Tina evaporação: dados climáticos relativos ao mês de dezembro de 1992
IPCB. ESA, ed.
1992
Type
other
Title
Miguel Torga – Contista : valores e pedagogia
Subject
Os contos de Miguel Torga
Valor formativo
Teoria do conto
Texto literário
Efeito-ideologia
Efeito-personagem
Valor formativo
Teoria do conto
Texto literário
Efeito-ideologia
Efeito-personagem
Date
2016-03-30T13:49:50Z
2016-03-30T13:49:50Z
1995
2016-03-30T13:49:50Z
1995
Description
Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador, na área de Ensino da Literatura Portuguesa
Dentro do contexto delineado, pretende-se provar como os contos de Miguel Torga praticam uma pedagogia persuasiva, mas subtil (sem moralismo de catequese), através da veiculação de valores debatidos por personagens que põem em relevo o humano e a sua expressão, guiada pelo instinto ou pela vontade, sempre numa procura de aprender a vida. A metodologia do trabalho obedece a um plano que implicará, na primeira parte, o estudo da teoria do conto, as suas características distintivas e relações com outras formas de arte. Num segundo momento incidirá sobre o texto literário, sua máscara comunicativa e os pontos nevrálgicos de efeito-ideologia, decorrente sobretudo dum efeito-personagem, pois é a personagem uma categoria importante da narrativa, a condição sine qua non desta. Seguir-se-á uma reflexão sobre os valores e sua importância. Finalmente, perseguindo o objetivo principal, o estudo dos contos de Torga nunca perdendo de vista o seu valor formativo, incidindo-se no efeito-personagem e no efeito-ideologia, tendo em vista o levantamento dos valores latentes ou manifestos, fazendo da sua emergência uma reflexão sobre uma pedagogia inerente e a profunda humanidade que é peculiar na obra torguiana.
Dentro do contexto delineado, pretende-se provar como os contos de Miguel Torga praticam uma pedagogia persuasiva, mas subtil (sem moralismo de catequese), através da veiculação de valores debatidos por personagens que põem em relevo o humano e a sua expressão, guiada pelo instinto ou pela vontade, sempre numa procura de aprender a vida. A metodologia do trabalho obedece a um plano que implicará, na primeira parte, o estudo da teoria do conto, as suas características distintivas e relações com outras formas de arte. Num segundo momento incidirá sobre o texto literário, sua máscara comunicativa e os pontos nevrálgicos de efeito-ideologia, decorrente sobretudo dum efeito-personagem, pois é a personagem uma categoria importante da narrativa, a condição sine qua non desta. Seguir-se-á uma reflexão sobre os valores e sua importância. Finalmente, perseguindo o objetivo principal, o estudo dos contos de Torga nunca perdendo de vista o seu valor formativo, incidindo-se no efeito-personagem e no efeito-ideologia, tendo em vista o levantamento dos valores latentes ou manifestos, fazendo da sua emergência uma reflexão sobre uma pedagogia inerente e a profunda humanidade que é peculiar na obra torguiana.
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Language
por
Comments
