MARTINS, Ernesto (2015) - A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim. ISSN 1809-3264. Ano 11, n.º 27, vol. 2, p. 28-146.
1809-3264
Title
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social Protection and (re) education of children wandering in social conflict and portuguese in the history of social education
Subject
Modelos de proteção Criança errante Reeducação Models of protection Wandering child Reeducation
Date
2015-12-18T11:54:39Z 2015-12-18T11:54:39Z 2015
Description
Este estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância. Abstract: The study in social history of Portuguese child wandering and in social conflict. We use a methodology of analysis and historical hermeneutics-descriptive, within the framework of the social representation of childhood that built and rebuilt in the context of the history of social education. We have as objectives: understanding the perceptions made by the sources and documents, around childhood wandering and social conflict (21st century. XIX-XX); meet the lack and practices of childhood abandoned and wandering through the legal system models; understand the historical context of the lack of adults and society in relation to this childhood.