Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria
Type
article
Creator
Publisher
Identifier
Jorge, F. R. (2020). Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria. In I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes (Orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria (pp. 22-32). UA Editora. https://doi.org/10.34624/emye-p069
Title
Contextos não formais do meio próximo da escola – um mundo de oportunidades para (re) encontros com a geometria
Subject
Educação matemática realista
Contextos não-formais
Trilhos matemáticos
Geometria
Contextos não-formais
Trilhos matemáticos
Geometria
Relation
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020
Date
2023-02-27T12:21:18Z
2023-02-27T12:21:18Z
2020
2023-02-27T12:21:18Z
2020
Description
A geometria é um domínio curricular genuinamente presente em situações quotidianas, sociais e culturais e que tem um papel central no desenvolvimento de processos cognitivos característicos da atividade matemática. Não obstante, as práticas de ensino tendem a seguir uma abordagem tradicional, pouco exploratória e pobre em conexões, intra e extra-matemáticas, que relegam, com frequência, a geometria e o raciocínio espacial para segundo plano, dando prioridade aos números e operações aritméticas.
A investigação destaca que a educação em contextos não formais, quando articulada com o trabalho em sala de aula, pode favorecer a diversificação das metodologias de ensino, potenciando aprendizagens ativas, significativas, integradas e socializadoras, e, simultaneamente, conduzindo a uma maior motivação e cooperação na realização de atividades. Os resultados da investigação nesta temática têm vindo a evidenciar a relevância educativa de contextos do meio próximo da escola/cidade, nos quais se enquadram, por exemplo, museus, exposições ou elementos do património natural e edificado.
Partindo de orientações curriculares atuais para o ensino da matemática/geometria e ancorados nos princípios da Educação Matemática Realista e no modelo de pensamento geométrico de van Hiele, propomo-nos, com base numa revisão de literatura sobre as problemáticas acima referidas: discutir o papel e o valor da interação da escola com contextos do meio local para o ensino- aprendizagem da matemática; apresentar e analisar experiências didáticas desenvolvidas na interação entre contextos formais e não-formais propiciadas pela participação em visitas de estudo ou em trilhos matemáticos levados a efeito em espaços exteriores à escola.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Access restrictions
openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Language
por
Comments