GIL, Henrique ; BAGGOTT, Linda (2000) - Ensino experimental, microscópio virtual e tecnologias da informação: uma proposta digital. In Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. Braga, Universidade do Minho. 22-24 de Março.
Title
Ensino experimental, microscópio virtual e tecnologias da informação : uma proposta digital
Existe um consenso generalizado acerca da importância que o ensino experimental tem no processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências (Biologia, Geologia, Química e Física). Do mesmo modo, todas as investigações relacionadas com as Tecnologias de Informação são unânimes em relação aos aspectos positivos da sua utilização em contexto educativo. A apresentação do IML (Interactive Microsope Laboratory), um protótipo em CD-ROM desenvolvido pela School of Education – University of Exeter (UK), constitui um exemplo de uma simulação informática de um microscópio com vista à sua posterior utilização no ensino das Ciências da Natureza/Biologia. A simulação não pretende ser uma alternativa nem uma imitação mas sim uma forma própria de promover uma representação do conhecimento. Serão apresentadas as principais vantagens e desvantagens das simulações assim como serão discutidas as suas abordagens pedagógicas.