JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; SANTOS, Joana (2013) – Exploração criativa de ideias matemáticas no Horto Lusitano : uma experiência no 2.º ano de escolaridade. In Encontro, 2, Oliveira de Azeméis, 4 e 25 de Maio - Matemática e criatividade no pré-escolar e no 1.º CEB : prática de referência : atas. Oliveira de Azeméis : Ludomedia. p. 23-31.
978-972-8914-45-5
Title
Exploração criativa de ideias matemáticas no Horto Lusitano : uma experiencia no 2º ano de escolaridade
Subject
Contextos não-formais de educação Ensino da matemática Criatividade 1º Ciclo do Ensino Básico Formação de professores
Date
2016-04-26T11:30:28Z 2016-04-26T11:30:28Z 2013
Description
O presente estudo, desenvolvido no 2º ano de escolaridade, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, parte da importância da interação dos contextos formais e não-formais de educação para desenvolver aprendizagens curriculares. A problemática centra-se na premissa de que atividades de natureza prática num contexto não-formal do meio próximo dos alunos - o Horto de Amato Lusitano, em Castelo Branco - estimulam a exploração criativa de ideias matemáticas, em articulação com as ciências naturais. Desenvolveram-se, implementaram-se e validaram-se atividades de ensino-aprendizagem e os respetivos recursos didáticos. Os resultados obtidos valorizam a incentivam a continuação, quer da estratégia de ensino-aprendizagem quer da estratégia de formação inicial de professores.