Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX
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Identifier
Martins, Ernesto Candeias (2020) - Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX. Revista Temas Em Educação (Brasil), vol. 29, nº 2 (jun./jul), p. 96-118.
DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.53480
Title
Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX
Subject
Surdez
Método oralista
Método gestual
Educação especial
Instituições especializadas
Método oralista
Método gestual
Educação especial
Instituições especializadas
Relation
29;
Date
2020-08-04T13:52:50Z
2020-08-04T13:52:50Z
2020-06-01
2020-08-04T13:52:50Z
2020-06-01
Description
Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas
no séc. XIX e começos do XX, em Portugal.
O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas ‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão).
Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma
pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar
os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições;
compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.
CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
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http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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