Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática
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PAIXÃO, F.; JORGE, F.; MARTINS, H. (2019) – Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática. In PINHEL. João [et al.],org. – A investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa : Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. ISBN 978-989-8272-35-5. p. 1076-1085.
978-989-8272-35-5
Title
Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática
Subject
Formação de professores
Prática de Ensino Supervisionada
Contextos não formais
Desenvolvimento profissional
Afetividade
Prática de Ensino Supervisionada
Contextos não formais
Desenvolvimento profissional
Afetividade
Date
2019-02-08T14:29:17Z
2019-02-08T14:29:17Z
2019
2019-02-08T14:29:17Z
2019
Description
É desejável que a formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico contribua para construir um perfil de profissional capaz de proporcionar aprendizagens significativas, articulando e enriquecendo as várias áreas do currículo. Tomou-se, assim, como pressuposto o valor da interação da escola com contextos não formais que, concretiza em visitas de estudo desenvolvidas intencionalmente durante o período de Prática Supervisionada, proporciona a oportunidade de planificarem, implementarem e avaliarem práticas promotoras de desenvolvimento profissional reflexivo. Assim, concebemos uma estratégia formativa que se enquadra na problemática de como contribuir para a melhoria da formação, criando oportunidade de os futuros professores usarem o património local como recurso educativo, através de estudos de Investigação-Ação.
Na senda de que o desenvolvimento profissional envolve competências que vão para além do domínio cognitivo e procedimental do ensinar, o estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar as perceções de futuras professoras relativamente à valorização da aprendizagem com recurso aos contextos não formais locais e a sua perspetiva afetiva na ação docente.
Em termos metodológicos, recorremos à análise de um corpus constituído por catorze Relatórios de Estágio, com enfoque na análise de conteúdo das reflexões sobre o potencial da interação entre a escola e os contextos não formais locais. Foram previamente estabelecidas duas categorias: C1. Valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não formais, e C2.Perspectivas afetivas na prática. O entusiasmo e envolvimento das futuras professoras foram identificados nos Relatórios, como importante componente motivacional. Destaca-se, como conclusão, o empenho das futuras professoras na concretização de sequências didáticas que representam uma alternativa metodológica no ensino no 1º Ciclo, através de evidências de valorização da Investigação-Ação na Prática e da aprendizagem que o recurso aos contextos não formais locais proporciona, tendo também evidenciado uma elevada afetividade positiva relativamente à estratégia formativa.
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