NAVE, Ana ; PAIXÂO, Fátima (2004) - Condições de implantação de parques de energias renováveis : para uma proposta de abordagem CTS. In III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 28-30 Junho - Perspectivas ciência-tecnologia-sociedade na inovação da educação em ciência. Aveiro. p. 263-266.
972-789-126-8
Title
Condições de implantação de parques de energias renováveis : para uma proposta de abordagem CTS
Subject
Didáctica das ciências Prática pedagógica CTS Energias renováveis
Date
2010-09-15T17:10:26Z 2010-09-15T17:10:26Z 2004-06
Description
Num modelo de escola que assuma a sua responsabilidade de contribuir para a construção de cidadãos, o professor tem cada vez menos a função de difusor da ciência enquanto informação e mais a de educador de Ciência enquanto conhecimento interrelacionado com a Tecnologia e a Sociedade (CTS), contribuindo para que os alunos despertem para um papel mais activo enquanto membros da sociedade.
O trabalho que se apresenta foi um convite ao envolvimento dos alunos em problemáticas relacionadas com a importância da implementação, relacionando aspectos da ciência escolar com questões de interesse tecnológico e social. A importância da existência destes locais é fulcral já que o objectivo é atingir uma participação das energias renováveis que representem uma parte significativa da energia eléctrica consumida em Portugal, dentro de 10 a 15 anos. Partindo dessa problemática, contextualizada na própria região dos alunos, planificou-se, aplicou-se e avaliou-se, a unidade “Energia – Fontes e formas de energia” no âmbito da disciplina de Ciências físico-químicas e implementou-se no 7º ano de escolaridade. Publicação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Professores