Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo
Type
conferenceObject
Creator
Identifier
MARQUES, Vera ; PAIXÂO, Fátima (2009) - Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º CEB sobre a fome no mundo. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 410-418
978-989-95831-2-2
Title
Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo
Subject
Educação para o desenvolvimento sustentável
Perspectiva de ensino por pesquisa
Fome no mundo
Recursos didácticos
1º Ciclo do Ensino Básico
Perspectiva de ensino por pesquisa
Fome no mundo
Recursos didácticos
1º Ciclo do Ensino Básico
Date
2010-11-11T15:46:48Z
2010-11-11T15:46:48Z
2009-09
2010-11-11T15:46:48Z
2009-09
Description
Vários autores têm defendido que a Educação em Ciências deve alfabetizar cientificamente os jovens para que estes possam compreender os problemas/desafios que a humanidade enfrenta e tomem decisões fundamentadas e responsáveis a fim de responder aos mesmos. A inovadora perspectiva de Ensino por Pesquisa articula-se perfeitamente com o sentido actual da Educação em Ciências, opondo-se a um ensino tradicional baseado na mera exposição e memorização de conceitos e teorias, e propondo uma educação científica que se interesse por questões éticas e que aborde, de forma interdisciplinar, problemáticas actuais, de cariz CTS. A fome no mundo foi a problemática que abordámos num trabalho de investigação que agora apresentamos. É certo que os avanços da ciência e da tecnologia podem permitir e mesmo conduzir a que as desigualdades mundiais e a fome aumentem, mas não é menos verdade que o conhecimento científico-tecnológico é uma dimensão imprescindível para que possamos compreender a problemática da fome no mundo, uma vez que atravessa os diversos aspectos que com ela se relacionam, como a alimentação, as consequências, as causas, mas também as possíveis soluções para esse flagelo. Depois de identificarmos os saberes prévios de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, concebemos, implementámos e avaliámos uma Proposta Didáctica sobre a problemática em causa, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de conhecimentos, mas também de capacidades, atitudes e valores, nos alunos.
Fundação para a Ciência e Tecnologia; Centro de investigação didáctica e tecnologia na formação de formadores; Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Fundação para a Ciência e Tecnologia; Centro de investigação didáctica e tecnologia na formação de formadores; Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Castelo Branco.
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