the pulse.