RODRIGUES, Francisco; BARROSO, Ana Paula - Avaliação do engagement nos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Bioanálise. Viseu. ISSN: 1646-1266. A.V, nº 1 (Jan/Jun 2008), p. 34-39
1646-1266
Title
Avaliação do engagement nos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
Subject
Engagement Professores
Date
2010-01-15T17:29:23Z 2010-01-15T17:29:23Z 2008-01
Description
O estudo do engagement apresenta-se como muito
importante em profissões que lidam directamente com
o público. O engagement surge como a capacidade que
o ser humano apresenta de retirar situações positivas
do seu trabalho. Apresenta-se como um conceito
relativamente novo, integrado na nova corrente
psicológica, designada de psicologia positiva, que
tenta avaliar o lado positivo da componente humana.
É constituído por três dimensões como o vigor, a
dedicação e a eficácia no trabalho. O vigor caracteriza-
-se por altos níveis de energia enquanto se desenvolve
a profissão, de um forte desejo de esforço durante o
trabalho e de resistência. Por seu lado a dedicação
diz respeito a altos níveis de significado atribuído
ao trabalho, entusiasmo e dedicação, referindo-se
especificamente à identificação do trabalhador com
o trabalho que realiza. A eficácia caracteriza-se por
o trabalhador estar completamente concentrado na
sua tarefa, pela atenção focalizada, claridade mental
e gozo na realização das tarefas. No nosso caso
concreto, decidimos pelo estudo desta problemática
nos docentes de uma Escola Superior de Saúde.
Obtiveram-se valores muito positivos relativos às
três sub-dimensões, remetendo-nos para níveis de
capacidade de trabalho muito elevados, por parte
dos professores, que se reflectirão, em último caso,
na formação académica dos alunos e mais tarde no
desempenho profissional destes.