Type
bookPart
Creator
Publisher
Identifier
Jorge, F. R., & Silveira, P. (2021). Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas. In V. Santos, I. Cabrita, T. Neto, M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Orgs), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia (pp. 113-118). UA Editora. DOI: http://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729
978-972-789-722-3
Title
Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas
Subject
Formação contínua de professores
Educação matemática realista
Abordagem CTS
Tarefas investigativas
Didática da estatística
Educação matemática realista
Abordagem CTS
Tarefas investigativas
Didática da estatística
Relation
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020.
Date
2023-02-24T12:14:07Z
2023-02-24T12:14:07Z
2020
2023-02-24T12:14:07Z
2020
Description
As atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Language
por
Comments