Type
conferenceObject
Creator
Publisher
Identifier
MORGADO, Margarida (2009) - Visualising Europe: visual literacy and intercultural European education project. In Proceedings of the16th European Reading Association. Braga, 19-22 de Julho
Title
Visualising europe : visual literacy and intercultural european education project
Subject
Literacia visual
Educação intercultural
Literatura infantil
Educação intercultural
Literatura infantil
Date
2010-09-17T10:31:32Z
2010-09-17T10:31:32Z
2009-07
2010-09-17T10:31:32Z
2009-07
Description
Desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates
Apresentação do Projecto Visualising Europe: Visual Literacy and Intercultural European Education, desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates, da perspectiva da sua fundamentação teórica e materiais. O projecto propõe uma abordagem integrada de desenvolvimento da literacia visual e da educação intercultural, propondo materiais que integram a negociação de múltiplas culturas, línguas, textos e inter-textos (visuais), o local e o global. Os textos visuais que constam dos Manuais do Aluno 1 e 2 são considerados artefactos culturais que comunicam sentido e que são culturalmente específicos. A metodologia de análise de textos visuais inclui o reconhecimento do que se encontra representado (o tema natural), a compreensão do conteúdo simbólico, tipo e função do texto visual, bem como o entendimento dos contextos culturais da sua produção e consumo. Olhar é proposto como uma prática cultural na qual a produção, o consumo e as crenças e sentidos que os observadores associam a um texto visual em particular são importantes como meio de fazer sentido e construir uma representação particular do mundo. Baseado em teorias construtivistas, o projecto, que tem como objectivos desenvolver formas de ver e convidar os jovens (dos 6 aos 12 anos) a participar de forma activa no processo de fazer sentido do mundo que os rodeia, pressupõe que os alunos devem ser activos no processo de aprendizagem para desenvolver as suas próprias formas de ver, de interpretar e de explicar por que o fazem de determinado modo para que a competência adquirida se torne transferível para situações de interacção e negociação com outras culturas.
Programa SOCRATES/COMENIUS.
Apresentação do Projecto Visualising Europe: Visual Literacy and Intercultural European Education, desenvolvido no âmbito do projecto Comenius/Sócrates, da perspectiva da sua fundamentação teórica e materiais. O projecto propõe uma abordagem integrada de desenvolvimento da literacia visual e da educação intercultural, propondo materiais que integram a negociação de múltiplas culturas, línguas, textos e inter-textos (visuais), o local e o global. Os textos visuais que constam dos Manuais do Aluno 1 e 2 são considerados artefactos culturais que comunicam sentido e que são culturalmente específicos. A metodologia de análise de textos visuais inclui o reconhecimento do que se encontra representado (o tema natural), a compreensão do conteúdo simbólico, tipo e função do texto visual, bem como o entendimento dos contextos culturais da sua produção e consumo. Olhar é proposto como uma prática cultural na qual a produção, o consumo e as crenças e sentidos que os observadores associam a um texto visual em particular são importantes como meio de fazer sentido e construir uma representação particular do mundo. Baseado em teorias construtivistas, o projecto, que tem como objectivos desenvolver formas de ver e convidar os jovens (dos 6 aos 12 anos) a participar de forma activa no processo de fazer sentido do mundo que os rodeia, pressupõe que os alunos devem ser activos no processo de aprendizagem para desenvolver as suas próprias formas de ver, de interpretar e de explicar por que o fazem de determinado modo para que a competência adquirida se torne transferível para situações de interacção e negociação com outras culturas.
Programa SOCRATES/COMENIUS.
Access restrictions
openAccess
Language
eng
Comments