PINHO, José Francisco Bastos Dias de (2002) - Quadro teórico do baixo contínuo em Portugal no Séc. XVIII. Coimbra: Universidade. Faculdade de Letras. 177 p. Dissertação de Mestrado.
Title
Quadro teórico do baixo contínuo em Portugal no Séc. XVIII
Subject
Música Séc. XVIII Baixo contínuo
Date
2011-05-18T16:10:08Z 2011-05-18T16:10:08Z 2002
Description
Lodovico Grossi (1564-1645), mais conhecido por Lodovico da Viadana, tem frequentemente sido creditado com a invenção do acompanhamento por um baixo contínuo, pelo facto de ter incluído um basso continuo (assim classificado) independente nos Cento concerti ecclesiastici, op. 12 (Veneza, 1602). No entanto, como refere Peter Williams, a evidência do uso desta técnica antes do aparecimento da colecção de Viadana existe sob diversas formas: referências sobretudo a música vocal secular italiana, datadas desde a primeira metade do século XVI, que descrevem agrupamentos com instrumentos para realizar o baixo contínuo; partes para órgão - que muitas vezes não eram escritas pelo compositor original - para obras sacras de concerto italianas encontradas em fontes de finais do século XVI.