Type
masterThesis
Creator
Identifier
202777855
Title
Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
Contributor
Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro
Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva Garcia
Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva Garcia
Subject
Avaliação formativa
Plataforma web
Ensino
Feedback
Questionários
Formative assessment
Web platform
Teaching
Feedback
Assessments
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
Plataforma web
Ensino
Feedback
Questionários
Formative assessment
Web platform
Teaching
Feedback
Assessments
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
Date
2021-10-25T13:02:51Z
2021
2024-12-31
2021
2024-12-31
Description
Trabalho apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.
O trabalho descrito neste relatório consiste numa aplicação web desenvolvida para facilitar a um professor a tarefa de obter feedback sobre o estado de conhecimento adquirido, pelos estudantes, relativamente a determinada informação lecionada e verificar a sua evolução ao longo do tempo. A informação é obtida através de questionários rápidos que o professor pode preparar e facultar aos alunos partilhando um código QR, ou por email. Os alunos por sua vez respondem a esse questionário, gerando um gráfico e métricas sobre quais as questões mais acertadas. Os questionários podem ser lançados múltiplas vezes de forma a permitir ao professor contrastar se a informação lecionada foi assimilada. Esta aplicação visa ser usada em contexto de aula, necessitando para a sua utilização de um computador ou smartphone. Na fase final do projeto, e ainda no decorrer de alguns desenvolvimentos, a aplicação desenvolvida foi usada por dois docentes da Escola Superior de Tecnologia tendo sido feitos testes em contexto real e obtido feedback sobre a sua utilização. O resultado obtido permite concluir ser uma ferramenta que ajuda um professor a conhecer melhor em determinado momento do período letivo o estado de conhecimento da sua turma relativamente aos conteúdos lecionados.
ABSTRACT: The project described in this report consists of the development of a web application to facilitate a professor the task of getting feedback about the state of knowledge acquired, by the students, related to specific information taught, and evaluate its evolution during the time. The information is obtained through quick assessments that the professor can prepare and send to the students, sharing a QR code or email. The students in turn respond to the assessment, generating a chart and other metrics about what are the questions most asserted. The assessment can be sent multiple time allowing to the teacher to contrast is the information taught was retained. This application aims to be used in a context of a class, needing for its utilization a computer or a smartphone. At the end of this project, with some developments still in an on-going status, the developed application was used by two teachers of Escola Superior de Tecnologia, having tests being performed in a real context and obtained feedback about its utilization. The obtained result allows to conclude to be a tool that helps the professor to know better in a specific moment of the school term the state of the knowledge of his class regarding the taught contents.
O trabalho descrito neste relatório consiste numa aplicação web desenvolvida para facilitar a um professor a tarefa de obter feedback sobre o estado de conhecimento adquirido, pelos estudantes, relativamente a determinada informação lecionada e verificar a sua evolução ao longo do tempo. A informação é obtida através de questionários rápidos que o professor pode preparar e facultar aos alunos partilhando um código QR, ou por email. Os alunos por sua vez respondem a esse questionário, gerando um gráfico e métricas sobre quais as questões mais acertadas. Os questionários podem ser lançados múltiplas vezes de forma a permitir ao professor contrastar se a informação lecionada foi assimilada. Esta aplicação visa ser usada em contexto de aula, necessitando para a sua utilização de um computador ou smartphone. Na fase final do projeto, e ainda no decorrer de alguns desenvolvimentos, a aplicação desenvolvida foi usada por dois docentes da Escola Superior de Tecnologia tendo sido feitos testes em contexto real e obtido feedback sobre a sua utilização. O resultado obtido permite concluir ser uma ferramenta que ajuda um professor a conhecer melhor em determinado momento do período letivo o estado de conhecimento da sua turma relativamente aos conteúdos lecionados.
ABSTRACT: The project described in this report consists of the development of a web application to facilitate a professor the task of getting feedback about the state of knowledge acquired, by the students, related to specific information taught, and evaluate its evolution during the time. The information is obtained through quick assessments that the professor can prepare and send to the students, sharing a QR code or email. The students in turn respond to the assessment, generating a chart and other metrics about what are the questions most asserted. The assessment can be sent multiple time allowing to the teacher to contrast is the information taught was retained. This application aims to be used in a context of a class, needing for its utilization a computer or a smartphone. At the end of this project, with some developments still in an on-going status, the developed application was used by two teachers of Escola Superior de Tecnologia, having tests being performed in a real context and obtained feedback about its utilization. The obtained result allows to conclude to be a tool that helps the professor to know better in a specific moment of the school term the state of the knowledge of his class regarding the taught contents.
Access restrictions
embargoedAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Language
por
Comments