Type
masterThesis
Creator
Identifier
201096285
Title
A relação entre o repertório e elementos técnicos da guitarra no ensino básico
Contributor
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Subject
Guitarra
Técnica
Repertório
Estudo
Ensino
Exercícios
Técnica
Repertório
Estudo
Ensino
Exercícios
Date
2015-01-07T12:52:18Z
2015-01-07T12:52:18Z
2014
2015-01-07T12:52:18Z
2014
Description
Relatório de projeto final apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Este projeto surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, referente ao Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, relativamente ao ano letivo 2013/2014. Esta prática foi realizada no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, que teve como orientador o Professor Doutor Miguel Nuno Marques Carvalhinho e como cooperante o Professor José Manuel Pardal Farinha. Desta prática surgiu a ideia e necessidade de aproximar as vertentes musicais e técnicas, e, obrigatoriamente realizar uma pesquisa sobre como o fazer. Para além da aproximação destas duas vertentes, este projeto contém também, várias sugestões de como o professor poderá abordar determinadas obras com os alunos, obras estas que vão desenvolver determinadas técnicas, aproximando estas duas vertentes, técnicas e musicais. Em suma, este projeto passa também por facultar mais ferramentas de ensino ao docente, para que este possa por em prática no dia a dia.
Abstract - This project emerged on the scope of Supervised Teaching Practice, referring to Mestrado de Ensino de Música of Escola Superior de Artes Aplicadas relative to the 2013/2014 academic year. This practice was done in Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica and had orientation of Professor Miguel Nuno Marques Carvalhinho and as cooperative teacher José Manuel Pardal Farinha. From this project emerged the idea and the need to approximate both musical and technical aspects, this project also contains several suggestions on how a teacher should approach some musical pieces with the students, plays that will develop certain techniques, putting together both musical and technical aspects. In conclusion, the goal of this project is also to provide to the teacher more teaching tools, so that they can be used it in everyday classes.
Este projeto surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, referente ao Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, relativamente ao ano letivo 2013/2014. Esta prática foi realizada no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica, que teve como orientador o Professor Doutor Miguel Nuno Marques Carvalhinho e como cooperante o Professor José Manuel Pardal Farinha. Desta prática surgiu a ideia e necessidade de aproximar as vertentes musicais e técnicas, e, obrigatoriamente realizar uma pesquisa sobre como o fazer. Para além da aproximação destas duas vertentes, este projeto contém também, várias sugestões de como o professor poderá abordar determinadas obras com os alunos, obras estas que vão desenvolver determinadas técnicas, aproximando estas duas vertentes, técnicas e musicais. Em suma, este projeto passa também por facultar mais ferramentas de ensino ao docente, para que este possa por em prática no dia a dia.
Abstract - This project emerged on the scope of Supervised Teaching Practice, referring to Mestrado de Ensino de Música of Escola Superior de Artes Aplicadas relative to the 2013/2014 academic year. This practice was done in Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica and had orientation of Professor Miguel Nuno Marques Carvalhinho and as cooperative teacher José Manuel Pardal Farinha. From this project emerged the idea and the need to approximate both musical and technical aspects, this project also contains several suggestions on how a teacher should approach some musical pieces with the students, plays that will develop certain techniques, putting together both musical and technical aspects. In conclusion, the goal of this project is also to provide to the teacher more teaching tools, so that they can be used it in everyday classes.
Access restrictions
openAccess
Language
por
Comments