Direcção
Sanches, Rui
1998
Jovens africanos a estudar cursos profissionais na Sertã: integração intercultural e formação (estudo de caso)
Type
masterThesis
Creator
Identifier
202339831
Title
Jovens africanos a estudar cursos profissionais na Sertã: integração intercultural e formação (estudo de caso)
Contributor
Martins, Ernesto Candeias
Subject
Estudantes santomenses
Integração escolar
Interculturalidade
Multiculturalidade
Formação Profissional
Santomense students
School integration
Interculturality
Multiculturalism
Vocational Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Integração escolar
Interculturalidade
Multiculturalidade
Formação Profissional
Santomense students
School integration
Interculturality
Multiculturalism
Vocational Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Date
2019-12-16T14:32:47Z
2019-12-16T14:32:47Z
2019-10-31
2019-12-16T14:32:47Z
2019-10-31
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar através da elaboração de um Trabalho de Projeto. Trata-se de um estudo de metodologia mista (caráter preponderante qualitativo) e também quantitativo, de âmbito de estudo de caso (institucional e situacional) de caráter exploratório, analítico, descritivo e interpretativo. A amostra em estudo é o grupo estudantes santomenses a estudar cursos profissionais na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã (ETPS) ao abrigo do Protocolo de Cooperação existente com Caué, São Tomé e Príncipe e o Município da Sertã - Portugal. A seleção da amostra no universo escolar realizou-se pela escolha do grupo de jovens de origem africana (N=8) a frequentar esta instituição escolar versus os restantes alunos. Este estudo apresenta como principal objetivo averiguar a integração (intercultural) de jovens africanos– santomenses (N=8) a frequentarem os cursos profissionais na Escola Profissional e Tecnológica da Sertã, a sua adaptação escolar, as suas relações interpessoais, as expetativas e interesses pelo curso de formação e o seu sucesso/insucesso escolar na referida instituição formativa no interior do país. As técnicas de recolha de dados foram a observação documental, observação participativa e não participativa, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário, o photovoice e ‘focus group’, as notas de campo e diário de campo. A aplicabilidade destes instrumentos decorreu entre os meses de maio e julho. A análise dos resultados obtidos pelo inquérito por questionário e photovoice com recurso a ‘focus group’, permitiram caraterizar os estudantes africanos (PALOPs) através das variáveis sociodemográficas e (re) conhecer a realidade educativa e social dos estudantes (PALOPs) a frequentar os cursos profissionais na Escola Tecnológica e Profissional na Zona do Pinhal, identificando a representação que têm acerca da ETP Sertã, do curso (oferta formativa e aprendizagem), motivações/expetativas e das relações que estabelecem em ambiente educativo. Através das conclusões obtidas por meio da entrevista semiestruturada realizada aos Orientadores Educativos e ao Diretor Pedagógico, foi-nos possível percecionar as dificuldades e problemas sentidos por estes jovens e quais as respostas/medidas socieducativas, psicopedagógicas e de orientação que lhes são disponibilizadas no sentido de colmatar e/ou amenizar as mesmas. Os dados obtidos neste estudo não se poderão generalizar a outros grupos de estudantes PALOPs, não só pela dimensão da amostra participante (N=8), mas pela escassa existência de estudos desenvolvidos neste âmbito o que impossibilitou um confronto subtancialmente divergente/convergente com as conclusões obtidas. A pertinência da nossa investigação/intervenção deve-se sobretudo ao aprofundamento projetos e protocolos desenvolvidos numa base intercultural com grande influência no percurso destes jovens estudantes africanos. O estudo destes projetos/protocolos, permite o ajustamento e melhoria de intervenção com este grupo de jovens objetivando a sua integração escolar e posterior sucesso profissional através do conhecimento e análise da interpretação que fazem à sua experiência pessoal e escolar.
This report was developed within the framework of the Master of School Social Intervention through the preparation of a Project Work. This is a mixed methodology study (qualitative and also quantitative predominant character, of an exploratory (institutional and situational) case study of exploratory, analytical, descriptive and interpretative character. The sample under study is the Santomense students group studying professional courses at the Sertã Technological and Professional School under the Existing Cooperation Protocol with Caué, São Tomé and Príncipe and the Municipality of Sertã - Portugal. The sample selection in the school universe was made by choosing the group of young people of African origin (N=8) attending this school institution versus the other students. This study presents as main objective to investigate the (intercultural) integration of young Africans– santomenses (N=8) to attend professional courses at the Professional and Technological School of Sertã, their school adaptation, their interpersonal relationships, expectations and interests by the training course and their school success/failure in the said training institution within the country. The data collection techniques were documentary observation, participatory and non-participatory, semi-structured interview, questionnaire survey, photovoice and focus group, field notes and field diary. The applicability of these instruments took place between May and July. The analysis of the results obtained by the questionnaire survey and photovoice using the focus group, allowed african students to be characterized by the sociodemographic variables and (re) to know the educational and social reality of students (PALOPs) to attend professional courses at the Technological and Professional School (ETP) in the Pinhal Zone, identifying the representation they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have establish in an educational environment. Through the conclusions obtained through the semi-structured interview carried out to the Educational Advisors and the Pedagogical Director, it was possible for us to perceive the difficulties and problems felt by these young people and what are the socieducational, psychopedagogical and guidance responses/measures that are made available to them in order to fill and/or mitigate them. The data obtained in this study cannot be generalized to other groups of PALOPs students, not only by the size of the participating sample (N=8), but because of the scarce existence of studies developed in this context which made it impossible to confront subtancially divergent/convergent with the conclusions obtained. The relevance of our research/intervention is mainly due to the deepening projects and protocols developed on an intercultural basis with great influence on the journey of these young African students. The study of these projects/ protocols allows the adjustment and improvement of intervention with this group of young people aiming at their school integration and subsequent professional success through the knowledge and analysis of the interpretation they make to their personal and school experience.
