Type
report
Creator
Publisher
Identifier
BRAZ, Ana Cristina Feliciano (2017) - Contar com cor: “Lá no outro lado…”. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. TRelatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
Title
Contar com cor: “Lá no outro lado…”
Contributor
Louro, Lionel Martins
Subject
Design editorial
Publicação
Literatura
Psicologia
Pedagogia
Cor
llustração infantil
Publicação
Literatura
Psicologia
Pedagogia
Cor
llustração infantil
Date
2018-05-01T22:37:31Z
2018-05-01T22:37:31Z
2017
2018-05-01T22:37:31Z
2017
Format
application/pdf
Description
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 655 - 5527
Perante uma sociedade em que a leitura está cada vez mais realçada e é mesmo considerada como um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo, este projeto teve como principal objetivo ir de encontro à necessidade existente de estimular a imaginação do público infantil, assim mesmo como a importância de desenvolver as suas capacidades cognitivas, de modo a prepará-los para a vida adulta. O projeto “ Contar Com Cor” visa aprender, processar e interpretar a informação dos contextos educativos infantil convertendo em cor, nomeadamente a ilustração. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem no papel da Ilustração, na promoção da leitura através do incremento e diversidade das obras da literarias infantil e na concretização da primeira edição, “ Lá no outro lado”. A análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha utilizados, revelou que a cor aliado ao desenho e à história permite uma melhor descodificação das mensagens do dia-a-dia, na medida em que contribui para uma mudança significativa de práticas lúdicas e pedagógicas por parte do público infantil, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler.
Perante uma sociedade em que a leitura está cada vez mais realçada e é mesmo considerada como um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo, este projeto teve como principal objetivo ir de encontro à necessidade existente de estimular a imaginação do público infantil, assim mesmo como a importância de desenvolver as suas capacidades cognitivas, de modo a prepará-los para a vida adulta. O projeto “ Contar Com Cor” visa aprender, processar e interpretar a informação dos contextos educativos infantil convertendo em cor, nomeadamente a ilustração. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca a problemática dos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem no papel da Ilustração, na promoção da leitura através do incremento e diversidade das obras da literarias infantil e na concretização da primeira edição, “ Lá no outro lado”. A análise dos dados obtidos, através dos instrumentos de recolha utilizados, revelou que a cor aliado ao desenho e à história permite uma melhor descodificação das mensagens do dia-a-dia, na medida em que contribui para uma mudança significativa de práticas lúdicas e pedagógicas por parte do público infantil, face à motivação e ao desenvolvimento do prazer de ler.
Access restrictions
restrictedAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Language
por
Comments