Stevia rebaudiana germplasm characterization using microsatellite markers and steviol glycosides quantification by HPLC
Gonçalves, J.C.
2021
Type
masterThesis
Creator
Title
Comportamentos de instrução dos treinadores de futebol infanto-juvenil em situação de competição
Contributor
Serrano, João
Petrica, João
Petrica, João
Subject
Observação
Comportamento do treinador
Futebol
Instrução
Comportamento do treinador
Futebol
Instrução
Date
2013-07-18T13:34:15Z
2013-07-18T13:34:15Z
2013-07-18
2013
2013-07-18T13:34:15Z
2013-07-18
2013
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
Os comportamentos de instrução em futebol, durante a competição e antes da mesma, são de extrema importância principalmente quando falamos de jovens, bem como a forma que os treinadores utilizam para transmitir informação com o objetivo de tirar o maior rendimento dos jogadores. O treinador tem um papel fundamental nesta atividade pedagógica, uma vez que quanto melhor comunicar, mais facilmente a sua mensagem de instrução passa para os atletas. Deste modo, e tendo em conta o modelo de análise da relação pedagógica em competição, Este estudo teve como objetivo investigar como varia a instrução do treinador de futebol infanto-juvenil em situação de competição, assim como perceber se existe diferenças significativas ao nível da instrução tendo em conta as habilitações académicas dos intervenientes (ser ou não licenciado na área da atividade física e desporto). Para isso foram observados seis treinadores (3 licenciados e 3 não licenciados) em 12 jogos, sendo que as equipas pertencem a clubes que disputam o campeonato distrital de futebol infanto-juvenil. O sistema de observação para a recolha de dados relativos ao comportamento de instrução foi o SAIC. As principais conclusões demonstraram que os treinadores transmitiram muita instrução do tipo afetiva positiva prescritiva e descritiva negativa, sob a forma auditiva e auditiva-visual, dirigida ao atleta ou à equipa e incidindo especialmente sobre a tática e os aspetos psicológicos. Quanto aos grupos de treinadores não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das dimensões estudadas.
Os comportamentos de instrução em futebol, durante a competição e antes da mesma, são de extrema importância principalmente quando falamos de jovens, bem como a forma que os treinadores utilizam para transmitir informação com o objetivo de tirar o maior rendimento dos jogadores. O treinador tem um papel fundamental nesta atividade pedagógica, uma vez que quanto melhor comunicar, mais facilmente a sua mensagem de instrução passa para os atletas. Deste modo, e tendo em conta o modelo de análise da relação pedagógica em competição, Este estudo teve como objetivo investigar como varia a instrução do treinador de futebol infanto-juvenil em situação de competição, assim como perceber se existe diferenças significativas ao nível da instrução tendo em conta as habilitações académicas dos intervenientes (ser ou não licenciado na área da atividade física e desporto). Para isso foram observados seis treinadores (3 licenciados e 3 não licenciados) em 12 jogos, sendo que as equipas pertencem a clubes que disputam o campeonato distrital de futebol infanto-juvenil. O sistema de observação para a recolha de dados relativos ao comportamento de instrução foi o SAIC. As principais conclusões demonstraram que os treinadores transmitiram muita instrução do tipo afetiva positiva prescritiva e descritiva negativa, sob a forma auditiva e auditiva-visual, dirigida ao atleta ou à equipa e incidindo especialmente sobre a tática e os aspetos psicológicos. Quanto aos grupos de treinadores não foram encontradas diferenças significativas em nenhuma das dimensões estudadas.
Access restrictions
openAccess
Language
por
Comments