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar através da elaboração de um Trabalho de Projeto. Trata-se de um estudo de metodologia mista (caráter preponderante qualitativo) e também quantitativo, de âmbito de estudo de caso (institucional e situacional) de caráter exploratório, analítico, descritivo e interpretativo. A amostra em estudo é o grupo estudantes santomenses a estudar cursos profissionais na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã (ETPS) ao abrigo do Protocolo de Cooperação existente com Caué, São Tomé e Príncipe e o Município da Sertã - Portugal. A seleção da amostra no universo escolar realizou-se pela escolha do grupo de jovens de origem africana (N=8) a frequentar esta instituição escolar versus os restantes alunos. Este estudo apresenta como principal objetivo averiguar a integração (intercultural) de jovens africanos– santomenses (N=8) a frequentarem os cursos profissionais na Escola Profissional e Tecnológica da Sertã, a sua adaptação escolar, as suas relações interpessoais, as expetativas e interesses pelo curso de formação e o seu sucesso/insucesso escolar na referida instituição formativa no interior do país. As técnicas de recolha de dados foram a observação documental, observação participativa e não participativa, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário, o photovoice e ‘focus group’, as notas de campo e diário de campo. A aplicabilidade destes instrumentos decorreu entre os meses de maio e julho. A análise dos resultados obtidos pelo inquérito por questionário e photovoice com recurso a ‘focus group’, permitiram caraterizar os estudantes africanos (PALOPs) através das variáveis sociodemográficas e (re) conhecer a realidade educativa e social dos estudantes (PALOPs) a frequentar os cursos profissionais na Escola Tecnológica e Profissional na Zona do Pinhal, identificando a representação que têm acerca da ETP Sertã, do curso (oferta formativa e aprendizagem), motivações/expetativas e das relações que estabelecem em ambiente educativo. Através das conclusões obtidas por meio da entrevista semiestruturada realizada aos Orientadores Educativos e ao Diretor Pedagógico, foi-nos possível percecionar as dificuldades e problemas sentidos por estes jovens e quais as respostas/medidas socieducativas, psicopedagógicas e de orientação que lhes são disponibilizadas no sentido de colmatar e/ou amenizar as mesmas. Os dados obtidos neste estudo não se poderão generalizar a outros grupos de estudantes PALOPs, não só pela dimensão da amostra participante (N=8), mas pela escassa existência de estudos desenvolvidos neste âmbito o que impossibilitou um confronto subtancialmente divergente/convergente com as conclusões obtidas. A pertinência da nossa investigação/intervenção deve-se sobretudo ao aprofundamento projetos e protocolos desenvolvidos numa base intercultural com grande influência no percurso destes jovens estudantes africanos. O estudo destes projetos/protocolos, permite o ajustamento e melhoria de intervenção com este grupo de jovens objetivando a sua integração escolar e posterior sucesso profissional através do conhecimento e análise da interpretação que fazem à sua experiência pessoal e escolar.
This report was developed within the framework of the Master of School Social Intervention through the preparation of a Project Work. This is a mixed methodology study (qualitative and also quantitative predominant character, of an exploratory (institutional and situational) case study of exploratory, analytical, descriptive and interpretative character. The sample under study is the Santomense students group studying professional courses at the Sertã Technological and Professional School under the Existing Cooperation Protocol with Caué, São Tomé and Príncipe and the Municipality of Sertã - Portugal. The sample selection in the school universe was made by choosing the group of young people of African origin (N=8) attending this school institution versus the other students. This study presents as main objective to investigate the (intercultural) integration of young Africans– santomenses (N=8) to attend professional courses at the Professional and Technological School of Sertã, their school adaptation, their interpersonal relationships, expectations and interests by the training course and their school success/failure in the said training institution within the country. The data collection techniques were documentary observation, participatory and non-participatory, semi-structured interview, questionnaire survey, photovoice and focus group, field notes and field diary. The applicability of these instruments took place between May and July. The analysis of the results obtained by the questionnaire survey and photovoice using the focus group, allowed african students to be characterized by the sociodemographic variables and (re) to know the educational and social reality of students (PALOPs) to attend professional courses at the Technological and Professional School (ETP) in the Pinhal Zone, identifying the representation they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have about ETP Sertã, the course (formative offer and learning), motivations/expectations and the relationships that they have establish in an educational environment. Through the conclusions obtained through the semi-structured interview carried out to the Educational Advisors and the Pedagogical Director, it was possible for us to perceive the difficulties and problems felt by these young people and what are the socieducational, psychopedagogical and guidance responses/measures that are made available to them in order to fill and/or mitigate them. The data obtained in this study cannot be generalized to other groups of PALOPs students, not only by the size of the participating sample (N=8), but because of the scarce existence of studies developed in this context which made it impossible to confront subtancially divergent/convergent with the conclusions obtained. The relevance of our research/intervention is mainly due to the deepening projects and protocols developed on an intercultural basis with great influence on the journey of these young African students. The study of these projects/ protocols allows the adjustment and improvement of intervention with this group of young people aiming at their school integration and subsequent professional success through the knowledge and analysis of the interpretation they make to their personal and school experience.
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Language
por
Comments