O contributo das quintas pedagógicas para a diversificação de actividades nas explorações agro-pecuárias
Type
report
Creator
Identifier
VAZ, Sandra Monteiro (2003) - O contributo das quintas pedagógicas para a diversificação de actividades nas explorações agro-pecuárias. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.
Title
O contributo das quintas pedagógicas para a diversificação de actividades nas explorações agro-pecuárias
Contributor
Guillout, Jocelyne
Águas, Paulo Manuel Pires
Águas, Paulo Manuel Pires
Subject
Quintas pedagógicas
Diversificação de actividades
Périgord-Limousin
Diversificação de actividades
Périgord-Limousin
Date
2015-01-06T16:43:24Z
2015-01-06T16:43:24Z
2003
2015-01-06T16:43:24Z
2003
Format
application/pdf
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24327TFCPAN.
Este trabalho tenta focar o contributo das quintas pedagógicas, quer como um factor importante na educação e formação das crianças, quer como um modo de os agricultores diversificarem e rentabilizarem as suas explorações. A associação de quintas de animação de Périgord-Limousin é constituída por onze quintas pedagógicas, pretende responder a um duplo objectivo: a valorização da agricultura assim como do artesanato da região e a educação ambiental. Em parceria com esta associação, encontra-se a associação CAP Périgord-Limousin que tem um papel preponderante na logística e gestão das actividades desenvolvidas. Caracterizou-se duas, das onze quintas pedagógicas, pertencentes à associação de quintas de animação de Périgord-Limousin, que procura a valorização pela diversificação, o que à posteriori se traduz numa maior rentabilização das explorações agro-pecuárias. Realizou-se uma breve análise às situações favoráveis e aos obstáculos que existem em relação ao desenvolvimento de uma associação, em Portugal, similar à CAP- Périgord-Limousin. Conclui-se o importante papel que este tipo de estruturas possui para a formação das crianças e para a rentabilização das explorações agro-pecuárias. Além da valorização da área, existe um acréscimo dos rendimentos dos produtores, o que nos leva a aceitar as quintas pedagógicas como possíveis mecanismos de desenvolvimento rural.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24327TFCPAN.
Este trabalho tenta focar o contributo das quintas pedagógicas, quer como um factor importante na educação e formação das crianças, quer como um modo de os agricultores diversificarem e rentabilizarem as suas explorações. A associação de quintas de animação de Périgord-Limousin é constituída por onze quintas pedagógicas, pretende responder a um duplo objectivo: a valorização da agricultura assim como do artesanato da região e a educação ambiental. Em parceria com esta associação, encontra-se a associação CAP Périgord-Limousin que tem um papel preponderante na logística e gestão das actividades desenvolvidas. Caracterizou-se duas, das onze quintas pedagógicas, pertencentes à associação de quintas de animação de Périgord-Limousin, que procura a valorização pela diversificação, o que à posteriori se traduz numa maior rentabilização das explorações agro-pecuárias. Realizou-se uma breve análise às situações favoráveis e aos obstáculos que existem em relação ao desenvolvimento de uma associação, em Portugal, similar à CAP- Périgord-Limousin. Conclui-se o importante papel que este tipo de estruturas possui para a formação das crianças e para a rentabilização das explorações agro-pecuárias. Além da valorização da área, existe um acréscimo dos rendimentos dos produtores, o que nos leva a aceitar as quintas pedagógicas como possíveis mecanismos de desenvolvimento rural.
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