Type
masterThesis
Creator
Identifier
201075814
Title
Why not Design for the Ears? Conceção de uma linha de mobiliário com características acústicas
Contributor
Marques, Fernando Miguel
Subject
Design de interiores
Design de equipamentos
Acústica
Mobiliário
Design de equipamentos
Acústica
Mobiliário
Date
2014-01-14T15:25:50Z
2014-01-14T15:25:50Z
2014
2013
2014-01-14T15:25:50Z
2014
2013
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de
Castelo Branco e à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa para cumprimento dos
requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores.
A exposição a ambientes ruidosos apresenta-se como um fator que afeta não só o bem-estar, como também outras condicionantes como a saúde, a produtividade e a comunicação. Na sala de aula, este problema não é exceção. A interação entre os diferentes intervenientes no espaço origina fontes sonoras que interferem com aquele que deveria ser o estímulo principal numa aula: o discurso do professor. O presente trabalho de projeto procura resolver os problemas existentes no ambiente escolar de 2º e 3º ciclos associados à reverberação. Recorrendo a uma metodologia de investigação ativa, o principal objetivo é averiguar se a criação de uma nova tipologia de mobiliário poderá resolver o problema do acondicionamento acústico num espaço interior específico, uma vez que a acústica influencia em muito o desempenho das pessoas na realização de tarefas. Ao longo da investigação foram analisados alguns casos em que é demonstrada a importância da acústica nos espaços interiores, assim como a sua interferência no ambiente em estudo. Foi também estudado o mercado atual nas áreas de desenvolvimento do projeto, de forma a enfatizar a pertinência da presente investigação. Averiguou-se, desde logo, que a criação de mobiliário com uma nova funcionalidade – a acústica – poderia ser uma boa possibilidade de inovação na área do Design de Equipamento. Na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, considerou-se que se deve projetar para os ouvidos e levou-se a cabo a investigação e corroboração desta questão. Assim, pretende-se que no final do projeto seja comprovado que a melhoria das condições acústicas é possível através de mobiliário que melhore substancialmente as condições de vida dos seus utilizadores, nomeadamente dos docentes e discentes que se integram nos ciclos de estudo abordados.
A exposição a ambientes ruidosos apresenta-se como um fator que afeta não só o bem-estar, como também outras condicionantes como a saúde, a produtividade e a comunicação. Na sala de aula, este problema não é exceção. A interação entre os diferentes intervenientes no espaço origina fontes sonoras que interferem com aquele que deveria ser o estímulo principal numa aula: o discurso do professor. O presente trabalho de projeto procura resolver os problemas existentes no ambiente escolar de 2º e 3º ciclos associados à reverberação. Recorrendo a uma metodologia de investigação ativa, o principal objetivo é averiguar se a criação de uma nova tipologia de mobiliário poderá resolver o problema do acondicionamento acústico num espaço interior específico, uma vez que a acústica influencia em muito o desempenho das pessoas na realização de tarefas. Ao longo da investigação foram analisados alguns casos em que é demonstrada a importância da acústica nos espaços interiores, assim como a sua interferência no ambiente em estudo. Foi também estudado o mercado atual nas áreas de desenvolvimento do projeto, de forma a enfatizar a pertinência da presente investigação. Averiguou-se, desde logo, que a criação de mobiliário com uma nova funcionalidade – a acústica – poderia ser uma boa possibilidade de inovação na área do Design de Equipamento. Na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, considerou-se que se deve projetar para os ouvidos e levou-se a cabo a investigação e corroboração desta questão. Assim, pretende-se que no final do projeto seja comprovado que a melhoria das condições acústicas é possível através de mobiliário que melhore substancialmente as condições de vida dos seus utilizadores, nomeadamente dos docentes e discentes que se integram nos ciclos de estudo abordados.
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openAccess
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