Type
doctoralThesis
Creator
Identifier
RAPOSO, Fernando Manuel (2010) - Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia. Lisboa : UNL. FCSH. 373 p. : quadros. Tese de Doutoramento.
101207662
Title
Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia
Subject
Racionalidade instrumental
Razão comunicativa
Reflexividade
Sociedade da informação
Info-alfabetização
Mobilidade
Empregabilidade
Competitividade
Garantia da qualidade
Currículo
Competências
Contextualidade
Dialogicidade
Discipline Based Art Education
Arts PROPEL
Projectos de âmbito
Diferenciação perceptiva
Constâncias visuais
Razão comunicativa
Reflexividade
Sociedade da informação
Info-alfabetização
Mobilidade
Empregabilidade
Competitividade
Garantia da qualidade
Currículo
Competências
Contextualidade
Dialogicidade
Discipline Based Art Education
Arts PROPEL
Projectos de âmbito
Diferenciação perceptiva
Constâncias visuais
Date
2011-03-24T17:07:44Z
2011-03-24T17:07:44Z
2010
2011-03-24T17:07:44Z
2010
Description
Tese de Doutoramento em Teoria Curricular e Metodologia de Ensino, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
Access restrictions
openAccess
Language
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