PAIXÃO, Fátima ; SÁ, Patricia (2009) - Leituras e Práticas das Instituições Portuguesas Formadoras de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico - Um Projecto . In XIII Encontro Nacional Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania : actas. Castelo Branco. p. 1431-1437
978-989-95831-2-2
Title
Leituras e práticas das instituições portuguesas formadoras de professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico : um projecto
Subject
Saberes básicos Formação de professores Ensino das ciências 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Date
2010-09-16T15:40:57Z 2010-09-16T15:40:57Z 2009-09
Description
Conscientes da complexidade e imprevisibilidade do mundo actual e da importância que os saberes básicos, enquanto competências fundacionais e dirigidas para a acção, assumem no exercício de uma cidadania coerente com as exigências actuais e previsivelmente futuras, evidenciamos o papel que a escola desempenha na formação de cidadãos capazes de actuar face à mudança.
Elevar a literacia dos cidadãos implica elevar a qualidade e qualificação dos professores. Neste sentido, no estudo que se apresenta, pretendemos avaliar o impacte dos primeiros currículos, no âmbito do processo de Bolonha, no desenvolvimento de competências de ensino das ciências nos alunos futuros professores do Ensino Básico.