OLIVEIRA, Hugo Almeida da Costa (1997) - Contribuição para o estudo dos endoparasitas das aves silvestres do Parque Ornitológico de Lourosa. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Title
Contribuição para o estudo dos endoparasitas das aves silvestres do Parque Ornitológico de Lourosa
Contributor
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Subject
Ave silvestre Endoparasita
Date
2014-12-09T18:05:04Z 2014-12-09T18:05:04Z 1997
Format
application/pdf
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17505TFCPAN. O autor apresenta os resultados de um estudo realizado no Parque Ornitológico de Lourosa no período de Novembro de 1995 a Maio de 1996.
Neste estudo foram feitos vários exames parasitológicos em várias aves silvestres das ordens: Anseriformes, Columbiformes, Coraciformes, Galliformes e Struthioformes, tendo sido identificados parasitas das seguintes classes:
Nematoda: Ascaridiea columbae, Ascaridiea spp., Cyathostoma bronchialis, Deletrocephalus dimidiatus, Heterakis gailinarun, Rahbditis spp., Strongyloides spp., Syngamus trachea.
Cestoda: Dicranotaenia (D.) coronula.
Protozoa : Eimeria pacific,. Eimeria spp., Isospora spp.
Julga ser este o primeiro registo em Portugal das espécies de parasitas por si citadas, nos hospedeiros estudados, na medida em que a bibliografia consultada o não revela na região referida, bem como assinala pela primeira vez neste país, as espécies Deletrocephalos dimidiatos, Dicranotaenia (D.) coronula e Eimeria pacifica.
As datas dos exames feitos são mencionadas assim como o número de espécies e a sua identificação relativa ao hospedeiro.
Alguns dos parasitas dos géneros Ascaridiea, Strongvloides, Rhabditis, Eimeria e Isospora não estão especificamente identificados, guardando-se a sua identificação para situação futura.