Perdas de azoto na forma de N2O resultantes da utilização agrícola de diferentes resíduos orgânicos
Trindade, H.
2009
La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural
Type
doctoralThesis
Creator
Publisher
Identifier
Sampaio, C. A. F. (2016). La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.
Title
La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural
Subject
Orientação para o mercado
Hotéis
Marketing
Medição com escalas
Hotéis
Marketing
Medição com escalas
Date
2018-11-29T13:31:52Z
2018-11-29T13:31:52Z
2016-10-13
2018-11-29T13:31:52Z
2016-10-13
Description
O setor do turismo representa uma grande contribuição no produto interno de muitos países. De igual modo, o subsetor da indústria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento económico.
A orientação para o mercado é uma área do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do início da década de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas.
Apesar dos avanços verificados no estudo da orientação para o mercado não se conhecem estudos de carácter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientação para o mercado desenvolvidos até hoje têm por base essencialmente o setor industrial e do comércio.
Esta investigação procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientação para o mercado e estudar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de países da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientação para o mercado nas várias variáveis do modelo.
Comparativamente a uma escala de medida da orientação para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientação para o mercado desenvolvido apresenta melhores características psicométricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidências de um efeito positivo da orientação para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Language
por
Comments
