Type
masterThesis
Creator
Identifier
202340350
Title
A promoção da autonomia em adolescentes acolhidas na CIJE- estudo de caso
Contributor
Santos, Domingos Fernando da Cunha
Agostinho, Clotilde Alves Nunes
Agostinho, Clotilde Alves Nunes
Subject
Acolhimento residencial
Processo de autonomização
Adolescentes acolhidos
Desenvolvimento de competências de jovens acolhidos
Transição para a vida ativa
Residential care
Autonomy
Fostered youth
Skill development in fostered youth
transition to active life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Processo de autonomização
Adolescentes acolhidos
Desenvolvimento de competências de jovens acolhidos
Transição para a vida ativa
Residential care
Autonomy
Fostered youth
Skill development in fostered youth
transition to active life
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Date
2019-12-16T14:29:37Z
2019-12-16T14:29:37Z
2019-11-27
2019-12-16T14:29:37Z
2019-11-27
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar- Especialização em Crianças e Jovens em Risco
O Acolhimento Residencial (AR), em Portugal, é a medida mais adotada e com maior expressão no âmbito das medidas de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. O acolhimento de crianças e jovens em Casas de Acolhimento Residencial (CAR) tem sido alvo de muitas investigações nacionais e internacionais, tendo como foco o desenvolvimento e bem-estar das crianças e jovens (C/J). Neste sentido, este trabalho projeto pretende ser um contributo para esta área de investigação, mais especificamente em compreender como é que uma instituição de AR prepara e promove os processos de autonomia, ou seja, a aquisição e desenvolvimento de competências de autonomia nas C/J que acolhe, tendo por finalidade a sua transição para a vida ativa e plena inclusão na sociedade. Este trabalho de projeto estruturou-se em torno dos seguintes sete objetivos: identificar e analisar os projetos/programas/intervenções promotoras do desenvolvimento de autonomia nos jovens com vista à sua transição para a vida ativa e inclusão na sociedade; conhecer a perceção das jovens e da equipa técnica e educativa relativamente à intervenção desenvolvida no âmbito da autonomia das jovens; conhecer as dificuldades/desafios que a instituição encontra na promoção de autonomia das jovens; analisar as competências de vida que as jovens possuem para a saída da instituição; analisar o processo de transição para a autonomia e/ou para a vida ativa; contribuir para a promoção da autonomia das jovens através da implementação de um conjunto de atividades com vista ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e funcionais potenciadoras de uma autonomia plena. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada sobretudo na observação participante e em entrevistas semiestruturadas às jovens, às cuidadoras e à Presidente da Direção. Dos resultados obtidos destaca-se a motivação e a participação ativa das jovens nas atividades de promoção de autonomia implementadas, assim como a importância que atribuem às competências desenvolvidas para o seu futuro. Durante o processo de autonomia é importante que os adolescentes reconheçam as suas potencialidades, possibilidades de inserção na sociedade e terem uma rede de apoio que contribuam para os seus projetos de vida.
Residential Care (RC) is the most common measure of at-risk child and youth protection in Portugal. Fostering children and youth (C/Y) in Residential Care has been the focus of several national and international research studies that aim to further develop the well-being of the youngsters. This work intends to be a contribution to this line of research, specifically, in the way a RC facility prepares and promotes autonomy processes – teaching and developing autonomy skills – with the ultimate objective of preparing the youngsters to a full and active life in society. This work is structured around the following objectives: identify and analyse the projects/programmes/intervention promoting the development of autonomy in youngsters aiming their successful and active inclusion in society; know the perception of the C/Y and technical and educational teams regarding the implemented intervention on autonomy; know the institutional difficulties/challenges in the promotion of autonomy; analyse the present life skills of the C/Y regarding the moment they leave the RC facility; analyse the process of transition to autonomy and/or to active life; contribute to the promotion of autonomy of the youngsters by implementing a set of activities to develop interpersonal, social and functional skills that would enhance autonomy skills. A qualitative methodology was used in active observation and semi structured interview to the youngsters, care givers and President of the Board. Results show the motivation and active participation of the youngsters in the implemented activities as well as the importance attributed to the new acquired skills to their future. During the autonomy process it is important that the C/Y recognize their qualities and strengths and its role in their active inclusion in society. It is also very important to have a support network that contribute to their life projects.
O Acolhimento Residencial (AR), em Portugal, é a medida mais adotada e com maior expressão no âmbito das medidas de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. O acolhimento de crianças e jovens em Casas de Acolhimento Residencial (CAR) tem sido alvo de muitas investigações nacionais e internacionais, tendo como foco o desenvolvimento e bem-estar das crianças e jovens (C/J). Neste sentido, este trabalho projeto pretende ser um contributo para esta área de investigação, mais especificamente em compreender como é que uma instituição de AR prepara e promove os processos de autonomia, ou seja, a aquisição e desenvolvimento de competências de autonomia nas C/J que acolhe, tendo por finalidade a sua transição para a vida ativa e plena inclusão na sociedade. Este trabalho de projeto estruturou-se em torno dos seguintes sete objetivos: identificar e analisar os projetos/programas/intervenções promotoras do desenvolvimento de autonomia nos jovens com vista à sua transição para a vida ativa e inclusão na sociedade; conhecer a perceção das jovens e da equipa técnica e educativa relativamente à intervenção desenvolvida no âmbito da autonomia das jovens; conhecer as dificuldades/desafios que a instituição encontra na promoção de autonomia das jovens; analisar as competências de vida que as jovens possuem para a saída da instituição; analisar o processo de transição para a autonomia e/ou para a vida ativa; contribuir para a promoção da autonomia das jovens através da implementação de um conjunto de atividades com vista ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e funcionais potenciadoras de uma autonomia plena. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, baseada sobretudo na observação participante e em entrevistas semiestruturadas às jovens, às cuidadoras e à Presidente da Direção. Dos resultados obtidos destaca-se a motivação e a participação ativa das jovens nas atividades de promoção de autonomia implementadas, assim como a importância que atribuem às competências desenvolvidas para o seu futuro. Durante o processo de autonomia é importante que os adolescentes reconheçam as suas potencialidades, possibilidades de inserção na sociedade e terem uma rede de apoio que contribuam para os seus projetos de vida.
Residential Care (RC) is the most common measure of at-risk child and youth protection in Portugal. Fostering children and youth (C/Y) in Residential Care has been the focus of several national and international research studies that aim to further develop the well-being of the youngsters. This work intends to be a contribution to this line of research, specifically, in the way a RC facility prepares and promotes autonomy processes – teaching and developing autonomy skills – with the ultimate objective of preparing the youngsters to a full and active life in society. This work is structured around the following objectives: identify and analyse the projects/programmes/intervention promoting the development of autonomy in youngsters aiming their successful and active inclusion in society; know the perception of the C/Y and technical and educational teams regarding the implemented intervention on autonomy; know the institutional difficulties/challenges in the promotion of autonomy; analyse the present life skills of the C/Y regarding the moment they leave the RC facility; analyse the process of transition to autonomy and/or to active life; contribute to the promotion of autonomy of the youngsters by implementing a set of activities to develop interpersonal, social and functional skills that would enhance autonomy skills. A qualitative methodology was used in active observation and semi structured interview to the youngsters, care givers and President of the Board. Results show the motivation and active participation of the youngsters in the implemented activities as well as the importance attributed to the new acquired skills to their future. During the autonomy process it is important that the C/Y recognize their qualities and strengths and its role in their active inclusion in society. It is also very important to have a support network that contribute to their life projects.
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http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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