Type
masterThesis
Creator
Identifier
201121026
Title
Plano estratégico de criação e desenvolvimento da empresa Kafé & Mercearia Morabeza em Cabo Verde
Contributor
Santos, Paulo Jorge Madeira dos
Subject
Franchising
Gestão estratégica
Planeamento estratégico
Empreendedorismo
Franshising
Strategic management
Strategic planning
Entrepreneurship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Gestão estratégica
Planeamento estratégico
Empreendedorismo
Franshising
Strategic management
Strategic planning
Entrepreneurship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Date
2016-04-27T14:42:56Z
2016-04-27T14:42:56Z
2015-07-17
2016-04-27T14:42:56Z
2015-07-17
Description
Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
A presente proposta de trabalho de projeto consiste na elaboração de um plano estratégico que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de uma cafetaria e mercearia na cidade de Praia, em Cabo Verde, com a denominação de “Kafé & Mercearia Morabeza”. Esta empresa será direcionada à comunidade da classe média-alta e aos turistas que visitam a capital e nesta existirão diversas opções relativamente a produtos tradicionais existentes em Cabo Verde, bem como, alguns produtos internacionais. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa na literatura atual de modo a se conceber uma fundamentação teórica para, posteriormente, se desenvolver o plano estratégico propriamente dito. Deste modo no presente trabalho desenvolver-se-á um enquadramento teórico sobre os temas: Caraterização de Cabo Verde, Gestão Estratégica e o sistema de franchising. Para se poder avaliar o projeto, desenvolveu-se um diagnóstico da definição do negócio, uma análise estratégica, estratégias de marketing, o sistema de gestão de negócio e as análises económica e financeira, que, em conjunto, permitem tirar conclusões acerca da viabilidade do primeiro. Para além disso, concebeu-se o processo de planeamento do sistema de franchising da empresa KMM, no sentido de se tornar franqueadora, juntamente com a análise de ‘franqueabilidade’ - fator considerado pré-requisito para qualquer empresa que queira usufruir do sistema de franquia como canal de distribuição de produtos e serviços. De acordo com os indicadores de avaliação utilizados no projeto, nomeadamente o Valor Atual Líquido (VAL), a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) e o Período de Payback, foi possível demonstrar que este é economicamente viável.
The current project work proposal consists in the elaboration of a strategic plan and aims at the creation and development of a coffee shop and a grocery store at the city of Praia, Cape Verde, under the name of "Kafé & Mercearia Morabeza", targeted at the upper-middle class community and the capitol's visiting tourists, and where several Cape Verdean traditional products - as well as some international ones - will be available. Initially, we sought a theoretical basis for subsequently developing the strategic plan itself - a theoretical framework will be developed regarding the following themes: Characterization of Cape Verde, Strategic Management and franchising. To assess the project, we developed the diagnosis of the business's definition, the strategic analysis, the marketing strategies, the business management system and the economical and financial analyses (which, together, allow for conclusions regarding the project's viability), as well as the whole of KMM's proposed franchising system planning, in order for it to become a franchisor, along with the 'franchisibility' analysis - considered a pre-requisite to any company that seeks to use the franchise system as a products and services distribution channel. According to the assessment indicators used in the project, namely the Net Discounted Value (NDV), the Internal Rate of Return (IRR) and the Payback period, we successfully demonstrated that it is economically viable.
A presente proposta de trabalho de projeto consiste na elaboração de um plano estratégico que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de uma cafetaria e mercearia na cidade de Praia, em Cabo Verde, com a denominação de “Kafé & Mercearia Morabeza”. Esta empresa será direcionada à comunidade da classe média-alta e aos turistas que visitam a capital e nesta existirão diversas opções relativamente a produtos tradicionais existentes em Cabo Verde, bem como, alguns produtos internacionais. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa na literatura atual de modo a se conceber uma fundamentação teórica para, posteriormente, se desenvolver o plano estratégico propriamente dito. Deste modo no presente trabalho desenvolver-se-á um enquadramento teórico sobre os temas: Caraterização de Cabo Verde, Gestão Estratégica e o sistema de franchising. Para se poder avaliar o projeto, desenvolveu-se um diagnóstico da definição do negócio, uma análise estratégica, estratégias de marketing, o sistema de gestão de negócio e as análises económica e financeira, que, em conjunto, permitem tirar conclusões acerca da viabilidade do primeiro. Para além disso, concebeu-se o processo de planeamento do sistema de franchising da empresa KMM, no sentido de se tornar franqueadora, juntamente com a análise de ‘franqueabilidade’ - fator considerado pré-requisito para qualquer empresa que queira usufruir do sistema de franquia como canal de distribuição de produtos e serviços. De acordo com os indicadores de avaliação utilizados no projeto, nomeadamente o Valor Atual Líquido (VAL), a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) e o Período de Payback, foi possível demonstrar que este é economicamente viável.
The current project work proposal consists in the elaboration of a strategic plan and aims at the creation and development of a coffee shop and a grocery store at the city of Praia, Cape Verde, under the name of "Kafé & Mercearia Morabeza", targeted at the upper-middle class community and the capitol's visiting tourists, and where several Cape Verdean traditional products - as well as some international ones - will be available. Initially, we sought a theoretical basis for subsequently developing the strategic plan itself - a theoretical framework will be developed regarding the following themes: Characterization of Cape Verde, Strategic Management and franchising. To assess the project, we developed the diagnosis of the business's definition, the strategic analysis, the marketing strategies, the business management system and the economical and financial analyses (which, together, allow for conclusions regarding the project's viability), as well as the whole of KMM's proposed franchising system planning, in order for it to become a franchisor, along with the 'franchisibility' analysis - considered a pre-requisite to any company that seeks to use the franchise system as a products and services distribution channel. According to the assessment indicators used in the project, namely the Net Discounted Value (NDV), the Internal Rate of Return (IRR) and the Payback period, we successfully demonstrated that it is economically viable.
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restrictedAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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Language
por
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