Type
article
Creator
Publisher
Identifier
RODRIGUES, M.E.P. (2017) - Acesso aberto ao conhecimento no IPCB : o contributo do Repositório Científico. Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISSN 1647-9335. Ano 7, n.º 11. p. 62-67.
1647-9335
Title
Acesso aberto ao conhecimento no IPCB : o contributo do Repositório Científico
Subject
Acesso aberto ao conhecimento
Repositório científico
Repositório científico
Date
2018-02-17T17:37:12Z
2018-02-17T17:37:12Z
2017
2018-02-17T17:37:12Z
2017
Description
O acesso livre ao conhecimento
científico ganhou expressão
e começou a despertar consciências
no meio académico e científico,
sobretudo, a partir do momento
em que, nos anos 90 do século XX,
Stevan Harnad e Jean-Claude Guédon
publicaram os primeiros periódicos
científicos em acesso livre (Melero
e Abad Garcia, 2008), respetivamente
“Psycology” e “Surfaces”. Estavam
assim dados os primeiros passos para
a implementação de uma filosofia
de publicação em meio científico
diversa da praticada até então,
quer no modo de publicação, quer
no respetivo alcance (Rodrigues,
Rodrigues, 2014). Alguns autores
consideram mesmo este evento como
a mola impulsionadora
do desenvolvimento do modelo
de acesso aberto ao conhecimento
científico que se veio a desenvolver
subsequentemente (Melero e Abad
Garcia, 2008).
Por outro lado o advento da Internet
com o consequente enorme
e galopante desenvolvimento
das Tecnologias da Informação e
da Comunicação (TIC) deu o impulso
que faltava para a concretização
daquele que é vulgarmente conhecido
como Movimento do Livre Acesso ao
Conhecimento Científico. Para Rossini
(2007) a Internet provocou
uma alteração drástica na forma
de produzir, difundir e obter acesso
ao conhecimento científico dando
ainda a possibilidade de avaliar
os seus efeitos. Shearer (2003),
Craig et al. (2007) e Meyer (2009)
consideram mesmo que a Internet
e as TIC deram um grande contributo
para o progresso da ciência porque
permitiram a rápida difusão
do conhecimento e o acesso aberto
à literatura científica.
Na visão de Prosser (2005)
o conhecimento constitui o elemento
fundamental ao progresso da ciacompanhado de uma estratégia eficaz
de comunicação dos resultados
da investigação científica e tecnológica, sem
a qual o mesmo se torna inútil ao propósito
com que é desenvolvido. Aliás para autores
como Harnad et al. (2008) o acesso livre
ao conhecimento favorece, em todas
as dimensões, o progresso da ciência
na medida em que, através da partilha
e transferência de conhecimento, promove
e incrementa o potencial de utilização dos
documentos com consequências positivas
ao nível da reputação dos autores.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Language
por
Comments