La escuela española del clarinete : estudio analítico de sus comienzos
Contributor
Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra Pinho, José Francisco Bastos Dias de
Subject
Escola Espanhola Clarinete Romero Yuste Menéndez Spanish School Clarinet Domínio/Área Científica::Humanidades
Date
2016-04-19T15:10:20Z 2016-04-19T15:10:20Z 2016
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo
Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música. Neste trabalho estudam-se os primórdios da Escola Espanhola de Clarinete. Para isto
propõe-se a análise de uma peça representativa de cada um dos seus autores mais
importantes: Antonio Romero, Miguel Yuste e Julián Menéndez. O nosso objectivo é o de
aprofundar nos diversos elementos sonoros, harmónicos, melódicos, rítmicos e estruturais;
mas também noutras questões relacionadas com a interpretação. Através desta
metodologia conheceremos as características mais importantes de três gerações que
repercutiram enormemente no desenvolvimento do clarinete em Espanha. Abstract: In the following project the origins of the Spanish School of Clarinet will be dealt with
focusing on the analysis of a representative piece of each of the most important authors that
form it: Antonio Romero, Miguel Yuste and Julián Menéndez. Through the study in depth of
the diverse elements in relation to sound, harmony, melody, rhythm, structure and those
factors related with interpretation, we will get to know the most important features of the
three generations that had a great effect on the development of this instrument in Spain.